quarta-feira, 13 de abril de 2011

ESCOLA SUSTENTÁVEL


Quando pensamos em trabalhar as temáticas do meio ambiente e fazer da nossa escola um espaço sustentável, é comum acharmos que isso significa reformar a estrutura física do prédio e que isso vai gerar altos custo$. Mas, não é bem assim. O fundamental é permitir que os estudantes incorporem ao cotidiano atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais.



Ser ecologicamente sustentável significa apostar num desenvolvimento que não desrespeite o planeta no presente e satisfaça as necessidades humanas sem comprometer o futuro da Terra e das próximas gerações. Tal postura se enquadra no conceito de permacultura, criado em 1970 e segundo o qual o homem deve se integrar permanentemente à dinâmica da natureza, retirando o que precisa e devolvendo o que ela requer para seguir viva. Parece complicado, mas pode ser posto em prática com ações simples, como não strong>esperdiçar água, cultivar áreas verdes e preferir produtos recicláveis.



Sabe-se que, em pequena escala, tais procedimentos não revertem os danos causados ao meio ambiente, porém contribuir para a conscientização ecológica dos estudantes contribui para a mudança de "atitudes". Nossos estudantes se transformam em multiplicadores de atitudes positivas com relação ao meio ambiente.



Na nossa escola trabalhamos com esta perspectiva no GESP Meio Ambiente e no Programa Mais Educação.



Na foto acima: os aspersores de garrafa pet na irrigação da Horta da escola Ana Guedes.

Um exemplo das nossas ações em 2011 pode ser visto na implantação do ECO-RECREIO, com sua proposta de coleta seletiva de lixo e brincadeiras ecológicas e com a Oficina de Horta Escolar , com a instalação do sistema de capitação da água da chuva.



Na foto acima: estudantes na Horta Escolar da E.M. Professora Ana Guedes Vieira com a monitora Maria.

A questão ambiental é um assunto cada vez mais em pauta na sociedade e, trabalhar estas questões na escola e imprementar projetos de sustentabilidade não é tarefa fácil, mas, com muito trabalho em 2011 pretendemos integrar práticas de sustentabilidade às ações cotidianas de nossa escola.




Na foto acima: Nossos estudantes FELIZES na Horta Escolar!


CLIQUE AQUI E SAIBA COMO TRANFORMAR A SUA ESCOLA NUM ESPAÇO DE SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA ANIMAÇÃO ACIMA

Obrigada aos nossos parceiros CSANA (Marilda), Emater MG (Humberto) e Mara (SEDUC/Meio Ambiente) pelo apoio dado a nossa Horta e aos nossos projetos de Educação Ambiental.

LINK ANIMAÇÃO e bibliografia:http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/projeto-para-escola-sustentavel-institucional-meio-ambiente-desperdicio-consumo-consciente-educacao-544830.shtml?page=1

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar toda a equipe do Projeto Eco-Recreio, que vem transformando o espaço escolar!

    ResponderExcluir