Conheça a nossa escola


A Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira fica localizada no bairro Nova Contagem, no município de Contagem, MG. Nosso telefone é: (31) 33525222

Visão:

Tornar-se referência municipal na alfabetização e letramento no Ensino Fundamental.

Propósito:

Melhorar o desempenho dos estudantes através de uma prática pedagógica inovadora, formação continuada dos profissionais, buscando uma educação para a autonomia, onde o diálogo e o exercício da cidadania exerçam papéis fundamentais.

Estudantes:

A E.M.P.A.G.V., em sua sede, atende em seus três turnos 1335 estudantes do 1º ao 3º Ciclo de Formação Humana e a 1º e 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos. Seus estudantes pertencem a famílias de nível economicamente menos favorecidas, residem em uma APA (Área de Proteção Ambiental). Mediante isto, o campo de trabalho se restringe à prestação de serviços (comércio, feira livre, manufatura do alho, confecção terceirizada...). Sendo assim, a população se desloca para outras regiões industriais, a procura de um emprego mais qualificado. A região é atendida por inúmeros programas assistenciais (ONG’s, Fica Vivo, Agente Jovem...).

As vagas da E.M.P.A.G.V. são muito procuradas pela qualidade da educação oferecida.

Pessoal:

Há 165 funcionários na escola (somando dois anexos, sede e Espaço Bem Viver) 115 são efetivos e 50 são contratados. Sendo, que todos os professores, equipe pedagógica e direção possuem licenciatura e/ou pedagogia. Alguns possuem pós-graduação e um possui mestrado. Os demais funcionários possuem Ensino Fundamental completo ou Médio.

Programas:


O Programa Novo Mais Educação é direcionado às crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino básico – criado por meio de Portaria Normativa Interministerial – e tem como objetivo otimizar as ações e os investimentos, já existentes no país, para que complementem a formação escolar com uma visão integradora do ensino.


Quatro ministérios irão atuar conjuntamente na formulação das políticas públicas do Programa – Educação (MEC), Cultura (MinC), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Esporte (ME). Foi instituído para coordenar as políticas sociais existentes na área da educação integral no país, tais como: as atividades extraclasses de educação ambiental, de lazer, esporte e atividades culturais.


A idéia é levar o projeto prioritariamente às comunidades com acentuados índices de vulnerabilidade social, pobreza e violência, criando alternativas de cidadania à população.




Instalações:

A escola conta com 22 salas de aula, sendo que 5 delas são adaptadas e/ou construídas fora da planta inicial. Há poucos espaços físicos para aulas diferenciadas como: vídeo, laboratório de ciências e outros. Além das salas temos também, cantina, refeitório, sala de direção, supervisão, quadra, biblioteca, sala de professores e secretaria.

Tecnologia:

  Há uma sala de rádio escola, toda equipada, inclusive com caixas de som em toda a extensão da escola. Dispõe-se de equipamentos multimídias: note book, data show, tela de projeção, retro projetor, micro system, filmadora, máquinas fotográficas, televisão e DVD’s em todas as salas.

Requisitos: Estes são os principais requisitos dos estudantes e partes interessadas:

Família
Que a escola forme um sujeito global capaz de interagir com o mundo. Que os profissionais da escola de seu filho contribuam para uma melhor formação humana do educando.

Estudantes

Que a escola seja um espaço de estudo e socialização. Haja mais proximidade entre educando/educador.

Professores
Reconhecimento. Clima e condição de trabalho.

Secretaria Municipal de Educação

Qualidade no processo Ensino-aprendizagem.

Parcerias: A EMPAGV tem parceria com a EMATER. Ela cede equipamentos, sementes, mudas, insumo, e assessoria técnica com a condição que mantemos a horta escolar, ofertando os produtos plantados e colhidos ou enriquecendo a merenda dos estudantes.

Desafios: O nosso grande desafio é a alta rotatividade de professores e pedagogos. A escola conta, também, com vários endereços (sede, dois anexos, espaço bem-viver, e uma escola não autorizada. Em relação ao transporte a política pública adotada (cartão ótimo) dificulta o transporte dos professores uma vez que eles precisam em um espaço de tempo mínimo se deslocar para outros municípios para continuar sua jornada de trabalho, o que um veículo particular ajuda. Quanto à rede física, para tentar atender a clientela, a escola necessita adaptar salas (assim nos privamos oferecer atendimentos diversificados em espaços adequados, por exemplo: laboratório de ciências, sala de vídeo, etc.), ter o número de estudantes acima da média estabelecida em legislação municipal. A acessibilidade, no sentido amplo, não é favorecido devido a uma logística deficitária. Existe grande dificuldade em conseguir prorrogação de jornada e até mesmo contratos quando há cargos ociosos no decorrer do ano letivo. Em relação aos estudantes de inclusão há grande dificuldade em conseguir e manter os estagiários. Quando a tipologia funcional não atende a escola que possui 47 turmas, nos três turnos.

Diferenciais: A EMPAGV tem vários diferenciais GESP (Grupo de Estudo, socialização e planejamento) sendo um ambiente favorável a pesquisas acadêmicas. Os vários projetos ao quais estamos inseridos (Programa Mais Educação, Projeto Fanfarra, Harmonia, Educando com a horta, Link Letras, Programa Saúde na Escola – PSE). O quadro funcional da escola conta, em sua maioria, com profissionais qualificados, inseridos na proposta da escola, participantes, atuantes em projetos conhecidos em todo o município. As propostas de trabalho são construídas coletivamente, tendo a preocupação de conciliar fundamentos e recursos para efetivação das mesmas.

A Educação de Jovens e Adultos também vêm com uma proposta diferenciada, centrada no educando, valorizando seu conhecimento, sua trajetória de vida, seus tempos e espaços. Reconhecendo e valorizando este educando como cidadão ativo de nossa sociedade.