sexta-feira, 11 de março de 2011

Nossa Horta produz!

A oficina de Horta Escolar tem como foco principal integrar diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos monitores do Programa Mais Educação e estudantes. O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender. Alguns produtos produzidos na horta da nossa escola. Destaque na foto para a abóbora. De alto valor nutritivo, a abóbora contém grande quantidade de vitamina A, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento.
E o milho verde? Colhemos muito milho verde no final do ano passado e inicio deste. O milho é grande fonte de energia por conter alto teor de carboidratos, além de possuir quantidades consideráveis de vitaminas B1 e E e sais minerais.

A vitamina B1 (tiamina) ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardíaco. A vitamina E apresenta propriedades antioxidantes sendo, por isso, utilizada na conservação de alimentos. Ela combate a degeneração muscular, atua no crescimento e protege o sistema reprodutor, aumentando a potência sexual.É ainda rico em Fósforo (necessário ao cérebro).


Seu período de safra vai de dezembro a abril. A Articuladora Comunitária / Coordenadora do Programa Mais Educação Wanessa Souza e o monitor da Oficina de Horta Escolar Onofre Ramos.



O chapéu de palha é o símbolo da nossa Horta, pois os estudantes usam o mesmo para se proteger do sol durante as atividades desta oficina.


Os estudantes da EMAGV na Horta com os monitores Onofre e Maria. Parabéns turminha... vocês são vencedores!

Fonte: http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/aboboraorientacao.htm Fotos: Equipe Descolado / Programa + Educação Ana Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário