Conheça o nosso bairro!

No final do século XX, em meados dos anos 80, próximo a divisa de Contagem com o municipio de Esmeraldas começa a surgir o bairro de Nova Contagem, na regional Vargem das Flores.


Atualmente o bairro de Nova Contagem está urbanizado e possui boa estrutura de transporte coletivo, com várias linhas de ônibus que vão até o metrô no bairro Eldorado ou até o centro de Belo Horizonte. Possui um intenso comércio local, com lojas diversificadas, sendo referência para população de toda região. Exerce função de centro comercial em relação aos bairros próximos, bem como a alguns bairros de Esmeraldas.


A região conta com uma série de serviços sociais como: Administração Regional Municipal, CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), NRE – Núcleo Regional de Educação Vargem das Flores, Educarte, Polícia Militar, Casa Brasil, Cras/Casa da Família, Centro de Formação Divina Providência, Conselho Tutelar, Programa de Atendimento Integral a Família – PAIF, Centro de Referência do Idoso – Espaço Bem Viver, Projovem Adolescente, duas escolas estaduais, quatorze escolas municipais (entre pólos e anexos), além de um Posto de Saúde.


Vários investimentos do governo geraram obras de infra-estrutura e saneamento para a região como asfalto para a maioria das ruas e rede de esgoto. Nota-se um aumento significativo da qualidade de vida da população, o que reflete na diminuição da taxa de crimes, mortalidade infantil e outros problemas urbanos.


Junto com o recente desenvolvimento a população de Nova Contagem continua crescendo e avançando no processo do reconhecimento e pertencimento ao município de Contagem. A identidade do povo dessa região vem sendo construída e definida de forma peculiar, á medida que a educação e os meios de informação em geral conscientizam os sujeitos de seus direitos e deveres e os ajudam a refletir sobre seu papel na sociedade.


A educação pública na região muito tem contribuído para essas reflexões à medida que ajuda os educandos a pensar sobre o exercício da cidadania, a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e, principalmente, quando possibilita ao educando se inserir no meio social e intervir na sua realidade.


Abaixo, imagens do nosso bairro:


Fotografias: Monitores e estudantes do Mais Educação da E.M. Professora Ana Guedes Vieira - Data: Maio de 2011