quinta-feira, 30 de junho de 2011

Quadrilha!!!



A E.M. Profª Ana Guedes Vieira, através do projeto: Re”viver” Contagem 100 anos presenteou a cidade de Contagem pelos seus 100 anos de emancipação com a apresentação de uma Quadrilha Tradicional no dia 29 de junho, entre 18:00 e 20:00, na Praça da Glória.


O evento foi prestigiado pela comunidade de Nova Contagem e também pelos moradores de toda a cidade, que apreciaram a beleza dessa dança tradicional e também puderam ouvir o cantor Adriano, da comunidade de Nova Contagem.



A Quadrilha "Pipoca Doce & Amendoim Torrado" conta com a marcadora Marli (a pessoa que comanda a quadrilha é o marcador. Ele fica dizendo os passos da dança a serem executados pelos participantes), que também é monitora de Teatro do Programa Mais Educação e ensaiou com os estudantes o "casamento na Roça" que foi encenado antes da dança.



Sobre o Projeto Re "viver" Contagem 100 anos:

O projeto "Re" viver Contagem 100 anos é desenvolvido no turno da manhã por um grupo de professores do 2º e 3º ciclos sob orientação dos professores Wanessa Souza e Emerson Bronze.






Um dos objetivos deste projeto é criar oportunidades de rever na escola fatos que constituíram a história da cidade e viver sua tradição cultural pois mais importante que resgatar a história, é a necessidade de despertar nos estudantes a criatividade a fim de integrá-los social e politicamente na sua comunidade.




Várias ações estão sendo desenvolvidas na escola, como aulas expositivas acerca da história da cidade, trabalhos de campo (City Tour) e no decorrer do ano desenvolveremos oficinas que contribuirão para a produção de artigos, documentário e um livro de "contos" sobre a cidade.




Estão sendo ofertados vários "presentes" à cidade no ano do seu centenário pela pela comunidade escolar. O significado primordial destes presentes está na "apropriação" dos espaços significativos da cidade e no reconhecimento dos estudantes de Nova Contagem como atores sociais na produção do espaço urbano.

Este presente só pode ser ofertado graças a parceria dos amigos da Escola Ana Guedes, que tanto contribuiram para a realização deste evento. Fica aqui o nosso muito obrigada a todos que nos apoiaram direta ou indiretamente para que nossa QUADRILHA fosse apresentada.












Um comentário:

  1. O balão está subindo...
    A fogueira está queimando...
    A quadrilha está tão linda!
    Essa gente é muito boa!
    Parabéns, Wanessa, Emerson, Marli, Cláudio, Yuri, Adriano, todas pessoas que construiram e efetivaram este grande projeto!

    ResponderExcluir