segunda-feira, 4 de julho de 2011

Somos um grupo...

Segundo Madalena Freire: “(...) um grupo se constrói no espaço heterogêneo das diferenças entre cada participante: da timidez de um, do afobamento do outro; da serenidade de um, da explosão do outro; do pânico de um, da sensatez do outro; da seriedade desconfiada de um, da ousadia do risco do outro; da mudez de um, da tagarelice do outro; do riso fechado de um, da gargalhada debochada do outro; da lividez de um, do encarnado do rosto do outro.”

Somos um grupo... com nossas igualdades e diferenças!

No dia-a-dia, para que se dêem às interações da criança com o mundo físico e social, é necessário que se oportunizem situações para a tomada de decisões, escolhas e intercâmbio dos pontos de vista, promovendo a manifestação da autonomia, da cooperação, tão importantes na formação do cidadão. (PROENÇA, 2005, p. 09).

Abaixo, parte do grupo de "colaboradores" do Projeto Eco-Recreio...

Foto: viista da representante Neusa, do Instituto Arcor, à nossa escola.

Obrigada!!!!

FREIRE, Madalena. A Paixão de Conhecer o Mundo. 17ª ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2007.

PROENÇA, Maria Alice de Rezende. As múltiplas linguagens e a construção da identidade. In: Pátio Educação Infantil. Ano III n. 7. Março/Junho 2005.

Um comentário:

  1. Projeto Eco-Recreio...Um presente de Deus, do Instituto Arcor, da coordenadora Wanessa, da professora Marta. Sonhos se realizam, tendo anjos como vocês!
    Obrigada!

    ResponderExcluir