quarta-feira, 22 de junho de 2011

Higiene Bucal!!!!


Os estudantes da Oficina de Teatro continuam ensaiando a peça de teatro escrita coletivamente por eles com ajuda da Monitora Marli.

E o assunto é: Higiene Bucal!!!!

E.M. Professora Ana Guedes Vieira – Programa Mais Educação

Oficina de Teatro – Monitora: Marli


Narrador: Havia uma floresta perto daqui, onde morava um jacaré. Todos os dias ele saia pra tomar banho no lago próximo de sua casinha e ficava ali horas tomando banho de sol. Um belo dia, deitado na grama esquentando sol ele de repente deu um grito desesperado:



Jacaré: Ai, que dor horrível!

Narrador: O jacaré se levantou e saiu correndo pela floresta

Jacaré: Ai, ai, que dor horrível! Me ajudem, por favor! Socorro!

Narrador: O jacaré ficou desesperado, corria em círculos e gritava! Sabe o que ele tinha? Uma dor de dente desesperadora porque não cuidava dos seus dentes.

O jacaré teve uma idéia para aliviar aquela dor horrível:

Jacaré: Vou pegar um lenço grande e marrar na minha cabeça, apertando bem meus dentes, quem sabe assim alivia a dor.

Narrador: Assim o jacaré fez, e não é que sentiu um pouco de alivio e conseguiu se acalmar.

Jacaré: Que bom! Parou de dormir um pouco! Aí, que preguiça... acho que vou dormir!

Narrador: O jacaré pegou no sono e começou a sonhar:

Entra uma criança representando a escova de dentes e fala:

Escova: Amigo Jacaré, eu sou a escova e se você tivesse me usado corretamente, não estaria agora sofrendo com dor de dentes. Mas, eu vou te ajudar! A partir de hoje você deve escovar os dentes todos os dias, pelo menos 4 vezes e após as refeições.

Entra outra criança representando o creme dental e fala.

Creme Dental: Jacaré, sou seu amigo Creme Dental e você precisa me usar para limpar seus dentes, toda vez que for escovar, para que tenha hálito saudável.

Entra outra criança representando a água e fala:

Água: Jacaré, eu sou a limpeza, vou te ajudar com a sua higiene. Após escovar os dentes com a escova me use para enxaguar a boca. Você pode me usar para tomar banho e também para lavar as mãos sempre antes das refeições.

Entra outra criança representando o fio dental e fala:

Fio Dental: Jacaré, e meu grande e bravo amigo, eu sou o Fio Dental e você deve me usar para retirar a sujeirinha que ficou agarrada entre os dentes e que minha amiga escova não conseguiu remover sozinha. Você passa o fio dental entre os dentes retirando os resíduos que ficam escondidos causando cáries.

Entra outra criança representando a dentista e fala:

Olá Sr. Jacaré, sou amigo de todos e sou o profissional que cuida dos dentes. Venho dar um conselho pra você e pra todas essas crianças e jovens. Pessoal, procurem um dentista de 6 em seis meses, ou pelo menos 1 vez por ano. Nós dentistas, vamos olhar os seus dentes e lhes orientar de como cuidar bem deles. Iremos passar o flúor que também é muito importante para a higiene dental. Assim, vocês não sentirão dor de dentes!

O menino entra e começa a ler seu livrinho para o jacaré e a platéia!

Menino: Os dentões do jacaré foram atacados pelos bichinhos das cáries, que se aproveitaram que ele não cuidava da sua higiene bucal. Cuidem de seus dentes corretamente usando escova, creme dental e fio dental e evitem o ataque dos bichinhos das cáries.

Narrador: O jacaré acordou e lembrou-se do sonho. Ele resolveu procurar o dentista.

Jacaré: Vou já procurar um dentista, não quero mais sentir dor de dente e agora vou sempre escovar meus dentes e fazer tudo que meus amigos do sonho me aconselharam. Vou usar creme dental, escova e fio dental.



Narrador: E ai, adultos e crianças, vamos fazer como o jacaré e seguir todos os conselhos do dentista. Tenham muito cuidado com seus dentes porque é muito importante zelar pela nossa higiene e saúde. Se você não cuidar dos seus dentes a cárie e outros problemas mais graves podem aparecer.



Feliz higiene bucal!

2 comentários: