quarta-feira, 20 de abril de 2011

Eco-Recreio

Com o apoio do Instituto Arcor, através do Programa Minha Escola Cresce está sendo implantado este ano ana escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira o projeto ECO-RECREIO.

Este projeto surgiu da demanda do coletivo de professores e funcionários da escola durante uma reunião pedagógica no primeiro semestre de 2010.




O objetivo do projeto é estimular os estudantes a aproveitar o horário do recreio de uma maneira mais agradável, com menos brigas, desentendimentos, depredações e riscos de acidentes redescobrindo o prazer de brincar e estabelecer a noção de responsabilidade coletiva, transformando a escola num ambiente limpo e saudável.

Envolver a comunidade escolar nesse processo através da participação de educadores sociais (professores, funcionários, pais e estudantes do Programa Mais Educação) que voluntariamente irão monitorar o recreio e promover brincadeiras com os estudantes, além de estimular a construção de uma consciência coletiva com relação a noções de higiene e limpeza e preservação do meio ambiente.

Uma das metas do Eco-recreio é estimular a participação da comunidade na escola. Nos referimos a comunidade escolar de uma forma ampla (professores, funcionários, pais e estudantes do Programa Mais Educação) e no prazo de 2 meses (fevereiro e março 2011) sensibilizamos todos esses atores do processo educativo, sobretudo a família para participar do projeto através da efetivação do recreio monitorado pelos educadores sociais/monitores a parir de abril.

Os educadores sociais são responsáveis por promover brincadeiras e orientar os estudantes em caso de conflitos e acidentes no período de recreio. Também serão multiplicadores de atitudes positivas no que diz respeito a conscientizar nossos estudantes dos prejuízos de se jogar lixo no chão, questões de higiene e saúde e também coleta seletiva.

Pretendemos oferecer no decorrer do ano oficinas para formação desses educadores sociais e investir nesse processo de parceria com a comunidade através de reuniões em que serão discutidas questões pertinentes ao grupo.


Abaixo, seguem fotos da 1ª turma de Formação de Monitores do Eco-Recreio. O curso foi ministrado pela psicológa Kele Trindade, que falou sobre o papel do "Educador social/monitor" e sobre motivação e pelas orientadoras do Eco-Recreio na escola, as professoras Marta e Wanessa.




Acima: A monitora Amanda, já com seu crachá de identificação.


A comunidade escolar participou do curso com o coração aberto... o estudante Wilgner até fez um coração com as mãos para posar pra esta foto.



A estudante Ana Clara e as lixeiras coloridas para coleta seletiva que foram compradas com o apoio do Instituo Arcor Brasil.




A psicológa Kele durante a formação dos monitores do Eco-Recreio.

Agora estamos preparados pra começar com as atividades do projeto.

Juntos, vamos vencer!




Para conhecer o Programa Minha Escola Cresce, do Instituto ARCOR BRASIL clique AQUI

2 comentários:

  1. Minha escola cresce com a ajuda de vários parceiros, como: Kele, Marta, Wanessa, Cilene, Andréia, Conceição, Cida, Fabiana, Gessy, Vilma, Eliete, Ivete Rosiane, Angela, Isaltina, Solange, Dorinha, Ana, monitores e estudantes do Projeto Eco-Recreio!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de agradecer as idealizadoras do projeto Eco-Recreio pela oportunidade de fazer parte desta corrente que aposta em um futuro melhor para a educação e para o nosso planeta!
    Forte abraço

    Kele Trindade

    ResponderExcluir