Este projeto surgiu da demanda do coletivo de professores e funcionários da escola durante uma reunião pedagógica no primeiro semestre de 2010.
O objetivo do projeto é estimular os estudantes a aproveitar o horário do recreio de uma maneira mais agradável, com menos brigas, desentendimentos, depredações e riscos de acidentes redescobrindo o prazer de brincar e estabelecer a noção de responsabilidade coletiva, transformando a escola num ambiente limpo e saudável.
Envolver a comunidade escolar nesse processo através da participação de educadores sociais (professores, funcionários, pais e estudantes do Programa Mais Educação) que voluntariamente irão monitorar o recreio e promover brincadeiras com os estudantes, além de estimular a construção de uma consciência coletiva com relação a noções de higiene e limpeza e preservação do meio ambiente.
Uma das metas do Eco-recreio é estimular a participação da comunidade na escola. Nos referimos a comunidade escolar de uma forma ampla (professores, funcionários, pais e estudantes do Programa Mais Educação) e no prazo de 2 meses (fevereiro e março 2011) sensibilizamos todos esses atores do processo educativo, sobretudo a família para participar do projeto através da efetivação do recreio monitorado pelos educadores sociais/monitores a parir de abril.
Os educadores sociais são responsáveis por promover brincadeiras e orientar os estudantes em caso de conflitos e acidentes no período de recreio. Também serão multiplicadores de atitudes positivas no que diz respeito a conscientizar nossos estudantes dos prejuízos de se jogar lixo no chão, questões de higiene e saúde e também coleta seletiva.
Pretendemos oferecer no decorrer do ano oficinas para formação desses educadores sociais e investir nesse processo de parceria com a comunidade através de reuniões em que serão discutidas questões pertinentes ao grupo.
Abaixo, seguem fotos da 1ª turma de Formação de Monitores do Eco-Recreio. O curso foi ministrado pela psicológa Kele Trindade, que falou sobre o papel do "Educador social/monitor" e sobre motivação e pelas orientadoras do Eco-Recreio na escola, as professoras Marta e Wanessa.
Acima: A monitora Amanda, já com seu crachá de identificação.
A comunidade escolar participou do curso com o coração aberto... o estudante Wilgner até fez um coração com as mãos para posar pra esta foto.
Minha escola cresce com a ajuda de vários parceiros, como: Kele, Marta, Wanessa, Cilene, Andréia, Conceição, Cida, Fabiana, Gessy, Vilma, Eliete, Ivete Rosiane, Angela, Isaltina, Solange, Dorinha, Ana, monitores e estudantes do Projeto Eco-Recreio!
ResponderExcluirGostaria de agradecer as idealizadoras do projeto Eco-Recreio pela oportunidade de fazer parte desta corrente que aposta em um futuro melhor para a educação e para o nosso planeta!
ResponderExcluirForte abraço
Kele Trindade