quarta-feira, 27 de abril de 2011

Consumo Sustentável deágua no "Ana Guedes": um sonho possível

Consumo Sustentável significa saber utilizar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Para isso precisamos somente dar mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente.

Noventa e sete por cento da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), dois por cento formam geleiras inacessíveis e, apenas um por cento é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos...

Pois é, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a população mundial! E esse pouco de água que nos resta está ameaçado pois somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais. Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas.

Sabemos que não dá para viver sem água, então, a saída é fazer um uso racional deste precioso recurso natural. A água deve ser usada com muita responsabilidade.

Sabendo disso logo pensamos em como aplicar a SUSTENTABILIDADE na nossa escola. Em 2010 surgiu a ideia de fazermos um sistema de capitação da água da chuva. Com a ajuda do nosso parceiro Humberto (da Emater) visitamos alguns sistemas de capitação da água da chuva já instalados na região de Nova Contagem e começamos a amadurecer a ideia de como poderia ser na nossa escola.

Felizmente em 2011, com o apoio da Direção nosso sonho esta se tornando realidade e estamos em obras. Em breve nosso sistema decapitação de água da chuva estará funcionando com força total.

A obra da escola "Ana Guedes" sendo realizada por competentes pedreiros...

Nosso sistema de irrigação com garrafa PET em funcionamento....


A caixa d'água de 5.000 litros já foi instalada.


Quem faz?


Quem cuida da Horta Escolar da E.M. Professora Ana Guedes é monitor Onofre Ramos, que conta com a especial ajuda da sua esposa Dona Maria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário