quinta-feira, 17 de março de 2011

Escola de Pais

No sábado, dia 12 de março foi realizado na E. M. Professora Ana Guedes Vieira, em Nova Contagem, o primeiro encontro da ESCOLA DE PAIS, em que foram convidados os pais e/ou responsáveis dos estudantes, professores e funcionários para uma reunião com o Conselho Tutelar de Nova Contagem.

O objetivo desta reunião foi informar e debater junto a comunidade escolar as características e atribuições do Conselho Tutelar. De acordo com as Conselheiras que compareceram a nossa escola o CONSELHO TUTELAR é um órgão que tem a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e o potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência.

De acordo com o ECA Art. 131 - “O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não-jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei”.

O Conselheiro Tutelar, que é eleito pela comunidade, tem várias atribuições e uma das principais é zelar pelo reconhecimento e cumprimento dos direitos e deveres da criança e do adolescente no Direito brasileiro.

No debate junto a comunidade todos concordaram que as famílias tem a obrigação de zelar pelo bem estar de seus filhos e de acompanhar sua vida escolar. Também foi tema do debate o fato de que na atualidade, com a maioria dos pais trabalhando fora é mais difícil um acompanhamento efetivo dos filhos, mas, é necessário que os pais se esforcem para acompanhá-los e orientá-los diariamente sobre seus direitos e deveres na sociedade.

Quer saber mais? Clique AQUI e leia o Estatuto da Criança e do Adolescente

As atribuições específicas do Conselho Tutelar estão relacionadas no Estatuto da Criança e do Adolescente ( art. 95 e 136 ) clique AQUI para saber mais.

O Conselho Tutelar de Nova Contagem esteve representado na EMPAGV pelas conselheiras:

Marileusa Costa Mendes Souza
Lucélia Oliveira da Silva Santos

Agradecemos a presença das mesmas que tanto contribuiram para o sucesso do primeiro encontro da "Escola de Pais"

Serão 10 encontros da Escola de Pais e os pais e/ou responsáveis pelos estudantes que comparecerem a pelo menos 80% dos encontros receberão certificado da EMPAGV

Vejam as fotos desse encontro:


As Conselheiras Tutelares de Nova Contagem falando com a comunidade

escolar na escola "Ana Guedes"




Um comentário:

  1. Parabéns ao Conselho Tutelar, professores, pedagogas e pais desta escola maravilhosa!
    O encontro foi demais!
    Sandra

    ResponderExcluir