quarta-feira, 23 de março de 2011

Novas tecnologias na escola

(…) Devemos construir um discurso sobre a nova função da escola na sociedade tecnológica e criar práticas novas (Jacquinot, 1995)”.

No mês de março a oficina de"Rádio Escolar" e "Jornal Escolar" estão trabalhando com manipulação e registro de imagens. É uma proposta que contempla a produção escrita e a mídia visual e oral.


As práticas pedagógicas que utilizam as tecnologias de forma planejada permitem que o estudante desenvolva autonomia, acesso à informação de qualidade, desenvolvimento de competências de análise e reflexão, organização do pensamento, trabalho simultâneo com vários participantes em diversos espaços físicos, registro de sons, imagens/vídeos, produção de informação jornalistica e debates sobre as questões da comunidade em que estão inseridos.





Abaixo fotos do trabalho desenvolvido no dia 18 de março com os estudantes do Programa Mais Educação da nossa escola dentro dessa proposta.

Enfim, a integração das novas tecnologias junto aos processos de aprendizagem na escola "Ana Guedes" vem constituindo um fator de inovação pedagógica, proporcionando novas possibilidades de trabalho através das atividades do Programa Mais Educação.



Quer saber mais sobre nossa proposta de trabalhar com as mídias na EMPAGV e nosso material de pesquisa?

Pra começar que tal ler uma publicação do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, de autoria de Jacquinot, que utilizamos como fonte de reflexão sobre o trabalho com "mídias".
Se interessou, clique AQUI

Trabalhando com imagens no Programa Mais Educação!



Monitores do Mais Educação que trabalham com mídias: Cláudio (Rádio Escolar) e André (Jornal Escolar)

3 comentários:

  1. O trabalho desenvolvido com Cláudio e André têm enchido nossa escola de orgulho. Esta equipe é demais! Não há nada igual na Educação Municipal de Contagem!Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a escola, super inovador este trabalho com mídias.

    Isabela

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Muito legal o trabalho de vocês. Vejam o nosso blog também - http://marialygiamais.blogspot.com.
    Aqui também o Mais Educação está a mil!
    Abraços,
    Prof. Tiago.

    ResponderExcluir