terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Educomunicação no Mais Educação: Rádio, foto e vídeo no "Ana Guedes"

Dentro da proposta do Programa Mais Educação, desde 2009 trabalhamos com a Oficina de Rádio Escolar, que é utilizada como ferramenta pedagógica incentivando a prática da escrita e da oralidade entre os alunos e a formação de um bom gosto musical.



A rádio é um eficiente instrumento de veiculação de ideias, socialização, interação de informações, divulgação de talentos e aprendizagem.
Essa mídia ajuda a fortalecer as relações estudante/professor e família/comunidade, podendo ser aproveitada para a elevação da auto estima através de atividades diferenciadas, que estimulem o estudante a pesquisar sobre diferentes assuntos de interesse individual ou social, no âmbito escolar, comunitário, nacional e mundial.

A Rádio Escolar ajuda os estudantes a perceberem a importância de obter informação de qualidade, desenvolvendo a criticidade e a argumentação e ampliando seus conhecimentos sobre conteúdos abordados em sala de aula.

Durante o ano de 2010 a oficina de Rádio Escolar trabalhou juntamente com as oficinas de Fotografia, Vídeo e Informática e um dos principais trabalhos realizados foi a publicação do Jornal Descolado, em edições bimestrais que que tem o objetivo de divulgar as ações educativas da nossa escola.



O Jornal Descolado tem sido o espaço de comunicação entre nossos estudantes, professores, funcionários e toda a comunidade escolar.

Objetivos gerais da Oficina de Rádio Escolar:Estimular a pesquisa, a produção escrita, a oralidade, a criatividade e a socialização das informações ampliando o universo de conhecimentos.



Objetivos específicos:
. Melhorar a qualidade da comunicação nas ações educativas dentro do ambiente escolar;
. Desenvolver nos estudantes o gosto por estar na escola e o desejo de aprender,
. Levar o estudante a perceber os diferentes espaços possíveis para atuação na rádio;
. Desenvolver e explorar os talentos individuais,
. Proporcionar ao estudante reconhecer-se como pesquisador, em busca do conhecimento e da informação;
. Melhorar a qualidade das relações sociais dentro do ambiente escolar, entre os estudantes, professores e gestores.

O trabalho realizado na Oficina de Rádio Escolar é orientado pelo Educador Comunitário Cláudio:



Na sala de informática o monitor Cláudio desenvolveu várias atividades com os estudantes do Programa Mais Educação na escola "Ana Guedes"

Cobertura do evento de lançamento da proposta da Escola Integral de Contagem em maio deste ano na CASA DO SABER. na foto a cobertura do discurso da Prefeita Marilia Campos e os estudantes registrando tudo por foto:




Além de trabalhar com rádio, várias mídias são exploradas nas oficinas do Programa Mais Educação, entre elas a TV e o Jornal Impresso:



Postado por Professora Wanessa (Articuladora Comunitária e Coordenadora do Programa Mais Educação no "Ana Guedes"

Nenhum comentário:

Postar um comentário