quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

HORTA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO

Partindo do princípio que a conscientização ambiental depende da compreensão do funcionamento da própria vida – humana, animal e vegetal a Horta Escolar da E.M. Professora Ana Guedes Vieira propõe um trabalho voltado para a pesquisa em grupo (coletivo) e para a construção do conhecimento pelo estudante, na perspectiva da integração de conteúdos, passando de uma percepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento e o reconhecimento do estudante como sujeito sócio-cultural ativo, transformador da realidade individual e coletiva da sua comunidade.





Nesta perspectiva a horta é usada como recurso pedagógico sendo um projeto ideal para estimular nos estudantes a experiência do pensamento sistêmico e os princípios da ecologia-vida em ação.

Além disso, a horta também oferece um ambiente de aprendizagem riquíssimo, em formas e texturas, em cores e odores – elementos fundamentais para o pleno desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

As atividades desenvolvidas na horta escolar trazem benefícios para o desenvolvimento dos estudantes e é uma das melhores formas de torná-los mais sensíveis à dinâmica da vida, conscientes ambientalmente, e portanto mais preparadas pela construção de uma comunidade sustentável.





E.M. Professora Ana Guedes Vieira - Nova Contagem - Contagem – Minas Gerais

Direção: Sandra, Elaine e Emerson

Programa Mais Educação coordenado pela Professora Wanessa

Educadores Comunitários da Oficina de Horta Escolar: Onofre & Maria

Nossa horta tem o apoio da Emater, da Coord. de Segurança

Alimentar de Contagem e do Programa Educando com a Horta Escolar.

Um comentário: