terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Teatro na escola!

Outra novidade deste ano no PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA EMAGV é a oficina de TEATRO, que pertence ao macrocampo Cultura e Arte.



O teatro na escola, de acordo com os PCNS de Arte (2001), tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo.

O teatro no ensino fundamental estimula o crescimento integral da criança, tanto no plano individual quanto no plano coletivo. No plano individual haveria “o desenvolvimento das capacidades expressivas e artísticas da criança”. Já o plano coletivo promoveria “exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão de como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de sua autonomia como resultado do poder agir e pensar sem coerção” (2001, p.84).

Acreditamos que o Teatro na Escola tem uma importância fundamental na educação, pois permite ao estudante várias possibilidades de aprendizados, por exemplo: a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros.



Pretendemos desenvolver também nessa oficina atividades de produção de texto, em que os estudantes poderão encenar peças tetrais escritas por eles próprios. Também desenvolveremos atividades voltadas para a criação de fantasias e outros objetos.

O trabalho na Oficina de Teatro será desenvolvido pela monitora Marli.

Bibliografia: Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Volume 6./ Ministério da Educação. 3.ed. Brasília: A Secretaria, 2001.

Imagem: Google


Postado por Professora Wanessa (Articuladora Comunitária e coord. do Programa Mais Educação)

Um comentário: