segunda-feira, 11 de junho de 2012

Educomunicação: Rádio Escolar 2012





Um fato é inegável: cada dia mais, os meios de comunicação se incorporam indistintamente ao cotidiano de todas as camadas sociais da população. Fatos exibidos em painéis e revistas, cenas de novelas, noticiários televisivos ou radiofônicos, programas de auditório, propagandas, clips e ritmos musicais não nos passam despercebidos, muito pelo contrário: ocupam-nos por horas, são absorvidos e acabam ainda por virar temas de muitas de nossas conversas diárias.

Hoje, a educação mudou. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira declara que uma escola competente é aquela que promove o conhecimento das várias linguagens que norteiam a era da informação. É uma escola que se interessa por formar pessoas que compreendam e dominem os sistemas de produção de informações e, consequentemente, estejam melhores preparadas para atuarem de forma mais responsável na vida em sociedade.



O rádio, inserido  no ambiente escolar, opera uma ressignificação das linguagens, privilegiando a linguagem oral. Com isso, permite o resgate da oralidade, traço marcante em nossa cultura e também das identidades culturais dos envolvidos, inscritas nos seus repertórios. Ao permitir esse movimento, por outro lado, a linguagem radiofônica no contexto escolar amplifica as possibilidades de expressão e também o resgate da auto estima: as pessoas, principalmente os alunos, descobrem que, mesmo tendo dificuldades para operacionalizar linguagem escrita , tem a possibilidade de se expressar pelo rádio, inserindo seus projetos pessoais em um projeto maior , coletivo, e sentindo-se pertencer a este ambiente escolar que está em transformação.



Claro, que não poderia ser deixado de lado o entretenimento dos alunos, e para isso também a rádio é de grande utilidade, podendo tocar as músicas pedidas pelos alunos, tornando os intervalos um momento mais agradável, com música. Além de também haver a possibilidade da invenção de programas para interação entre os alunos-radialistas e os alunos-ouvintes.

Após tudo isso, ainda deve ser citada a chance de identificação com o radialismo, ou até mesmo a descoberta da vocação da vida do aluno. Sem sombra de dúvida, o radioamadorismo abre muitas portas para a mentalidade de quem é participante, novas possibilidades para se entrar no mercado de trabalho e ganhar a vida.




Pensando em melhorar o conhecimento dos alunos do Mais Educação este ano nossa escola fez algumas alterações na oficina de Rádio, que este ano tem como monitor Yuri M. Soares.
Desde o inicio do ano já se somam inúmeras atividades, dentre elas a que mais destacamos é a de "reforma" da Rádio Escolar, que contou com a colaboração dos alunos Breno Eduardo, Marcelo Fernandes, Thiago Lopes, Valbone Rafael e Lázaro Ribeiro. 




O objetivo da "reforma" foi pintar as paredes, desfazer-se de materiais que não tinham mais utilidade e adaptar o espaço para novos equipamentos de radialismo.


"As crianças e os meios de comunicação social, um desafio para a educação."
                                                                                                                                    Bento XVI

2 comentários:

  1. Ola, sou monitor e é novo pra mim, podem me mandar um email com onome dos equipamentos necessarios?

    ResponderExcluir
  2. Olá, estamos encaminhando nossa radio escolar, podemos usar as imagens de vocês em nossa página e face book ? meu cel é 047 99483727 joão

    ResponderExcluir