terça-feira, 26 de junho de 2012

CAMINHADA ECOLÓGICA

"CAMINHADA ECOLÓGICA" 
 Uma chamada a responsabilidade através da cor, da música e da poesia.


segundo a wikipédia:
Caminhada ecológica[1] é uma atividade educativa e recreativa, que envolve a incorporação de princípios do ecologismo traduzidos na prática de Educação Ambiental de vertente emancipatória (entendida como processos críticos de aprendizagem, sensibilização, tomada de posição e mudança de atitudes perante a natureza e a natureza humana); na adoção de critérios de atenuação de impactos socioambientais; e na difusão em linguagem acessível de conhecimentos multidisciplinares ou interdisciplinares sobre os locais visitados, utilizando, para isso, a orientação de profissionais qualificados ou pessoas treinadas.
A caminhada ecológica se realiza em locais onde a natureza oferece:
1. algum grau de preservação, conservação ou recuperação ambiental (isto é, que não seja excessivamente antropoformizada);
2.     atrativos cênicos, históricos e/ou estéticos;
3.     temas relevantes para conhecimento e estudo de temas socioambientais.
Nossa caminha aconteceu no dia 16 de junho de 2012 e percorreu o seguinte trajeto: início no portão principal da E. M. Prof. Ana Guedes Vieira, com a participação dos professores, estudantes, supervisão, direção, monitores do Programa Mais Educação, articuladora comunitária, familiares dos nossos estudantes e convidados. Desceu pela VC quatro, parou no coreto da praça central do bairro nova Contagem, onde se encontrou com o grupo de tambores da E. Municipal Ápio Cardoso, que deu mais ritmo a nossa caminhada. Neste momento aconteceu uma apresentação do cortejo do boi-tatá que contou com a narradora Gaby e o apoio essencial de Regina, ambas representantes da COPASA. Seguiu pela avenida principal VP1 até a feira de barracas, onde a população presente apreciou a apresentação dos estudantes que participam do projeto Furnas. Neste espaço também fomos agraciados pela paródia de autoria da nossa parceira e colaboradora Gaby, representante da COPASA/MG, que é nossa parceira em defesa da água e em ações que promovam a Sustentabilidade e a Educação Ambiental. Após a apresentação retornamos a entrada da escola.
Neste dia Foram oferecidas pela nossa parceira COPASA, oficinas de sabão artesanal (caseiro), oficina de flores de tecido (broches), oficina de desenhos e oficina do Show Chuá.  
Foi um sábado muito produtivo e contou com um grande número de participantes, tanto nas oficinas quanto na caminhada. Tivemos até alguns representantes ilustres.
Esta caminhada, na verdade, começou muito antes, quando nos propomos a informar sobre as conseqüências do descarte indevido o óleo usado. Recolhemos, durante o mês, grande quantidade de óleo usado que as famílias nos doaram para confecção do sabão caseiro. Também foi feito um trabalho de conscientização dos nossos estudantes sobre a importância de se economizar e preservar a água, além de vários outros temas relacionados a educação ambiental.
Nossos sinceros agradecimentos a COPASA, representadas pelas nossas colaboradoras Gaby e Regina, a E. M. Ápio Cardoso e seus músicos do tambor, aos professores e demais funcionários da E. M. Prof. Ana Guedes Vieira pela participação e apoio, aos representantes do projeto Furnas e em especial aos nossos estudantes e a toda a comunidade pela presença e envolvimento nas atividades.
A caminhada foi colorida, visualmente linda e seu ritmo contagiou a todos por onde passou! Foi uma aula de cidadania!
Confira fotos: ]
Oficina de flores de tecido:

Oficina de flores de tecido
                                       
                                                   Oficina de flores de tecido



                                                                                                                            
Oficina de sabão caseiro:



Oficina de desenhos:



Bazar:

 Brevemente postaremos o vídeo do cortejo da água. Aguardem!


Postado por Marta Trindade

Deixe seu comentário:







Nenhum comentário:

Postar um comentário