quinta-feira, 28 de abril de 2011

Coral "SOL MAIOR"

Hoje o sol brilhou mais forte céu de Nova Contagem e o o despertar no nosso bairro foi mais melodioso! Os pássaros em revoada anunciavam que algo especial estava por acontecer!

Nesse clima de imensa alegria os estudantes da Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira receberam de braços abertos o Maestro Divino Francisco, que realizou o teste vocal com os estudantes interessados em participar do "Coral Sol Maior".

O interesse em participar do Coral partiu das próprias crianças, pois tentar ensinar técnicas musicais para quem ainda não demonstrou senso musical pode ser inútil e ineficaz. Antes do teste vocal o Maestro falou sobre técnica vocal, e realizou vários exercicios e o aquecimento vocal das crianças através de uma atividade interessante e prazerosa.

É comprovado que o trabalho da musicalidade infantil na escola vai muito além do desenvolvimento da sensibilidade à música. Ele atua em fatores como concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina. O aumento na capacidade de aprendizagem nas crianças ultrapassa 60% quando estas são estimuladas pelo convívio musical.

Conheça o maravilhoso trabalho do Maestro Divino Francisco de Castro, do Coral SOl MAIOR, da EMPAGV, através do video abaixo que mostra a apresentação do maestro com o Coral Musicanto, Contagem, no Festival Internacional de Corais no Parque Municipal em BH.



Outro video mostra a apresentação do coral Musicanto de Contagem na Igreja Cristo Rei



Em homenagem ao maestro Dejanir (in memoriam) abaixo um video da apresentação do Coral Sol Maior em 2008 (pedimos desculpas pela qualidade do video, pois, trata-se de video caseiro)



Fonte: http://musicanapauta.blogspot.com/2007/12/importncia-da-linguagem-musical-para.html

quarta-feira, 27 de abril de 2011

ECO-Recreio Sugestão de leitura

Olá amigos,

É com grande alegria que percebemos no mês de abril que a proposta do ECO-RECREIO, abraçada pela comunidade escolar da EMPAGV e, sobretudo pelos estudantes e educadores sociais tem sido um grande sucesso! O nosso agradecimento especial também ao Instituto Arcor Brasil, que acreditou e apoiou nosso projeto!

O que observamos após o recreio é um pátio mais limpo e menos conflitos entre os estudantes graças ao trabalho dos educadores sociais/monitores que orientam sobre as questões do lixo/coleta seletiva e acompanham as brincadeiras.

Juntos, de mãos dadas trabalhamos pelo sucesso do ECO-RECREIO!


Sugestão de leitura:


Os 3 R's: Reutilizar, Reduzir e Reciclar
de Rosa Maria Curto, Jennifer Moore-Mallinos Editora: Escala 40 páginas


Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com Natureza/Meio Ambiente no Ensino Fundamental. Tem como propósito sensibilizar as crianças para a preservação da Natureza e ajudá-las a adquirir hábitos corretos de separação do lixo e de reciclagem dos materiais. Numa linguagem acessível e com exemplos concretos, a criança compreende essa necessidade de cumprir os 3 R´s: reduzir, reutilizar, reciclar.


Sugestão da Articuladora Comunitária da EMPAGV: Wanessa Souza


Estamos lendo e trabalhando com o conceito dos 3 R's no Eco-Recreio e no Programa Mais Educação e sugerimos esta agradável leitura pra vocês!


Consumo Sustentável deágua no "Ana Guedes": um sonho possível

Consumo Sustentável significa saber utilizar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Para isso precisamos somente dar mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente.

Noventa e sete por cento da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), dois por cento formam geleiras inacessíveis e, apenas um por cento é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos...

Pois é, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a população mundial! E esse pouco de água que nos resta está ameaçado pois somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais. Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas.

Sabemos que não dá para viver sem água, então, a saída é fazer um uso racional deste precioso recurso natural. A água deve ser usada com muita responsabilidade.

Sabendo disso logo pensamos em como aplicar a SUSTENTABILIDADE na nossa escola. Em 2010 surgiu a ideia de fazermos um sistema de capitação da água da chuva. Com a ajuda do nosso parceiro Humberto (da Emater) visitamos alguns sistemas de capitação da água da chuva já instalados na região de Nova Contagem e começamos a amadurecer a ideia de como poderia ser na nossa escola.

Felizmente em 2011, com o apoio da Direção nosso sonho esta se tornando realidade e estamos em obras. Em breve nosso sistema decapitação de água da chuva estará funcionando com força total.

A obra da escola "Ana Guedes" sendo realizada por competentes pedreiros...

Nosso sistema de irrigação com garrafa PET em funcionamento....


A caixa d'água de 5.000 litros já foi instalada.


Quem faz?


Quem cuida da Horta Escolar da E.M. Professora Ana Guedes é monitor Onofre Ramos, que conta com a especial ajuda da sua esposa Dona Maria.




domingo, 24 de abril de 2011

OPINIÃO: ECO-RECREIO

Olá amigos,

Hoje é dia de reportagem especial do JORNAL DESCOLADO. A nossa jornalista Jenifer Naira Baldez Fernandes, do 2º ano do 2º ciclo, preparou espontâneamente um pequeno texto dando a sua opinião sobre o ECO-RECREIO:

Vamos conferir:







O ECO RECREIO DA MINHA ESCOLA

O Eco-Recreio na ESCOLA MUNICIPAL PROFª ANA GUEDES VIEIRA é muito bom! Vários meninos estão ajudando no recreio para não poluir o Meio Ambiente e nos ensinam a usar as lixeiras corretamente e separar o lixo.

É muito importante termos o mundo mais limpo, o ar mais puro para proteger a camada de ozônio e economizar água para as pessoas não terem sede no futuro.

ENTÃO VAMOS PROTEGER O MEIO AMBIENTE!




OBRIGADA!




Parabéns Jennifer a equipe do "Jornal Descolado" tem muito orgulho de você!




Todo mundo gosta de brincar no Eco-Recreio!

A recreação é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas. Ela pode ser uma importante estratégia de inclusão e socialização, além de desenvolver as habilidades psicomotoras das crianças.



Assim, a recreação transfere-se para o cotidiano e aproxima-se de uma vida permeada de informações. Esse processo de educação se dá através da convivência de diversos desses indivíduos, mais especificamente crianças, dentro de locais especializados que transmitem tais valores indiretamente, por meio da recreação.



A Recreação designa recreio ou prazer; sentir satisfação, divertir-se numa atividade esportiva e através dela é possível educar. As crianças buscam em seu interior algo estimulante, que saia da rotina diária, podendo a recreação ser utilizada, até mesmo dentro da sala de aula.



Acima,fotos de algumas brincadeiras do Eco-recreio

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A cor das lixeiras no Eco-Recreio

Mudar hábitos não é tarefa fácil, principalmente quando se trata de crianças do ensino fundamental, acostumadas até então a jogar todo e qualquer tipo de lixo numa única lixeira.

Com a impantação do projeto ECO-RECREIO estamos aprendendo sobre o que é lixo, tempo de decomposição de materiais e principalmente coleta seletiva.

Mas, você sabe o que é coleta seletiva?

Então, preste atenção:


Acima: A coleta seletiva já começou na EMPAGV

Coleta seletiva - É a atividade de separar o lixo, para que ele seja enviado para reciclagem. Separar o lixo é não misturar os materiais possíveis de serem reaproveitados ou reciclados (usualmente plásticos, vidros, papéis, metais) com o resto do lixo (restos de alimentos, papéis sujos, lixo do banheiro).




VANTAGENS DA COLETA SELETIVA

Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:

• Diminui a exploração de recursos naturais;
• Reduz o consumo de energia;
• Diminui a poluição do solo, da água e do ar;
• Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
• Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo;
• Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias;
• Diminui o desperdício;
• Diminui os gastos com a limpeza urbana;
• Cria a oportunidade de fortalecer organizações comunitárias;
• Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.



Cor das lixeiras para reciclagem, colocando assim sem o nome você seria capaz de identificar qual a finalidade de cada lixeira utilizada para a reciclagem?

A cor das lixeiras não foi decidida de forma aleatória. As cores foram definidas por uma resolução do CONAMA a de número 275/2001, que visava padronizar e facilitar a coleta destes resíduos não só para reciclagem, conforme aponta a resolução mas também para o adequado descarte de material contaminado como o material hospitalar, cujas lixeiras foram definidas para a cor branca.

AZUL: papel/papelão;
VERMELHO: plástico;
VERDE: vidro;
AMARELO: metal;
PRETO: madeira;
LARANJA: resíduos perigosos;
BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
ROXO: resíduos radioativos;
MARROM: resíduos orgânicos;
CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação


Usa-se a cor preta também para lixo orgânico.


Fonte: Cartilha de Formação dos Monitores do Eco-Recreio

http://www.ecologiaonline.com/cor-das-lixeiras/

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Eco-Recreio

Com o apoio do Instituto Arcor, através do Programa Minha Escola Cresce está sendo implantado este ano ana escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira o projeto ECO-RECREIO.

Este projeto surgiu da demanda do coletivo de professores e funcionários da escola durante uma reunião pedagógica no primeiro semestre de 2010.




O objetivo do projeto é estimular os estudantes a aproveitar o horário do recreio de uma maneira mais agradável, com menos brigas, desentendimentos, depredações e riscos de acidentes redescobrindo o prazer de brincar e estabelecer a noção de responsabilidade coletiva, transformando a escola num ambiente limpo e saudável.

Envolver a comunidade escolar nesse processo através da participação de educadores sociais (professores, funcionários, pais e estudantes do Programa Mais Educação) que voluntariamente irão monitorar o recreio e promover brincadeiras com os estudantes, além de estimular a construção de uma consciência coletiva com relação a noções de higiene e limpeza e preservação do meio ambiente.

Uma das metas do Eco-recreio é estimular a participação da comunidade na escola. Nos referimos a comunidade escolar de uma forma ampla (professores, funcionários, pais e estudantes do Programa Mais Educação) e no prazo de 2 meses (fevereiro e março 2011) sensibilizamos todos esses atores do processo educativo, sobretudo a família para participar do projeto através da efetivação do recreio monitorado pelos educadores sociais/monitores a parir de abril.

Os educadores sociais são responsáveis por promover brincadeiras e orientar os estudantes em caso de conflitos e acidentes no período de recreio. Também serão multiplicadores de atitudes positivas no que diz respeito a conscientizar nossos estudantes dos prejuízos de se jogar lixo no chão, questões de higiene e saúde e também coleta seletiva.

Pretendemos oferecer no decorrer do ano oficinas para formação desses educadores sociais e investir nesse processo de parceria com a comunidade através de reuniões em que serão discutidas questões pertinentes ao grupo.


Abaixo, seguem fotos da 1ª turma de Formação de Monitores do Eco-Recreio. O curso foi ministrado pela psicológa Kele Trindade, que falou sobre o papel do "Educador social/monitor" e sobre motivação e pelas orientadoras do Eco-Recreio na escola, as professoras Marta e Wanessa.




Acima: A monitora Amanda, já com seu crachá de identificação.


A comunidade escolar participou do curso com o coração aberto... o estudante Wilgner até fez um coração com as mãos para posar pra esta foto.



A estudante Ana Clara e as lixeiras coloridas para coleta seletiva que foram compradas com o apoio do Instituo Arcor Brasil.




A psicológa Kele durante a formação dos monitores do Eco-Recreio.

Agora estamos preparados pra começar com as atividades do projeto.

Juntos, vamos vencer!




Para conhecer o Programa Minha Escola Cresce, do Instituto ARCOR BRASIL clique AQUI

terça-feira, 19 de abril de 2011

Jornal DESCOLADO

Olá amigos,

Você é nosso convidado especial para ler a 3ª edição (fev/mar 2011) do Jornal DESCOLADO, o jornal escrito e editado pelos estudantes da Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira.

Para ler o nosso jornal CLIQUE AQUI



O jornal escolar




Foi com o método de Freinet que o jornal escolar se divulgou e ainda hoje os princípios que o enformam são válidos, pois, para além do desenvolvimento da criatividade, esta atividade propicia a observação e a experiência fundamentais à aquisição de conhecimentos e criação de um ambiente de cooperação e de tolerância."

SILVA,Maria Alda,(1991), Iniciação à Comunicação Oral e Escrita, Editorial Presença

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ESCOLA SUSTENTÁVEL


Quando pensamos em trabalhar as temáticas do meio ambiente e fazer da nossa escola um espaço sustentável, é comum acharmos que isso significa reformar a estrutura física do prédio e que isso vai gerar altos custo$. Mas, não é bem assim. O fundamental é permitir que os estudantes incorporem ao cotidiano atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais.



Ser ecologicamente sustentável significa apostar num desenvolvimento que não desrespeite o planeta no presente e satisfaça as necessidades humanas sem comprometer o futuro da Terra e das próximas gerações. Tal postura se enquadra no conceito de permacultura, criado em 1970 e segundo o qual o homem deve se integrar permanentemente à dinâmica da natureza, retirando o que precisa e devolvendo o que ela requer para seguir viva. Parece complicado, mas pode ser posto em prática com ações simples, como não strong>esperdiçar água, cultivar áreas verdes e preferir produtos recicláveis.



Sabe-se que, em pequena escala, tais procedimentos não revertem os danos causados ao meio ambiente, porém contribuir para a conscientização ecológica dos estudantes contribui para a mudança de "atitudes". Nossos estudantes se transformam em multiplicadores de atitudes positivas com relação ao meio ambiente.



Na nossa escola trabalhamos com esta perspectiva no GESP Meio Ambiente e no Programa Mais Educação.



Na foto acima: os aspersores de garrafa pet na irrigação da Horta da escola Ana Guedes.

Um exemplo das nossas ações em 2011 pode ser visto na implantação do ECO-RECREIO, com sua proposta de coleta seletiva de lixo e brincadeiras ecológicas e com a Oficina de Horta Escolar , com a instalação do sistema de capitação da água da chuva.



Na foto acima: estudantes na Horta Escolar da E.M. Professora Ana Guedes Vieira com a monitora Maria.

A questão ambiental é um assunto cada vez mais em pauta na sociedade e, trabalhar estas questões na escola e imprementar projetos de sustentabilidade não é tarefa fácil, mas, com muito trabalho em 2011 pretendemos integrar práticas de sustentabilidade às ações cotidianas de nossa escola.




Na foto acima: Nossos estudantes FELIZES na Horta Escolar!


CLIQUE AQUI E SAIBA COMO TRANFORMAR A SUA ESCOLA NUM ESPAÇO DE SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA ANIMAÇÃO ACIMA

Obrigada aos nossos parceiros CSANA (Marilda), Emater MG (Humberto) e Mara (SEDUC/Meio Ambiente) pelo apoio dado a nossa Horta e aos nossos projetos de Educação Ambiental.

LINK ANIMAÇÃO e bibliografia:http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/projeto-para-escola-sustentavel-institucional-meio-ambiente-desperdicio-consumo-consciente-educacao-544830.shtml?page=1

terça-feira, 5 de abril de 2011

100 anos de Contagem

No dia 31 de março recebemos a visita do o secretário municipal de educação de Contagem Lindomar Diamantino Segundo para entrega do o Atlas Histórico, Geográfico e Cultural de Contagem aos alunos do 1º ano do 2º ciclo do turno da manhã.




Nosso secretário falou sobre a responsabilidade dos estudantes em conhecer e divulgar a história da nossa cidade, já que é no 1º ano do 2º ciclo que se aprofunda os estudos sobre o município. Contou também que haverá uma grande programação para a comemoração do aniversário de 100 anos de Contagem, já que este é o ano do nosso centenário.



O que a estudante Ana Clara Silvestre (1° ano do 2° ciclo), também repórter mirim do Jornal Descolado + Educação escreveu sobre esta visita:

Contagem, 01 e abril de 2011.

Oi gente, a visita do Lindomar Diamantino foi muito legal e eu gostei muito dele.
Ele falou que o dia do aniversario de Contagem é 30 de agosto de 2011, e que nossa cidade vai comemorar 100 anos.
Ele prometeu vir aqui para cantar o Hino da cidade no final do ano trazendo o seu violão e falou que Contagem está cada vez melhor, agora só falta preservar a nossa cidade.
Eu e meus colegas agradecemos a todos que gostam da nossa cidade.


QUE DEUS ABENÇOE TODOS!





Ficou curioso para conhecer a cidade de Contagem, CLIQUE AQUI e faça o download do Atlas.

Postado por Ana Clara Silvestre (repórter Jornal Descolado + Educação)




Nas fotos acima cenas dos estudantes do Mais Educação conhecendo e compartilhando o Atlas de Contagem com os colegas.
Até a próxima postagem!!!!