terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Milho verde: plantio e cultivo

Olá amigos da Escola Ana Guedes,


O final do ano chegou e na HORTA ESCOLAR já é época de plantarmos milho. É fácil e econômico para cultivar. Você pode plantar milho em um pequeno terreno, se quiser!

O
milho (Zea mays) é um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo.


Olá amigos do Programa + Educação,

O milho é extensivamente utilizado como
alimento humano ou ração animal, devido às suas qualidades nutricionais. Puro ou como ingrediente de outros produtos, é uma importante fonte energética para o homem. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano.

Além das fibras, o grão de milho é constituído de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B. Possui bom potencial calórico, sendo constituído de grandes quantidades de açúcares e gorduras. O milho contém vários sais minerais como (ferro, fósforo, potássio e zinco) no entanto é rico em ácido fítico, que dificulta a absorção destes mesmos.

Na nossa região (sudeste), o mês de plantio mais indicado geralmente é setembro, mas o mesmo pode ser feito até em novembro. Na nossa Horta plantamos em novembro. Dependendo do mês de plantio, o espaçamento entre as linhas e a quantidade de sementes por metro deve variar. O ciclo do plantio varia entre 115 e 135 dias.

A adubação deve ser feita conforme a análise do solo (no nosso caso contamos com o apoio da Emater - MG durante o ano para análise do nosso solo). O controle de pragas e ervas daninhas só deve ser feito se necessário.

Quer saber mais sobre o plantio e cultivo do milho verde CLIQUE AQUI e entre no site da EMATER-MG


Abaixo, fotos da Horta Escolar do "Ana Guedes":







Os estudantes com as sementes de milho para o plantio:



Depois de plantar hora de descansar:


Abraços!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário