quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Fotografia no Mais Educação

Não existe jornalismo sem fotografia. A fotografia é uma evidencia de que realmente o fato aconteceu. Não poderia deixar de ensinar aos alunos do Mais Educação noções básicas de fotografia! Já que a oficina que trabalho é o Jornalismo.


Quando você vê as fotografias do Mais Educação fica curioso para saber como fazemos estes efeitos visuais? Nesta postagem vou explicar um pouco sobre a técnica usada para estes efeitos quase perfeitos!


Vanessa (frente) e Juliane (atrás)
Nada de montagens complicadas no Photoshop e nem de construções gigantes no meio do deserto, o segredo dessas imagens é muito mais simples e se chama perspectiva forçada, uma técnica que usa a distância relativa dos objetos para criar efeitos incríveis.


Você pode fazer uma fotografia com perspectiva forçada de basicamente qualquer objeto, mas isso fica muito mais divertido quando você está com os seus amigos. Existem vários tipos de ilusão de ótica que podem ser feitos com essa técnica.


Nicole (centro), Amanda e Caique (fundo)
Esse é o mais comum dos tipos, no qual alguém parece ser gigante e o outro cabe na sua mão ou sussurra algo no seu ouvido. Para fazer uma imagem assim você precisa de no mínimo duas pessoas e um local aberto relativamente grande. A pessoa que for se tornar um gigante deve ficar mais próxima da câmera e a outra pessoa deve se afastar bastante.


Gustavo (frente) e Breno (atrás)

Isso pode ser feito de várias formas, mas o mais recomendado é fazer em uma subida, para que seja possível fazer um efeito de que alguém está sendo pendurado no ar ou de que a pessoa gigante está segurando a menor nas mãos.



Amanda Maurício


Use a criatividade e forme as imagens mais inusitadas e divertidas com os seus amigos! Você pode usar mais do que duas pessoas, fazendo uma composição com pessoas de tamanhos variados ou uma cena com um gigante e um grupo de minipessoas. 


Gustavo e Robert
Se o objeto precisa ficar gigante, ele deve estar mais à frente e se ele precisa ficar menor (caso de prédios e elementos arquitetônicos, por exemplo), quem deve estar para frente é a pessoa que está interagindo com ele. Cabe ao fotógrafo enquadrar a cena e instruir a pessoa fotografada sobre como ela deve se posicionar para encaixar a sua pose com o monumento. 


Amanda Maurício
O importante para fazer fotografias com a perspectiva forçada é ter bastante criatividade para pensar no que pode ser feito, além de ter um grupo de amigos para ajudar. Não tenha medo de tentar, mesmo que no começo pareça que é algo muito difícil. 


Vanessa e João Paulo
Lembre-se sempre da distância aparente entre os objetos e pessoas e trabalhe em conjunto com aquelas que você estiver fotografando, pedindo ajuda para que elas se movam e se ajustem na melhor pose possível. Deixe a sua imaginação solta e divirta-se!


"Trabalhar fotografia com os alunos do Mais Educação desta vez foi melhor do que a primeira, os alunos já possuem um conhecimento básico sobre fotografia o que nos proporciona trabalhar com mais agilidade e metodos mais avançados. Só foi possível realizar este trabalho com a colaboração dos alunos, coordenação, direção e a ótima infraestrutura que a escola possui."


Monitor Yuri Soares
Oficina de Jornalismo

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Gostaria de parabenizar o Yuri pelo maravilhoso trabalho.

    É graças ao empenho e dedicação de voces que estamos colhendo frutos positivos do nosso trabalho com a educação integral e o Programa Mais Educação.

    Abraços!

    WANESSA

    ResponderExcluir
  2. BROTHER MUITO BOM O BLOG E O POST NEM SE FALE, GOSTEI MUITO, SEMPRE QUE TIVER NOVOS POSTS ME MANDE,
    GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir