quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Escola, participação e cidadania

A educação para a cidadania constitui, no nosso tempo, um desafio e um compromisso para todos os responsáveis na formação de crianças e jovens.

Na nossa escola vários projetos trabalham a educação para a cidadania, buscando a formação de cidadãos livres, conscientes, democráticos e participativos, em que cada cidadão se reconhece como um agente de transformação na sociedade.

Segundo Pedro Demo, 2002, p. 34 "É isto que se espera da cidadania moderna, um cidadão sempre alerta e bem informado, critico, criativo, capaz de avaliar suas condições sociais, econômicas, dimensionar sua participação histórica, reconstruir suas práticas participar decisivamente da sociedade e da economia."

Sendo assim, foi com imensa alegria que presenciamos nesta quinta-feira, dia 8 de setembro de 2011 a ação coletiva e voluntária dos estudantes Walerson, Jamile, Pietro, Camila e Sérgio, do 3º ano do 3º ciclo (Turma 332) sala 04 que ajudaram o nosso funcionário Sr. Sebastião a reformar as carteiras quebradas, que se amontoavam nos fundos da escola.

A maioria dessas carteiras foram depredadas pelos próprios estudantes e, estamos felizes em observar uma mudança de postura e atitude dos mesmos.

A semente foi plantada e hoje vimos que ela está germinando... esperamos colher muitos frutos ainda.

Parabéns a todos da escola Ana Guedes que contribuem para a construção de uma escola e de uma sociedade cada dia melhor!!!

Bibliografia: DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro- RJ. 2002. P. 33-35








2 comentários:

  1. Olá amigos

    Com iniciativas assim os estudantes exercerõo sua cidadania com sabedoria.

    Parabéns a escola!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    A UNIÃO faz a FORÇA!!!!!

    Parabéns pela AÇÃO COLETIVA de reformar as carteiras.

    Abraços!

    ResponderExcluir