A equipe de fiscalização do Meio Ambiente e a Guarda Ambiental ganharam reforço especial para o trabalho de proteção ambiental. Em solenidade realizada, sexta-feira (24/10), na sede da prefeitura, foram feitas a entrega de novos equipamentos e uma caminhonete, além do laçamento dos Projetos de Educação Ambiental Mova-se e Escola Sustentável, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ivayr Soalheiro, esta é mais uma medida de reforço das atividades de fiscalização ambiental no município e conscientização da comunidade quanto ao desenvolvimento sustentável. Para ele, a ação é propícia em relação ao momento em que o país está passando, de mudança climática, comprometendo o abastecimento de água. "Estamos equipando nossos fiscais para garantir a eficácia das ações, principalmente, na Bacia de Vargem das Flores, importante fonte de abastecimento para 400 mil pessoas da RMBH, que precisa ser preservada e livre do desmatamento e ocupações irregulares", afirmou.
Participante do Projeto Escola Sustentável, a diretora da Escola Municipal Ana Guedes Vieira, Eunice Geralda de Melo Sá, contou que a escola já adotava medidas sustentáveis, mas com a inclusão no projeto o resultado foi imediato. A escola adotou medidas simples de economia de água e no mês seguinte foi possível ver a redução na conta. "Trocamos as torneiras, identificamos vazamentos, trocamos a boia da caixa d'água, ou seja, com medidas simples conseguimos resultados rápidos. Estou muito satisfeita de integrar este projeto e espero que se amplie para toda a rede de educação", disse.
Prefeito de Contagem Carlin Moura, nossa diretora Eunice de Sá e o vice prefeito João Guedes |
Educação Ambiental
Os Projetos de Educação Ambiental Mova-se e Escola Sustentável têm o mesmo objetivo de conscientizar sobre a adoção de medidas sustentáveis para redução do consumo para públicos diferenciados.
O Mova-se foi criado para conscientizar e sensibilizar os servidores públicos para adotar um papel de corresponsabilidade na gestão de resíduos sólidos, por meio da redução do consumo, reaproveitamento dos materiais, identificação e separação dos recicláveis no ambiente de trabalho.
Suas principais ações consistem em: reduzir o consumo de papel; evitar impressões desnecessárias; reaproveitamento do papel; substituição de copos descartáveis por canecas duráveis; consumo consciente da energia elétrica, desligando computadores e apagando as luzes quando não estiverem sendo utilizados; evitar o desperdício da água; buscar parcerias especializadas na coleta de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e também para o recolhimento de óleo de cozinha; uso com moderação clipes, grampos, bilhetes e envelopes; além de implantar sistema de coleta seletiva; incentivando os funcionários a contribuírem e jogarem os resíduos no local certo.
Elas serão desenvolvidas por meio de campanhas internas, mural educativo, tags, flyer e adesivos de divulgação, e-mails e palestras. O projeto está sendo executado nas secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Desenvolvimento Urbano e no Instituto de Planejamento Urbano de Contagem (Ipucon) e será expandido para as demais secretarias.
O Programa Municipal Escola Sustentável tem o objetivo de promover a educação ambiental nas escolas, no qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e sustentabilidade. São priorizados os eixos de redução no consumo de água e energia, diminuição da geração de resíduos e preservação da biodiversidade.
Inicialmente, participam do projeto as escolas municipais Professor Geraldo Basílio Ramos, Machado de Assis, José Ovídeo Guerra, Ana Guedes Vieira e Virgílio de Melo Franco. Além do trabalho de conscientização com o os alunos e servidores, são desenvolvidas oficinas e palestras educativas e motivadoras.
Fonte: Prefeitura de Contagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário