quarta-feira, 27 de agosto de 2014

HORTA NAS CASAS

PROJETO:   "UMA HORTA EM CADA LAR"
Estudantes da turma 3 se preparando para ir a casa da Stephany


Este projeto nasceu de um levantamento feito com as crianças do programa, das turmas da manhã, para identificar se elas tinham ou não uma horta em casa. A princípio estávamos trabalhando a Alimentação Saudável, mas com o interesse das crianças pela horta escolar, ampliamos nossa pesquisa e chegamos a este projeto, que propõe, entre outras atividades, o plantio de canteiros, nas casas onde não existe uma horta e que seja desejo da família. Nas casas que não possuem terreno, levaremos a horta vertical, confeccionada pelas crianças na oficina de artesanato. 
A aceitação das famílias foi imediata e satisfatória. 
O projeto também conta com pesquisas, confecção de gráficos, desenhos, visitas às casas, excursão à horta da região onde se comercializa hortaliças, Plantio de mudas, arte culinária (saladas, sanduíches, sucos e chás), plantio de ervas medicinais. 



PLANTIO DE HORTA NA CASA DA STEPHANY
Na última sexta feira, dia 22/08, um grupo de estudantes do Programa Mais Educação da turma 3 manhã, foi até a casa da estudante Stephany (10 anos), para plantar um canteiro de alface e almeirão.  Eles adoraram a experiencia e todos estão ansiosos para ver o resultado.
Na casa da Stephany existia um canteiro onde sua avó, Dona Maria do Carmo, plantava hortaliças e ervas medicinais. Dona Maria do Carmo teve um problema de saúde, que a impediu de continuar cuidando da horta. Ela sempre pedia para que suas netas cuidassem pra ela, mas a horta acabou. Com a iniciativa do projeto de recuperar um canteiro dessa horta, trouxe muita satisfação para a avó e para Stephany, que agora é responsável pelo cuidado com as plantas. Toda a família está feliz com o novo canteiro, que é muito pequeno, mas, será de grande contribuição para as próximas refeições. 
A próxima casa a ser contemplada com um canteiro será a do Wesley (10 anos), que aguarda ansioso.
                                                    CONFIRA AS FOTOS:
Preparando o canteiro.


Aguardem próximas postagens do acompanhamento deste e de outros canteiros.

Deixe seu comentário, ele nos ajuda a crescer!

2 comentários:

  1. Boa Noite!
    Parabéns pelo belo trabalho!
    Sou professora a longos anos,e nunca vi um trabalho como o de vocês.
    É encantador.
    Sucesso cada vez mais a todos os envolvidos no projeto.
    Um abraço .
    Professora Valdete Cantu de Dourados M/S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdete!
      Agradecemos imensamente pelo comentário! Trabalhamos com inúmeras dificuldades, e o reconhecimento, principalmente vindo de uma colega de profissão, é o nosso combustível para continuar lutando por uma educação diferenciada e de qualidade. Muito Obrigada! Continue nos visitando. Abraço,
      Equipe do Mais Educação.

      Excluir