terça-feira, 11 de setembro de 2012

VI MOSTRA LITERÁRIA DE CONTAGEM

VI MOSTRA LITERÁRIA  DE CONTAGEM

Neste ano a Prefeitura Municipal de Contagem por meio da Secretaria de Educação  trouxe para a comunidade escolar a 6ª edição da Mostra Literária. Esta foi uma atividade do Programa Leitura Além das Letras.
Foram 3 dias de evento (04, 05 e 06 de setembro), que ofereceu atividades como: contações de histórias, bate-papos com autores, cafés literários, palestras, oficinas, peças teatrais e 28 standes representando os projetos literários desenvolvidos em nossas escolas. Todos os participantes concorreram ao Prêmio Contagem Literária e este ano contempla as temáticas Literatura e Música: um diálogo entre ritmo e a imaginação.
A Escola M. Professora Ana Guedes Vieira e o Programa Mais Educação desta escola parabeniza os realizadores do evento pela organização e pela qualidade dos trabalhos apresentados. Sentimo-nos honrados por participar dessa festa cultural.
Participamos com os seguites projetos:
  • "Saboreie a Culinária e os Ritmos Africanos": Trabalhamos a identida e o pertencimento étnico dos estudantes; a culinária e os ritmos africanos expostos em livros de literatura africana e afro-brasileira. Produzimos pinturas, maquetes, poemas e paródias anti-racistas. O objetivo maior foi mostrar aos estudantes uma África que o Brasil não conhece, as belezas e riquezas que este continente oferece, para que então, os afro-descendentes possam se orgulhar de suas raízes. E este trabalho continua a fazer parte do nosso dia-a-dia escolar.
  • "Cantigas e Contos Folclóricos": Esse trabalho iniciou com a construção do nosso Boi-tatá e posteriormente foram desenvolvidas coreografias e canções com os estudantes. O Boi-tatá é conhecido na comunidade de contagem e já participou de vários eventos culturais, sempre levando muita música, ritmo e defendendo diferentes temáticas. Os estudantes se empenham em participar de todas as propostas que apresentamos. Atualmente estamos desenvolvendo as cantigas e os contos folclóricos, resgatando muito da nossa cultura popular. O Boi-tatá está sempre acompanhado por parceiros como "Os tambores de Contagem" e muitos outros, que enchem de ritmo e alegria as nossas apresentações.
Confira a participação da E.M.Prof. Ana Guedes Vieira:

 


Postado por Marta Trindade (Programa Mais Educação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário