quarta-feira, 28 de novembro de 2012

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Novidades da Horta

NOVAS FOTOS DA NOSSA HORTA
No dia 14 de novembro realizamos a  colheita em nossa horta escolar. Os estudantes do Programa Mais Educação puderam levar pra casa o fruto de nosso esforço. Nos alegramos por poder proporcionar a eles, além do contato com a terra e o cultivo dos vegetais, também aprendem conceitos e práticas de uma alimentação saudável. E o melhor é que se tornam multiplicadores, oferecendo as suas famílias informação e alimento.
Confira nossas fotos:



NOSSOS ESTUDANTES SE ORGULHAM DA HORTA DA ESCOLA.









NOVEMBRO/2012








POSTADO POR: YURI e MARTA TRINDADE
FOTOS: MARTA TRINDADE

Dia Nacional da Consciência Negra

Dia 20 de novembro: 
Dia da Consciência Negra
 "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser

ensinadas a amar."
Nelson Mandela.


dia da consciência negra
Zumbi dos Palmares: um herói brasileiro


História do Dia Nacional da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
Fonte: SuaPesquisa.com

Fique por dentro:
  Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.








                                 Postagem: Marta Trindade

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Programa Escola Aberta no "Ana Guedes"

Hoje nós da EMPAGV viemos divulgar mais um projeto implantado em nossa escola, o Programa Escola Aberta. Você deve está se perguntando: "O que é Escola Aberta?"

O Programa Escola Aberta incentiva e apóia a abertura, nos finais de semana, de escolas públicas de educação básica localizadas em territórios de vulnerabilidade social. Em parceria, a comunidade escolar e a do entorno ampliam sua integração planejando e executando atividades educativas, culturais, artísticas e esportivas. 

A proposta do Programa visa fortalecer a convivência comunitária, evidenciar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, além de contribuir para valorizar o território e os sentimentos de identidade e pertencimento. A troca de saberes pode redimensionar os conteúdos pedagógicos, tornando a escola mais inclusiva e competente na sua ação educativa, favorecendo novas práticas de aprendizagem e proporcionando oportunidades de promoção e exercício da cidadania. 

O Escola Aberta foi implantado em nossa escola no dia 22 de setembro deste ano e desde então não para de oferecer novidades aos participantes. Até o momento o Programa funcionou oito vezes (sábados), apesar do pequeno número de dias estamos mostrando que vale a pena sair de casa no sábado e vir para o Escola Aberta participar de alguma atividade oferecida pelo mesmo. Em nossa escola o programa oferece as seguintes atividades: Esportes (Futebol, Vôlei), Graffiti, Biscuit e Artesanato.

Confira algumas fotos do primeiro dia do Escola Aberta em nossa escola.

Gestora Sandra Condé pulando corda



   




Fique por Dentro
O Programa Escola Aberta em nossa escola funciona aos sábados de 8:00 ás 16:00

Fonte: Ministério da Educação