quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Educação Sexual (PSE)

Olá estudantes, professores, funcionários e amigos da escola Ana Guedes, tudo bem?

No dia 18/10, os estudantes do 2º ano do 2º ciclo, orientados pela professora Maria Conceição Santiago apresentaram um teatro e diversos trabalhos abordando a temática "Educação Sexual" e "Doenças Sexualmente Transmissiveis"

Este trabalho tem como foco a orientação sexual na escola de acordo com os PCNs do Ministério da Educação, e com as expectativas do trabalho pedagógico de conteúdos trabalhados para o ciclo. O trabalho sistemático e sistematizado de Orientação Sexual dentro da escola articula-se,
portanto, com a promoção da saúde das crianças e dos adolescentes.


O PCN de orientação sexual tenta através de sua proposta, redimensionar a prática pedagógica para que alcance o todo da sexualidade, legitimando e também delimitando o papel do educador, para que, não se restrinja às informações físico-anatômicas, que remetem apenas a um cunho informativo e não trazem resultados significativos. Segundo o documento é necessário viabilizar um processo de atuação do professor em que o mesmo abranja o tema em sua complexidade, contribuindo desse modo com a aprendizagem.



"Praticamente todas as escolas trabalham o aparelho reprodutivo em Ciências Naturais. Geralmente o fazem por meio da discussão sobre a reprodução humana, com informações ou noções relativas à anatomia e fisiologia do corpo humano. Essa abordagem normalmente não abarca as ansiedades e curiosidades das crianças, nem o interesse dos adolescentes, pois enfoca apenas o corpo biológico e não inclui a dimensão da sexualidade. Sabe-se que as curiosidades das crianças a respeito da sexualidade são questões muito significativas para a subjetividade, na medida em que se relacionam com o conhecimento das origens de cada um e com o desejo de saber. A satisfação dessas curiosidades contribui para que o desejo de saber seja impulsionado ao longo da vida, enquanto a não-satisfação gera ansiedade, tensão e, eventualmente, inibição da capacidade investigativa. A oferta, por parte da escola, de um espaço em que as crianças possam esclarecer suas dúvidas e continuar formulando novas questões, contribui para o alívio das ansiedades que muitas vezes interferem no aprendizado dos conteúdos escolares" (BRASIL, 1999, p. 292).


Os PCN apontam algumas sugestões de trabalho nas mais diferentes áreas de conhecimento. Apontam, ainda, inúmeras outras sugestões para trabalhar a temática em três blocos de conteúdos, respectivamente: corpo-matriz da sexualidade; relações de gênero e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis/Aids, nas mais diversas áreas: geografia, arte, matemática, educação física, língua estrangeira e ciências naturais.


Nessa perspectiva, com seriedade e baseado nas recomendações do Ministério da Educação nos PCN's e no PSE (Programa Saúde na Escola) foi realizado o trabalho sobre este tema em sala de aula.


Entenda o que são Prarâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) clicando AQUI

Para ler e salvar no seu computador os Parâmetros Curriculares Nacionais clique
AQUI

Conheça o Programa Saúde na Escola (PSE) clicando AQUI





REFERÊNCIAS

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais/ Ensino Fundamental: Orientação
sexual. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12640%3Aparametros-curriculares-nacionais1o-a-4o-series&catid=195%3Aseb-educacao-basica&Itemid=859

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