segunda-feira, 29 de abril de 2013

1ª Caminhada pela Paz de Nova Contagem



A ideia foi promover um evento que coloque os jovens na rua, a fim de expressar os anseios das Juventudes e o desejo de paz, justiça e fraternidade da população da região Vargem das Flores e Nova Contagem. Foi um gesto e sinal concreto da Campanha da Fraternidade 2013 sobre o tema da Juventude.




O percurso ficou definido da seguinte forma:
Saída: Em frente da Escola Estadual Nova Contagem I,(reflexão sobre a educação) percorrer a VP 2, continuando na VP 1 e terminando na praça do Coreto.

1ª Parada: Praça do Skate, tema: lazer, animado pelo Chiara Palazzoli.

2ª Parada: Praça VC 4, tema: futuro e sonhos da juventude, animado pela escola Ana Guedes

3ª Parada: Entrada do Vila Esperança, tema: trabalho, animado pelos grupos de crisma de S. Judas e S. Clara.

4ª Parada: Praça da Penitenciária Nelson Hungria, tema: Violência e extermínio dos jovens, animado pela Pastoral da Juventude.

5ª Parada: Cecom São Gabriel, tema: cultura, animado pelo grupo pré-vestibular.

Chegada: Praça do Coreto, tema: os jovens e as drogas, animado pelo Fica Vivo e grupo jovens N. S. Aparecida Serra Verde.

Refaça o percurso http://goo.gl/maps/2B2NJ


Os temas de reflexão durante a caminhada e as paradas foram:
- Educação, Lazer, Trabalho, Violência, Cultura, Drogas, Espiritualidade, Juventudes, Saúde.



A Caminhada serviu para mostrar à sociedade o que o jovem precisa e também o que já foi conquistado. Lembrar que é preciso denunciar e anunciar, por isso abordamos também pontos positivos na vida jovem. Em cada parada, foram apresentados pontos negativos e positivos, anseios, utopias e sonhos da juventude dos nossos bairros.

Equipe Jornal Descolado
Entrevistas





Professores e Funcionários de nossa escola


Fonte: Paróquia São Domingos de Gusmão
Confira mais fotos em nossa página no Facebook!

Postado por: Yuri Soares

sábado, 27 de abril de 2013

Confecção Painel Caminhada da Paz

Com a supervisão do monitor Yuri e coordenadora Marta Trindade, os estudantes do Mais Educação confeccionaram o Painel que será apresentado na 1ª Caminhada pela Paz de Nova Contagem. Foi proposto aos estudantes criassem um graffiti/desenho com o tema "Paz", o desenho escolhido foi o da estudante Lorena Garcia (T2T), que infelizmente não pode participar da confecção. 









Confira mais fotos em nossa página no Facebook!

Postado por: Yuri Soares

domingo, 7 de abril de 2013

7 de Abril Dia Nacional do Jornalista


A Importância do Jornalismo no Contexto Mundial

Afinal, qual é a função dessa profissão tão emblemática que traz à sociedade luz aos problemas do mundo e revelam um outro que encanta e transforma ações?

Imaginem um mundo onde só houvesse cegos, que conhecessem o exterior pelo que tocam e não pelo que vêem. É mais ou menos assim o mundo sem o jornalismo. Não que as pessoas não sejam perceptivas às informações expostas, mas o jornal, ou melhor, aqueles que estão por trás dele, ajudam a formar opiniões sobre o contexto atual em que vivemos. Glaíse Palma, jornalista, descreve “é tirar do escuro o que ninguém vê para poder transformar o meio. É se preparar e adquirir ferramentas para alterar o mundo que o circunda.”.

O jornalismo pode e deve mudar uma nação. É através de suas apurações que são descobertas crises, escândalos; que abrem CPIs; que promovem a justiça.Tanto que, é considerado o Quarto Poder - uma célula bastante poderosa na sociedade. Representando a voz do povo. Em alguns países como a China, o jornalismo é controlado rigorosamente.

Aqui no Brasil, instalaram a ditadura. Censuraram jornais, canais, revistas; entraram em redações, apreenderam exemplares, mataram jornalistas como Vladimir Herzog.
Mas, que reviveu com a democracia e sua liberdade de expressão. Acompanharam das diretas já ao impeachment, e a ascensão de um metalúrgico de esquerda a assumir o poder.

É importante porque através das matérias a população se comove, se revolta, se desperta em relação aos problemas enfrentados pelo mundo. Quem nunca se esquecerá da cena do World Trade Center vindo a baixo, numa transmissão ao vivo em todo o planeta?


O jornalista se forma, não porque escolheu sobre que assunto falar ou o que cobrir. Ele simplesmente escolheu servir ao melhor público: o seu leitor. E até não parece ser gente. Ele se arrisca se cansa, se estressa, vai preso só para ter a oportunidade de contar uma história.
O jornal transmite as informações do mundo todo numa linguagem que todas as classes sociais podem ter acesso. Seu alvo é fazer com a mensagem possa ser compreendida, desde criança a um adulto.

Enfim, o jornalismo é uma arte. É se preocupar com as pessoas e se doar a elas. O seu compromisso é com a verdade, para ajudar a construir a história da sociedade e divulgar aquilo que vem à luz.

Parabéns Jornalistas, esta sem dúvidas é uma grande profissão!

Confira fotos da nossa "redação" em nossa página no Facebook!

Postado por: Yuri M. Soares