quinta-feira, 18 de agosto de 2011

BELGO BEKAERT LEVA A CORTE PORTUGUESA PARA CONTAGEM

Olá pessoal,

Abaixo convite super carinhoso que recebemos e achamos tão bacana que resolvemos dividir com vocês:

Estão todos convidados lembrando que a entrada é gratuita!

A companhia Catibrum une humor, ironia e teatro de bonecos no espetáculo “Dom João e a Invenção do Brasil”, com entrada gratuita.

No dia 29 de agosto (segunda-feira), às 19h, a Praça Marília de Dirceu, em Contagem (MG), será palco para o espetáculo “Dom João e a Invenção do Brasil”, da companhia mineira Catibrum Teatro de Bonecos. A iniciativa, que integra as comemorações de 100 anos da cidade de Contagem, será realizada pela Belgo Bekaert Arames, com apoio da Fundação ArcelorMittal Brasil e da Prefeitura Municipal. A entrada é gratuita.

A peça é baseada na obra “D. João Carioca”, do cartunista João Spacca e da antropóloga Lilia Moritz Schwarcz. Com bonecos gigantes e técnica inovadora de manipulação de títeres, a montagem conta as aventuras da Corte Portuguesa, tendo como início o dilema vivido por Dom João em 1807: romper com seus velhos aliados ingleses ou enfrentar Napoleão Bonaparte – um dos maiores gênios militares que o mundo conhecera.


Sob intensa pressão, Dom João toma uma decisão sem precedentes na história mundial: mudar a Corte para o Brasil. A bordo de navios organizados às pressas, estava muito mais do que uma nobreza apavorada, mas o próprio Estado, que deixou órfã toda uma nação. E como resultado, a provinciana cidade do Rio de Janeiro transformou-se na capital tropical de um decadente reino europeu.

Os episódios apresentados na montagem não retratam apenas a fuga em massa da nobreza portuguesa, mas, principalmente, a “Invenção do Brasil” e as artimanhas com as quais foram criadas as instituições, a cultura e a política do país, que sobrevivem até os dias atuais. A trilha sonora, executada pela musicista e DJ Luciana Gomes, é de época, e remete ao período da chegada da coroa ao Brasil. A direção é de Lelo Silva.

Catibrum Teatro de Bonecos
Fundada em 1991 por Adriana Focas e Lelo Silva, com a proposta de pesquisar e divulgar o teatro de formas animadas, a companhia completa 20 anos em 2011. Com montagens originais, oficinas e exposições, o Catibrum realiza turnês pelo país, além de participar dos principais festivais do gênero. A companhia também é responsável pela realização do Festival Internacional de Teatro de Bonecos, evento anual que acontece desde 2000 em Belo Horizonte.

DOM JOÃO E A INVENÇÃO DO BRASIL
Grupo: Catibrum Teatro de Bonecos
Data: 29/08/2011 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Praça Marília de Dirceu, Bairro Inconfidentes – Contagem (MG)
Acesso gratuito
Indicação etária: a partir de 14 anos
Informações: (31) 3352-5357

Ficha técnica
Grupo: Catibrum Teatro de Bonecos
Adaptação e direção: Lelo Silva
Colaboração na dramaturgia: Carl Schumacher
Projetos dos bonecos: Eduardo Santos
Criação dos mecanismos dos títeres: Tim Santos, Admar Fernandes e Eduardo Santos
Confecção dos títeres: Eduardo Santos, Daniel Juliano, Luiza Bastos, Lelo Silva, Verbena Cartaxo, Patrícia Lanari e Admar Fernandes
Adereços: Verbena Cartaxo, Júlia D’Almeida, Lelo Silva e Tim Santos
Cenotécnica: Tim Santos
Figurinos: Regina Gontijo
Projeto e confecção dos coletes de manipulação: Tim Santos
Produção: Adriana Focas / Jaqueline Cunha Melo
Elenco: Amaury Borges, Patrícia Lanari, Admar Fernandes, Tim Santos, Daniela Peruci e Eduardo Santos
Trilha sonora executada ao vivo: DJ Black Josie (Luciana Gomes)







Nenhum comentário:

Postar um comentário