sexta-feira, 20 de março de 2015

Água: o assunto do momento!

22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA!

Água doce e limpa: de "dádiva" à raridade.

Estudiosos preveem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, vêem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.
Outro foco de dificuldades é a distância entre fontes e centros consumidores. É o caso da Califórnia (EUA), que depende para abastecimento até de neve derretida no distante Colorado. E também é o caso da cidade de São Paulo, que, embora nascida na confluência de vários rios, viu a poluição tornar imprestáveis para consumo as fontes próximas e tem de captar água de bacias distantes, alterando cursos de rios e a distribuição natural da água na região. Na última década, a quantidade de água distribuída aos brasileiros cresceu 30%, mas quase dobrou a proporção de água sem tratamento (de 3,9% para 7,2%) e o desperdício ainda assusta: 45% de toda a água ofertada pelos sistemas públicos.
Disponibilidade e distribuição
Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.
Fonte: http://www.socioambiental.org/esp/agua/pgn/ - Grifo nosso.

CONTAGEM EM DEFESA DA ÁGUA E DO MEIO AMBIENTE

Na próxima quinta feira, dia 25 de março, a Secretaria de Meio Ambiente de Contagem, em parceria com a COPASA e o IEF - Instituto Estadual de Florestas, promoverá uma mesa redonda com representantes especialista em água. Estarão presentes representantes de escolas e outras instituições, com o objetivo de debater, avaliar e propor sugestões viáveis para contribuir com a preservação da água em nossa cidade.
Serão oferecidas também, palestras educativas em algumas escolas de Contagem.
A Escola M. Profª. Ana Guedes Vieira, juntamente com o Programa Mais Educação, participa desta iniciativa, trabalhando com os estudantes esta temática tão importante: consumo consciente e preservação do Meio Ambiente.
A palestra em nossa escola acontecerá nos dias 13 e 16 de abril. 

CONVIDAMOS A TODOS OS NOSSOS LEITORES A PARTICIPAR CONOSCO DA CAMPANHA DE CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA:
Feche as torneiras, conserte os vazamentos, diminua o tempo no banho, armazene água da chuva, não jogue lixo no chão, preserve as nascentes, não desperdice! seja um(a) defensor(a) da vida!
 Postado por: Marta Trindade

segunda-feira, 9 de março de 2015

BOAS VINDAS

INÍCIO DAS ATIVIDADES DE 2015


Hoje, dia 09/03 de 2015, iniciamos nossas atividades com os estudantes que participam do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Estamos animados e esperamos um ano de muitas realizações. Sabemos que teremos muitas dificuldades, mesmo assim, acreditamos que juntos, escola e comunidade, faremos dos obstáculos, motivação para seguir em frente. Agradecemos o apoio das famílias, dos colegas e da direção da escola, parceiros imprescindíveis ao sucesso do programa.  Agradecemos à todos os nossos colaboradores! Sejam bem vindos!

quarta-feira, 4 de março de 2015

ASSEMBLÉIA DE PAIS

Assembléia de pais.
No dia 28 de Fevereiro foi realizada a primeira Assembléia de pais do ano de 2015. A comunidade presente foi informada sobre o funcionamento e normas da escola. A direção apresentou o corpo docente e demais funcionários da escola. Muitas dúvidas manifestadas pelos presentes foram esclarecidas. 
 A reunião foi muito proveitosa e foi encerrada com uma apresentação de violino das nossas estudantes Franciely e Nicolle, que encantaram a todos. Agradecemos à comunidade pela presença e apoio às atividades da escola.