segunda-feira, 28 de julho de 2014

DIA DO AGRICULTOR

28 DE JULHO
DIA DO AGRICULTOR

O QUE É AGRICULTURA FAMILIAR?
"Segundo a Constituição brasileira, materializada na Lei nº 11.326 de julho de 2006, considera-se agricultor familiar aquele que desenvolve atividades econômicas no meio rural e que atende alguns requisitos básicos, tais como: não possuir propriedade rural maior que 4 módulos fiscais*; utilizar predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas de propriedade; e possuir a maior parte da renda familiar proveniente das atividades agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural."

           IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR:
"Agricultura familiar gera mais de 80% da ocupação no setor rural e responde no Brasil por sete de cada 10 empregos no campo e por cerca de 40% da produção agrícola. Atualmente a maior parte dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros vem das pequenas propriedades. A agricultura familiar favorece emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, como a diversificação de cultivo, o menor uso de insumos industriais e a preservação do patrimônio genético. Em 2009 cerca de 60% dos alimentos que compuseram a cesta alimentar distribuída pela Conab originaram-se da Agricultura Familiar."
fonte:
http://i-uma.edu.br/blog/2013/05/a-importancia-da-agricultura-familiar-no-desenvolvimento-dos-municipios/

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Nossa horta no Estado de Minas

Estado de Minas publica reportagem sobre nosso projeto de Horta Escolar.
No último sábado, dia 19 de junho, o jornal Estado de Minas publicou em seu caderno GURI, uma notinha sobre o nosso projeto de horta escolar.  Nosso projeto está só começando e já é notícia! Aguardem nossas próximas atividades que envolverão toda a comunidade escolar. Nosso objetivo é incentivar a alimentação saudável e a agricultura familiar.