segunda-feira, 19 de maio de 2014

Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo

CONTAGEM 
NO COMBATE E ENFRENTAMENTO 
AO RACISMO

Na semana de 10 a 17 de maio, a prefeitura de Contagem, através das secretarias de Direitos Humanos e da Educação, promoveram a SEMANA DE ENFRENTAMENTO E COMBATE AO RACISMO. A semana ofereceu atividades variadas como: Festa da abolição (10 e 11 de maio); Blitz de enfrentamento (13 de maio); Capacitação sobre racismo institucional (14 de maio); sessão de filme comentada (15 de maio); Seminário (16 de maio) e no último sábado, dia 17 de maio, nós da Escola Ana Guedes Vieira, juntamente com as escolas municipais Professor Geraldo Basílio, Maria do Carmo Orechio e José Lucas Filho, das Funec´s Nova Contagem e Cruzeiro do Sul, além da população que aderiu ao movimento., participamos do encerramento da programação com a Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo. A marcha aconteceu na Praça Paulo Pinheiro Chagas até a Praça do Iria Diniz. A concentração iniciou às 9:00 da manhã deste sábado. Foi uma manhã de muita música, muita alegria e manifestações de apoio a esta causa. Confira as fotos do evento e as nossas entrevistas. 
Lembramos que a marcha terminou, mas a luta continua!

Confira as entrevistas da repórter Lorena Garcia do Jornal Descolado:
“Para nós de Contagem, onde o número maior da população é negra, não consideramos essa marcha como um evento, mas sim como uma Ação Afirmativa de conscientização para realmente enfrentar e combater o racismo.” - Maria Zenó Soares da Silva – Gestora da Política de Promoção da Igualdade Racial

NOSSA FANFARRA BRILHOU!

“Nós sabemos que o racismo está na sociedade brasileira e de forma velada. Se a gente perguntar pras pessoas se elas são racistas elas vão dizer que não, mas é só observarmos os dados econômicos e sociais e veremos que as pessoas negras estão sempre à margem das melhorias sociais.”... “Acredito que se a gente não faz nada, as coisas vão ficar como estão. Com esta marcha queremos levantar uma reflexão sobre o enfrentamento e combate ao racismo. Sabemos que o racismo e o preconceito são internos, então precisamos, cada dia mais, divulgar, ir pra rua, fazer cartazes, faixas, ir pros meios de comunicação, porque só assim é que podemos mudar a consciência das pessoas.” - Jackson Leal – DECADI Seduc.

"Esta marcha vai gerar nas pessoas um sentimento de que é preciso combater o racismo, embora a nossa sociedade seja muito miscigenada, as pessoas ainda são muito preconceituosas. Então, ações desse tipo ajudam a sensibilizar a população. A luta contra o racismo é cotidiana, de todo dia, esse movimento dá visibilidade, mas o que garante uma política contra o racismo são as políticas afirmativas". Professor Ramon – Secretário de Educação de Contagem.


“Acho essa passeata muito válida e importante, porque devemos lutar pela igualdade racial, pois somos o 2º país com maior número de negros e uma miscigenação de culturas, a questão do racismo é muito forte e temos que acabar com isso!” - Pedro - Estudante da FUNEC Cruzeiro do Sul

“Acredito que a longo prazo, quando a gente começar a fazer mais e mais manifestações e passeatas assim, influenciará no futuro. Todo mundo tem que se unir para contribuir contra o racismo. Não é só a gente vir aqui e depois sair e não fazer nada. É no dia a dia que a gente tem que lutar para parar com o preconceito, com as piadinhas sem graça e correr atrás. Eu acredito que se todo mundo, realmente entrar na causa, não só aqui, mas lá fora também, defender mesmo, podemos diminuir o racismo”. - Priscila e Alexander - Estudantes da FUNEC Cruzeiro do Sul



FAIXAS E CARTAZES MANIFESTAVAM O SENTIMENTO DE PROTESTO AO RACISMO!


A FAMÍLIA E.M.P. ANA GUEDES VIEIRA PRESTOU SEU APOIO!


FAMÍLIA E.M.P. ANA GUEDES VIEIRA


O POVO NA RUA APROVOU A INICIATIVA!

MÚSICA, DANÇA E VOZ, NA AVENIDA JOÃO CÉSAR DE OLIVEIRA!

CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA DO IRIA DINIZ, PRESENÇA DA COPASA
Postagem: Marta Trindade
Entrevistas: Lorena Garcia (estudante da Oficina de Jornal da Escola Ana Guedes)

quarta-feira, 14 de maio de 2014

DIA DAS MÃES

HOMENAGEM ÀS MÃES
APRESENTAÇÃO DE FLAUTA NA LOJA LEROY MERLIN

NO ÚLTIMO SÁBADO, DIA 10 DE MAIO, NOSSOS ESTUDANTES HOMENAGEARAM  AS MÃES, CLIENTES DA LOJA LEROY MERLIN,  E A TODAS AS MAMÃES, COM UMA APRESENTAÇÃO DE FLAUTA NO INTERIOR DA LOJA. O EVENTO ACONTECEU ÁS 15:00 HORAS E DUROU APENAS 30 MINUTOS, TEMPO SUFICIENTE PARA ENCANTAR OS PRESENTES.
NO REPERTÓRIO, NÃO PODIA FALTAR OS CLÁSSICOS A "9ª SINFONIA DE BEETHOVEN" E "ASA BRANCA" DE LUIZ GONZAGA. E PARA TOCAR O CORAÇÃO DAS MAMÃES, O "COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ" DE ROBERTO CARLOS, ENTRE OUTRAS.
AGRADECEMOS A OPORTUNIDADE DE MOSTRAR NOSSOS PEQUENOS TALENTOS!

CONFIRA AS FOTOS:
 TRABALHO DE EQUIPE!
 APLAUSOS!!!


AGRADECEMOS O CONVITE!

Postado por: Marta Trindade