quinta-feira, 27 de março de 2014

Projeto de literatura

Histórias que vovó(ô) contava!
Este projeto pretende promover a integração entre duas gerações distintas: crianças e idosos, desfazendo preconceitos e estereótipos, contribuindo para a socialização das duas realidades (idosos e crianças), diminuindo os conflitos, estreitando as relações e promovendo melhor qualidade de vida para todos, através da literatura e da arte, resgatando os clássicos infantis e viabilizando o fazer artístico.

Consideramos a leitura uma atividade que é capaz de promover as relações inter geracionais, proporcionando a troca de experiências e a interação entre crianças, jovens e idosos. Portanto uma oportunidade de incentivar crianças e idosos ao saudável hábito da leitura.

Encontramos no Programa Mais Educação a possibilidade de realizar este trabalho que sonhamos, idealizamos e que pretendemos concretizar.

Como primeira atividade, Hoje, 27 de março, convidamos alguns vovôs(ós) para um delicioso chá com história. As crianças levaram livros de clássicos infantis para ler para seus avós e neste encontro escolhemos alguns para contar a história.
Foi um momento maravilhoso! Confira nossas fotos:
Este é o Jhonatan que leu e contou a história 
"O patinho feio".

Nossos vovós estão orgulhosos de seus netos:

Agradecemos também a presença de Dona Eliane, avó dos estudantes Túlio e Pedro Henrique, que não puderam estar presentes.
Marta, Vó Eliane e Maria Eduarda

O chá estava uma delícia:

Postado por: Marta Trindade

sábado, 22 de março de 2014

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de março.
A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.

Porém, está havendo um grande desperdício desse recurso natural, além de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econômicas. Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano.
A poluição hídrica é outro fator agravante, os rios são poluídos por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.

POSSÍVEIS ATITUDES PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA:

- Aproveitar as águas da chuva, armazenado-as de maneira correta;

- Fechar a torneira enquanto escova os dentes;

- Reaproveitar o papel. Isso é muito importante, pois para produzir papel gasta-se muitos litros de água;

- Acabar com o pinga-pinga da torneira. Uma torneira gotejando, gasta, em média, 46 litros de água por dia;

- Reduzir o consumo doméstico de água potável;

- Não contaminar os cursos d’água;

- Agir como consumidores conscientes e exigir que as empresas produzam detergentes e produtos de limpeza que diminuam a poluição do meio ambiente (biodegradáveis);

- Evitar o desperdício, cuidando dos vazamentos de água, e não lavar as calçadas utilizando água potável;

- Ao tomar banho, devemos desligar o chuveiro ao ensaboar, pois uma ducha chega a gastar mais de 16 litros de água por minuto.

Todas essas mudanças de hábitos são pequenas, no entanto, geram grandes diferenças. Faça você a sua parte, contribua para a preservação do bem mais valioso da Terra.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

HISTÓRIA DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 


 Postado por: Marta Trindade.



quarta-feira, 5 de março de 2014

Horta Escolar 2014.

Oficina de Horta Escolar fevereiro/2014. 
Estamos iniciando as nossas atividades de horta com as turmas do Programa Mais Educação este ano. Enfrentamos algumas dificuldades mas continuamos produzindo. Nosso trabalho com a horta escolar já completa 6 anos, de muito trabalho e dedicação. Esta é uma oficina muito importante para nossas crianças. Veja outras postagens mais antigas e confira.
Plantio de couve realizado com a turma 2/manhã em 28/02/2014:
COLHEITA DE BANANA

ACEITAMOS DOAÇÕES DE ESTERCO E DE MUDAS. QUEM SE INTERESSAR EM NOS AJUDAR, ENTRE EM CONTATO PELO Nº (31) 3352-5222. falar com Marta..

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