quinta-feira, 28 de março de 2013

Páscoa Mais Educação

Feliz Páscoa
Ontem realizamos em nossa escola uma singela cerimônia para nossos estudantes.  
Presenteamos cada estudante com um ovo de páscoa. Pelas fotos percebe-se a felicidade dos pequenos! 



Confecção dos cestinhos (Oficina de Teatro)



Sorteio da rifa! E o número premiado foi...


 Marta (Coordenadora Mais Educação), Laysa (ganhadora do sorteio), Paulo (Vice Diretor), monitoras Janaina (Jornal Escolar) e Tatyane (Acompanhamento Escolar)




Com a monitora Marli (Teatro) nossos estudantes montaram/interpretaram uma peça, onde explicavam sobre a páscoa e seus símbolos.

Parabéns turminha do teatro!







Agradecemos a todos que empenharem-se na venda de rifas e também a monitora Marli por ter se dedicar na fabricação dos ovos, sem essa colaboração nada disso teria acontecido!

Confira mais fotos em nossa página no Facebook!

Nós do Programa Mais Educação desejamos a todos os nossos leitores uma ótima Páscoa!

Páscoa

Feliz Páscoa!
A VERDADEIRA PÁSCOA CELEBRA A CRUZ VAZIA, PORQUE CRISTO VIVE!

"Páscoa é a oportunidade de renovação e redescobrimento de si mesmo. Portanto, façamos uma reflexão de nossas ações e pensamentos para avaliarmos o que vale a pena continuar e o que é necessário mudar." 

sexta-feira, 22 de março de 2013

22 de Março - Dia Mundial da Água



História
Desde os primórdios da humanidade sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da pesca e da agricultura.

A história do Egito faz uma excelente demonstração desse fato, quando os homens, às margens do rio Nilo, fizeram os primeiros aglomerados humanos e construíram as primeiras cidades do mundo. Ali já se registrava o quanto o homem era dependente da água.
Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada.

Por esses motivos, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural.

Em 10 de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através de um projeto de lei. O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.”

A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.

A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água.

Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:

- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.

Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos as pessoas sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.

Como vocês podem ver (link abaixo), ano passado trabalhamos com nossos estudantes este dia tão importante, e este ano não foi diferente. Foram diversas atividades voltadas para o Dia Mundial da Água, em todas as oficinas. Na oficina de Rádio por exemplo, os estudantes aprenderam a cantar duas músicas Planeta Água - Guilherme Arantes e Planeta Azul - Chitãozinho e Chororó, músicas que também foram estudadas na oficina de Acompanhamento Escolar.

Fonte: Brasil Escola

quarta-feira, 13 de março de 2013

Chegaram as novas carteiras! 
Nova oportunidade de conscientização de preservação do patrimônio público.
Ontem, dia 12 de março/2013, recebemos em nossa escola 265 jogos de carteiras novas.
Agradecemos, em nome da direção, equipe pedagógica e de toda a comunidade escolar, à Secretaria de Educação de Contagem, pelo pronto atendimento a nossa solicitação. 
Continuaremos com o nosso trabalho de conscientização da necessidade de se preservar o patrimônio, dentro e fora da escola.




sexta-feira, 8 de março de 2013

Parabéns mulheres!
Nascer mulher é um privilégio!

PARABÉNS PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
08 DE MARÇO DE 2013.

"A MULHER FOI FEITA DA COSTELA DO HOMEM. NÃO DOS PÉS PARA SER PISADA, NEM DA CABEÇA PARA SER SUPERIOR, MAS SIM DO LADO PARA SER IGUAL. DEBAIXO DO BRAÇO PARA SER PROTEGIDA E DO LADO DO CORAÇÃO PARA SER AMADA."
MAOMÉ.
       Homenagem do Programa Mais Educação
Postagem: Marta Trindade

sexta-feira, 1 de março de 2013

Mingau e Bolo de Milho - Preparação e Degustação

Ontem nossos estudantes (turma 1 e 2 tarde) participaram da preparação e degustação do Mingau e Bolo de Milho Verde, colhido em nossa horta escolar. 

Abaixo segue o comentário e receita do estudante Marcelo Fernandes (Turma 2 Tarde): 
"Com o milho da nossa Horta Escolar e com a ajuda do monitor Onofre, e os meninos da turma dois manhã colheram o milho e fizeram um mingau de milho, com o bagaço fizemos um bolo, para experimentarmos o bolo no dia seguinte cada estudante do programa comeu um pedaço. Quando fomos fazer o bolo de milho nós fomos para a cantina e com a receita nós começamos a fazer o bolo com o bagaço de milho."







Receita: 
10 ovos (colhidos no nosso galinheiro)
2 xícaras de açúcar
300 g de margarina
1 kg de farinha de trigo
2 xícaras de leite
2 kg de milho (bagaço)

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes em uma bacia ou batedeira, quando a massa estiver homogenia coloque em uma forma untada no forno pré aquecido a 180º C. Após 20 minutos retire do forno, espere esfriar e sirva.









Agradecemos as nossas cantineiras pela colaboração e atenção que nos tem dedicado!

Confira mais fotos em nossa página no Facebook!


Postagem: Yuri M. Soares
Fotos: Tatyane Almeida, Marta Trindade, Yuri M. Soares e Thiago Lopes