quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Passeio ao Salão do Encontro


No dia 28 de Setembro a equipe do Programa Mais Educação Janaína, Marli, Yuri, Heloísa, Onofre, Tatiane e Jesiane juntamente com a articuladora comunitária Marta tiveram a oportunidade de realizar uma visita ao Salão do Encontro em Betim. Foi um maravilhoso passeio. O salão do Encontro é uma organização de direito privado e sem fins lucrativos que promove a cidadania por meio da arte.





Foi fundada em 1970, a instituição busca a erradicação da pobreza e a dignidade de vida oferecendo educação com escola infantil, capacitação e geração de renda através de oficinas artesanais, cuidados com a saúde e moradia à população carente da cidade de Betim, a 30 quilômetros de Belo Horizonte. Tudo isso com foco na arte e no fazer artesanal tradicional que pode ser observado durante a visita passo a passo. Preservando sua tradição acima de tudo. Durante o passeio os monitores realizaram um piquenique muito delicioso, esse passeio também marcou a despedida da nossa querida monitora Geiseane e a entrada da Tatiane.





Pela competência, seriedade e qualidade do trabalho desenvolvido que o Salão do Encontro representa agradecemos a oportunidade de conhecer essa obra tão bonita que nasceu da coragem, da confiança, do trabalho e principalmente do sonho de uma mulher, a Professora Noemi Macedo Gontijo. Com certeza foi um ótimo aprendizado e um dia maravilhoso.

“Sonho é realidade quando sonhamos juntos...”

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2012

Motivo de orgulho!

ENTREGA DO PRÊMIO ARCELORMITTAL DE MEIO AMBIENTE 2012



Queremos compartilhar com os amigos a conquista do 2º lugar na categoria Projeto Escola. 
É motivo de muita alegria para nós, que nos esforçamos para fazer do espaço escolar um lugar de experiências exitosas. No ano de 2011 conquistamos o 4º lugar, prêmio não menos importante que este, pois, incentivou-nos a continuar a desenvolver ações voltadas para a educação ambiental e a sustentabilidade. 

No dia 04 de outubro participamos da solenidade de entrega do prêmio, no Clube Ipê , na Pampulha, em Belo Horizonte. O evento contou com a presença dos ganhadores em todas as categorias e com personalidades representantes da ArcelorMittal e das demais instituições participantes. Foi uma linda festa! Fomos presenteados também com uma apresentação artística que animou a todos.

Agradecemos a ArcelorMittal pela oportunidade de divulgar nosso trabalho e nos dar possibilidade de continuar persistindo e buscando novas estratégias.
O que mais marcou esta conquista foi a adesão dos profissionais da escola que sempre fizeram um ótimo trabalho, mas que agora se solidificou como uma equipe forte e criativa. 

Nossos sinceros agradecimentos aos nossos estudantes, que são os verdadeiros campeões, crianças dispostas, que acreditaram na nossa proposta e realizaram um excelente trabalho! Parabéns a toda a equipe! Este prêmio pertence a todos que contribuíram,  executaram ou que apenas torceram pra que ele se realizasse. Grande abraço a todos!  



O Prêmio:

"Com o objetivo de premiar crianças e adolescentes que se destacaram ao expressar suas ideias para sustentar o mundo, a Fundação ArcelorMittal Brasil realizou mais uma solenidade corporativa do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, no último dia 04, no Clube do Ipê, em Belo Horizonte.
Nesta edição do projeto, 261 mil alunos e filhos de empregados produziram redações e desenhos baseados no tema “Ideias para Sustentar o Mundo – Como construir juntos um planeta sustentável?”. Mais de 7.500 educadores, de 926 escolas, foram envolvidos no processo de conscientização a respeito da sustentabilidade. O Prêmio foi desenvolvido em 39 cidades brasileiras onde há atuação das empresas do grupo ArcelorMittal."
Texto extraído do site da fundação ArcelorMittal. Confira mais no link abaixo:
http://www.fundacaoarcelormittalbr.org.br/index.asp?Menu=1&Grupo=35&Item=1157

Postado por Marta Trindade.  
Deixe seu comentário, ele nos ajuda a crescer!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Professor

FELIZ DIA DO PROFESSOR




No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Apresentação na escola Pólo Nathália Teixeira

No dia 26 de setembro os estudantes que compõe Fanfarra e Boi Tatá de nossa escola fizeram uma linda apresentação no Pólo Infantil Estudante Nathália Teixeira.



A apresentação teve como objetivo mostrar a grande importância do folclore na história de todos os povos e também a trabalhar ecologia, já que o Boi Tatá representa um eco sistema limpo e cheio de vida.


O espetáculo foi dividido em três momentos:



Primeiro Momento:
Início ás 9:30, voltada os estudantes do primeiro turno. Com duração de aproximadamente uma hora contou com a "explicação" dos instrumentos da Fanfarra e a releitura da lenda do Boi Tatá, em seguida veio a apresentação dos tambores e a dança do Boi.



Segundo Momento:
Os componentes do Boi e Fanfarra tiveram momento de lazer com esportes e brincadeiras, logo depois almoçaram com os estudantes do Mais Educação do Pólo.




Terceiro Momento:
Teve início ás 13:30, entrada do segundo turno. Mesmo seguimento do primeiro, apresentação da Fanfarra e coreografias do Boi.






Fique por dentro:

Boi Tatá: A lenda do boi tatá foi criada pelo padre José de Anchieta, na qual descreveu o boi tatá como uma gigantesca cobra de fogo ondulada, com olhos que parecem dois faróis, couro transparente, que cintila nas noites em que aparece deslizando nas campinas e na beira dos rios. Diz a lenda também que o boi tatá pode se transformar em uma tora em brasa, para assim queimar e punir quem coloca fogo nas matas.

Diz a lenda, também, que quem se depara com o boi tatá geralmente fica cego, pode morrer ou até ficar louco . Assim, quando alguém se encontrar com o boi tatá deve ficar parado, sem respirar e de olhos bem fechados.

Como a maioria das lendas e crendices populares que são passadas de geração em geração através do “ouvir e contar”, a lenda do boitatá sofreu algumas modificações, sendo que em muitas partes do Brasil a lenda é contada de forma diferente. Em Santa Catarina, por exemplo, o boi tatá é descrito como um touro de "pata como a dos gigantes e com um enorme olho bem no meio da testa, a brilhar que nem um tição de fogo".