quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PROERD na Escola.

PROERD na E. M. Prof. Ana Guedes Vieira

Programa Educacional de Resistência

 às Drogas e à Violência


Na última quinta-feira, dia 20 de setembro, iniciou-se as atividades do PROERD na nossa escola. A abertura foi feita pela diretora da escola Sandra Condé e a aula inaugural ministrada pelo Sargento Rivelino da Polícia Militar. Contamos, também, com o acompanhamento da Patrulha Escolar da Polícia Militar, e das professoras Márcia Ramos, Maria José, Keila (2º turno), Flávia Oliveira Rodrigues, Aline Rodrigues Pereira, Irene Ribeiro, Cíntia Ferreira e Meire Cristina Vilaça (1º turno) Estiveram presentes o vice-diretor Emerson Marshal e a coordenadora do Programa Mais Educação Marta Trindade. Logo na primeira aula já podemos observar a seriedade do projeto e sua aceitabilidade pelos estudantes. Foi interessante, instrutivo e muito divertido!
O que é PROERD?
O Programa PROERD é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia MilitarEscola e Família.
O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Atividades desenvolvidas com as turmas do 2º ano do 2º ciclo ( manhã e tarde) 

 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PASSEIO AO PARQUE GENTIL DINIZ


 
PARQUE
Fundado em julho de 1991, o Parque Gentil Diniz é uma das poucas áreas verdes no centro histórico de Contagem. O projeto de restauração do casarão do século XIX foi iniciado em 2010, elaborado pela arquiteta Deise Cavalcanti Lustosa, especialista em restauro, e manteve toda a estrutura original de pau a pique.
O objetivo foi entregar à população mais que um espaço de lazer, com parte de sua história resgatada representada no casarão, nas jabuticabeiras centenárias, no bosque, nas nascentes, no tradicional fogão à lenha, entre outros aspectos que fazem do local uma área verde de grande riqueza ambiental.
O Parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h.

O PASSEIO
No dia 19 de setembro de 2012 os estudantes do Programa Mais Educação do turno da manhã,participaram de uma visita orientada ao projeto SALA VERDE de Contagem, que se localiza no Parque Gentil Diniz. Todo o passeio contou com a orientação das monitoras do parque, que ofereceram, além de atividades lúdicas e instrutivas sobre conservação e respeito ao Meio Ambiente, foram cordiais e atenciosas com os nossos estudantes. Também percorremos uma trilha pela pequena mas, riquíssima mata, para observarmos as belezas da flora e da fauna existente no local. Foi um passeio incrível! Nossas crianças ficaram escantadas com o lugar! Os monitores e a coordenação do Programa Mais educação da E.M.P.Ana Guedes Vieira agradece 
 aos organizadores e parabeniza à todos! Confira:

PASSEIO NA MATA, DOMINÓ ECOLÓGICO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA:






































CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, ORQUIDÁRIO, VISITA AO CASARÃO E ORIENTAÇÃO:



FOTOS: Marta Trindade
Montagem: Yuri (monitor rádio escolar)
Postado por: Marta Trindade

Deixe seu comentário, ele nos ajuda a crescer!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2012

21ª edição do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2012

Comemore conosco o 2º lugar do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente na categoria Projeto escola.
                                       


Parabenizamos a todos os envolvidos nos sub-projetos que integram o nosso "Escola Ana Guedes a caminho da sustentabilidade": Horta, Galinheiro, Boi-tatá e o Blog do Programa Mais Educação. Juntos desenvolveram várias ações promovendo e divulgando a sustentabilidade. 

O prêmio deste ano teve como foco principal a participação coletiva e como tema "idéias para sustentar o mundo". 

Nossa escola já desenvolve projetos voltados para a sustentabilidade desde 2007. Já faz parte da nossa prática diária. Em 2011 conquistamos o quarto lugar   e neste ano de 2012 comemoramos com muita alegria o 2º   lugar.  

Acreditamos que as ações individuais são eficientes e necessárias, mas nada se compara aos resultados alcançados com um bom trabalho de equipe. Portanto, ganhamos muito mais que um prêmio, compartilhamos idéias, conversamos, discutimos, fomos solidários e aprendemos a respeitar ainda mais o trabalho do outro. Foram várias ações com o mesmo objetivo: caminhar rumo a sustentabilidade! Sabemos que muito ainda temos que percorrer, mas o importante é que estamos no caminho certo! E o nosso trabalho continua...

Agradecemos a ArcelorMittal pelo incentivo e a todos que se empenharam e torceram por nós!   
Conheça o site da Fundação ArcelorMittal, clicando no link abaixo:
Deixe seu comentário, ele nos ajuda a crescer!
postado por:  Marta Trindade.




quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vale Verde Parque Ecológico



Como vocês leitores do blog já leram antes, o ano passado a EMPAGV organizou uma excursão para o Vale Verde Parque Ecológico, com o objetivo de trabalhar educação ambiental.
Este ano, além das turmas da escola, o Programa Mais Educação também marcou presença... Os estudantes tiveram a oportunidade de interagir melhor com a natureza!





Confira todas as fotos em nossa página no Facebook!
Clique Aqui!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

VI MOSTRA LITERÁRIA DE CONTAGEM

VI MOSTRA LITERÁRIA  DE CONTAGEM

Neste ano a Prefeitura Municipal de Contagem por meio da Secretaria de Educação  trouxe para a comunidade escolar a 6ª edição da Mostra Literária. Esta foi uma atividade do Programa Leitura Além das Letras.
Foram 3 dias de evento (04, 05 e 06 de setembro), que ofereceu atividades como: contações de histórias, bate-papos com autores, cafés literários, palestras, oficinas, peças teatrais e 28 standes representando os projetos literários desenvolvidos em nossas escolas. Todos os participantes concorreram ao Prêmio Contagem Literária e este ano contempla as temáticas Literatura e Música: um diálogo entre ritmo e a imaginação.
A Escola M. Professora Ana Guedes Vieira e o Programa Mais Educação desta escola parabeniza os realizadores do evento pela organização e pela qualidade dos trabalhos apresentados. Sentimo-nos honrados por participar dessa festa cultural.
Participamos com os seguites projetos:
  • "Saboreie a Culinária e os Ritmos Africanos": Trabalhamos a identida e o pertencimento étnico dos estudantes; a culinária e os ritmos africanos expostos em livros de literatura africana e afro-brasileira. Produzimos pinturas, maquetes, poemas e paródias anti-racistas. O objetivo maior foi mostrar aos estudantes uma África que o Brasil não conhece, as belezas e riquezas que este continente oferece, para que então, os afro-descendentes possam se orgulhar de suas raízes. E este trabalho continua a fazer parte do nosso dia-a-dia escolar.
  • "Cantigas e Contos Folclóricos": Esse trabalho iniciou com a construção do nosso Boi-tatá e posteriormente foram desenvolvidas coreografias e canções com os estudantes. O Boi-tatá é conhecido na comunidade de contagem e já participou de vários eventos culturais, sempre levando muita música, ritmo e defendendo diferentes temáticas. Os estudantes se empenham em participar de todas as propostas que apresentamos. Atualmente estamos desenvolvendo as cantigas e os contos folclóricos, resgatando muito da nossa cultura popular. O Boi-tatá está sempre acompanhado por parceiros como "Os tambores de Contagem" e muitos outros, que enchem de ritmo e alegria as nossas apresentações.
Confira a participação da E.M.Prof. Ana Guedes Vieira:

 


Postado por Marta Trindade (Programa Mais Educação)

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Prêmio Arte na Escola 2012

Parabéns, à professora de arte Marilene Rocha e todos os estudantes do 3° ano do 3° ciclo (antiga 8ª série) da E. M. Profª Ana Guedes Vieira pelo projeto realizado no ano de 2011 para concorrer ao prêmio Arte na Escola 2012 e que foi pré-selecionado representando o estado de Minas Gerais e agora vai concorrer a nível Nacional!
Segue abaixo o vídeo feito com o trabalho dos alunos.
 


Palavras da professora:
"As colagens foram baseadas a partir das obras do artista Mateu Velasco.
Foram feitas pelos alunos da Escola Municipal Professora Ana Guede Vieira em Nova Contagem
Contagem MG. no ano 2011. A parte escrita : "O que eu tenho na cabeça", os estudantes
escreveram depois que assistiram o filme "Escritores da Liberdade".
Um grande abraço a todos os alunos."