quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bolsa Família


          Bolsa Família promove encontros com famílias beneficiárias




O programa Bolsa Família tem por objetivos combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional; combater a pobreza e outras formas de privação das famílias; promover o acesso à rede de serviços públicos, em especial, saúde, educação, segurança alimentar e assistência social; e criar possibilidades de emancipação sustentada dos grupos familiares e desenvolvimento local dos territórios. 
 
Alunos da Fanfarra
A Prefeitura Municipal de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu no 23/6/2012 na Escola Municipal Professora Ana Guedes Viera encontro com as famílias beneficiárias do programa de transferência de renda Bolsa Família. O encontro teve como objetivo atender, esclarecer e tirar dúvidas sobre o programa, além de divulgar as ações desenvolvidas pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde. Ainda durante o encontro, uma equipe esteve no local aferindo pressão arterial, promovendo lazer para crianças, esclarecendo dúvidas, informando sobre saúde bucal, dentre outros...































“Em Contagem, cerca de 22.100 famílias são atendidas pelo Bolsa Família. Atualmente 22 mil famílias recebem o benefício em Contagem. De acordo com levantamento do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o município tem a possibilidade de atender 26 mil famílias", destaca Maurício Rangel.



Fique por Dentro

As Condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família quanto pelo poder público para ampliar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos. Por um lado, as famílias devem assumir e cumprir esses compromissos para continuar recebendo o benefício. Por outro, as condicionalidades responsabilizam o poder público pela oferta dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.

Na área de saúde, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.

Na educação, todas as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.
 
Na área de assistência social, crianças e adolescentes com até 15 anos em risco ou retiradas do trabalho infantil pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), devem participar dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Peti e obter frequência mínima de 85% da carga horária mensal.


O poder público deve fazer o acompanhamento gerencial para identificar os motivos do não cumprimento das condicionalidades. A partir daí, são implementadas ações de acompanhamento das famílias em descumprimento, consideradas em situação de maior vulnerabilidade social.

A família que encontra dificuldades em cumprir as condicionalidades deve, além de buscar orientações com o gestor municipal do Bolsa Família, procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) ou a equipe de assistência social do município. O objetivo é auxiliar a família a superar as dificuldades enfrentadas.

Esgotadas as chances de reverter o descumprimento das condicionalidades, a família pode ter o benefício do Bolsa Família bloqueado, suspenso ou até mesmo cancelado. Todas as informações relacionadas às condicionalidades das famílias podem ser encontradas no Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (Sicon).
















O encontro do Bolsa Familia na E.M. Profª. Ana Guedes Vieira foi um sucesso! Parabéns, Prefeitura Municipal de Contagem e todas as pessoas da saúde, da educação, da assistência Social que estiveram presentes!

Entrevista com o Sr. Licon (Gerente doBolsa Família)

Fonte: http://www.contagem.mg.gov.br/?materia=585358 
http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/condicionalidades/

terça-feira, 26 de junho de 2012

CAMINHADA ECOLÓGICA

"CAMINHADA ECOLÓGICA" 
 Uma chamada a responsabilidade através da cor, da música e da poesia.


segundo a wikipédia:
Caminhada ecológica[1] é uma atividade educativa e recreativa, que envolve a incorporação de princípios do ecologismo traduzidos na prática de Educação Ambiental de vertente emancipatória (entendida como processos críticos de aprendizagem, sensibilização, tomada de posição e mudança de atitudes perante a natureza e a natureza humana); na adoção de critérios de atenuação de impactos socioambientais; e na difusão em linguagem acessível de conhecimentos multidisciplinares ou interdisciplinares sobre os locais visitados, utilizando, para isso, a orientação de profissionais qualificados ou pessoas treinadas.
A caminhada ecológica se realiza em locais onde a natureza oferece:
1. algum grau de preservação, conservação ou recuperação ambiental (isto é, que não seja excessivamente antropoformizada);
2.     atrativos cênicos, históricos e/ou estéticos;
3.     temas relevantes para conhecimento e estudo de temas socioambientais.
Nossa caminha aconteceu no dia 16 de junho de 2012 e percorreu o seguinte trajeto: início no portão principal da E. M. Prof. Ana Guedes Vieira, com a participação dos professores, estudantes, supervisão, direção, monitores do Programa Mais Educação, articuladora comunitária, familiares dos nossos estudantes e convidados. Desceu pela VC quatro, parou no coreto da praça central do bairro nova Contagem, onde se encontrou com o grupo de tambores da E. Municipal Ápio Cardoso, que deu mais ritmo a nossa caminhada. Neste momento aconteceu uma apresentação do cortejo do boi-tatá que contou com a narradora Gaby e o apoio essencial de Regina, ambas representantes da COPASA. Seguiu pela avenida principal VP1 até a feira de barracas, onde a população presente apreciou a apresentação dos estudantes que participam do projeto Furnas. Neste espaço também fomos agraciados pela paródia de autoria da nossa parceira e colaboradora Gaby, representante da COPASA/MG, que é nossa parceira em defesa da água e em ações que promovam a Sustentabilidade e a Educação Ambiental. Após a apresentação retornamos a entrada da escola.
Neste dia Foram oferecidas pela nossa parceira COPASA, oficinas de sabão artesanal (caseiro), oficina de flores de tecido (broches), oficina de desenhos e oficina do Show Chuá.  
Foi um sábado muito produtivo e contou com um grande número de participantes, tanto nas oficinas quanto na caminhada. Tivemos até alguns representantes ilustres.
Esta caminhada, na verdade, começou muito antes, quando nos propomos a informar sobre as conseqüências do descarte indevido o óleo usado. Recolhemos, durante o mês, grande quantidade de óleo usado que as famílias nos doaram para confecção do sabão caseiro. Também foi feito um trabalho de conscientização dos nossos estudantes sobre a importância de se economizar e preservar a água, além de vários outros temas relacionados a educação ambiental.
Nossos sinceros agradecimentos a COPASA, representadas pelas nossas colaboradoras Gaby e Regina, a E. M. Ápio Cardoso e seus músicos do tambor, aos professores e demais funcionários da E. M. Prof. Ana Guedes Vieira pela participação e apoio, aos representantes do projeto Furnas e em especial aos nossos estudantes e a toda a comunidade pela presença e envolvimento nas atividades.
A caminhada foi colorida, visualmente linda e seu ritmo contagiou a todos por onde passou! Foi uma aula de cidadania!
Confira fotos: ]
Oficina de flores de tecido:

Oficina de flores de tecido
                                       
                                                   Oficina de flores de tecido



                                                                                                                            
Oficina de sabão caseiro:



Oficina de desenhos:



Bazar:

 Brevemente postaremos o vídeo do cortejo da água. Aguardem!


Postado por Marta Trindade

Deixe seu comentário:







quarta-feira, 20 de junho de 2012

Seminário Territorial - Território 9 e 14

 SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL/INTEGRADA TED 9 e 14

Seminário Territorial do Programa de Educação Integral/Integrada - Escola Integral - do município de Contagem.
TERRITÓRIO 14 (Bairros Tupã, Darci Ribeiro e Icaivera) e 9 (Bairros Nova Contagem, Retiro, Ipê Amarelo, Estaleiro, Vila Esperança)
"A contribuição de cada um buscando o bem coletivo".

A Prefeitura Municipal de Contagem promoveu, entre os dias 31 de maio à 23 de junho de 2012, seminários territoriais nos quais foram feitos o mapeamento de projetos, ações e redes de sociabilidade buscando a melhoria da qualidade de vida da população em cada região.
O Programa de Educação Integral/Integrada - Escola Integral - do município de Contagem tem como objetivo ampliar os tempos, espaços e estratégias educativas integrando as políticas sociais nos territórios regionais e garantindo o acesso a direitos e a proteção social às crianças, adolescentes e jovens.
A Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira acompanhou o seminário do território 9 e 14 - Vargem das Flores, que  aconteceu no dia 15 de junho, das 8 horas às 17 horas, no Educarte Nossa Senhora Auxiliadora.
O evento contou com a presença de várias personalidades do nosso município, entre elas, o senhor Lindomar Diamantino Segundo, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Contagem; Rodinei Ferreira, assessor da Prefeita Marília Campos; Ângela Campos Rabelo, coordenadora do Núcleo Regional de Educação Vargem das Flores; Anderson Cunha Santos, Wander Batista da Silva, administrador Regional da Vargem das Flores, Irani Torquato e outros que, representaram a saúde, a Casa da Família, a Cozinha Comunitária, o CECADI, a Assistência Social...
Parabenizamos a coordenadora Wanessa Souza do território 9 e André, coordenador do território 14   pela organização e realização do evento.
Todos os presentes puderam contemplar apresentações artísticas regionais, palestras e participar de grupos de debates sobre os seguintes eixos temáticos: Direitos Humanos, Direito a vida saudável, Identidade e diversidade cultural e Direito à Cidade. As discussões giraram em torno das demandas de cada um dos eixos, nas suas especificidades, assim como sugestões de propostas que muito contribuíram para a futura elaboração de projetos para melhoria da vida dos cidadãos do nosso território.
Confiram nas imagens abaixo:










             CONVIDADOS:



ABERTURA:

projeto harmonia da E.M.Prof. Ana Guedes Vieira

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS:



PALESTRAS:


ALMOÇO:


GRUPOS DE DEBATE
Eixos temáticos: Direitos Humanos, Direito a vida saudável, Identidade e diversidade cultural e Direito à Cidade. 


                                     













      















                                                                            
















SOCIALIZAÇÃO DE REFLEXÕES:


































                                       ENCERRAMENTO:

Parabéns aos organizadores e participantes! 
Foi um dia muito produtivo!


Postado por: Marta Trindade

terça-feira, 12 de junho de 2012

Rio +20



Você já deve ter lido na internet ou visto na TV que, em 2012, o Brasil será sede de uma importante conferência da ONU - Organização das Nações Unidas: a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, apelidada de Rio+20. Mas você faz ideia do que acontecerá durante esse evento? Do que ele representa para o nosso futuro? 

Este mês, líderes dos 193 Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da Organização, se reunirão para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver, inclusive para as futuras gerações. Uma grande responsabilidade, não é mesmo? 

A ideia da realização dessa Conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2007, fez a proposta para a ONU. E você sabe por que o evento recebeu o nome de Rio+20? Porque a reunião acontecerá no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco92, também promovida pela ONU, na capital fluminense, para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente. 

O evento rendeu a criação de vários documentos importantes - como a Agenda 21, a Carta da Terra e as Convenções do Clima e da Diversidade Biológica -, além de ter consagrado uma menina de - acredite! -, apenas, 12 anos. 


Trata-se da pequena canadense Severn Suzuki, fundadora do movimento Eco - Organização Ambiental das Crianças, que ficou marcada na história da Eco92 ao juntar dinheiro, junto com três amigos - Michelle Quigg, Vanessa Suttie e Morgan Geisler - para viajar para o Brasil e falar para os mais importantes líderes do planeta, na época. Em um discurso pra lá de emocionante, a menina pediu aos adultos mais respeito pelo mundo que eles deixariam para ela e suas futuras gerações. 

"Estou aqui para falar em nome das gerações que estão por vir. Estou aqui para defender as crianças que passam fome pelo mundo e cujos apelos não são ouvidos. Estou aqui para falar em nome das incontáveis espécies de animais que estão morrendo em todo o planeta, porque já não têm mais aonde ir. Não podemos mais permanecer ignorados..."
                                                                                                                                   Severn Suzuki

Vinte anos depois, a Rio+20 reunirá os líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos que já fizemos no planeta, sem deixar de progredir. Mas pensar em alternativas para diminuir o impacto da humanidade na Terra não é responsabilidade, apenas, dos governantes: é nossa também. Afinal, todas as atitudes que tomamos no dia a dia - do tempo que demoramos para escovar os dentes ao meio de transporte que escolhemos para ir à escola - afetam, de alguma maneira, o planeta e, por consequência, nossa vida. 

Por isso, no mesmo período da reunião oficial da Rio+20, o Rio de Janeiro sediará, também, a Cúpula dos Povos: um evento que contará com debates, palestras e uma porção de outras atividades, sobre os mesmos temas da Conferência da ONU, mas que serão promovidos por grupos da sociedade civil - como ONGs e empresas. 



A ideia é que todos os setores da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos. Afinal, a união faz a força, certo? E até mesmo quem estiver de fora dessas duas reuniões pode ajudar, pensando em maneiras de diminuir seu impacto na Terra. Que tal tomar banhos mais curtos? Ou desligar a TV, enquanto usa o computador e vice-versa? Pense em atitudes que você pode adotar para melhorar o planeta em que vivemos e compartilhe com seus amigos, pais e professores - e, também, aqui, com a gente! Você pode incentivar muitas outras pessoas a fazer o mesmo...