segunda-feira, 26 de março de 2012

22 de Março Dia Mundial da Água



A E.M.P.A.G.V em parceria com a COPASA e Educação Pelo Tambor (Praia), comemoraram em grande estilo o "Dia Mundial da Água".


O evento aconteceu no dia 22 de Março (quinta-feira) na estação do Metrô Lagoinha e contou com apresentações artísticas e musicais:


Mestre Amâncio e suas composições eco-educativas




Contação de Histórias (Grupo Teatro da COPASA)




Apresentação musical com o Grupo Educação Pelo Tambor (Praia)




Cortejo Boi-Tatá da E.M.P.A.G.V


Você deve estar se perguntando:
O que um boi tem a ver com o "Dia Mundial da Água"?
Boi Tatá é um termo tupi-guarani, que significa cobra-d'água, simbolizando os rios limpos e cheios de vida.

O Boi Tatá foi confeccionado pelo artista plastico e arte-educador Geraldo Magela com a ajuda dos alunos da nossa escola e profissionais da FUNEC (Fundação de Ensino de Contagem).


O tamanho por si só já impressiona. São aproximadamente 15m de comprimento. O corpo do boi é manipulado pelo trabalho conjunto e integrado de 14 estudantes com idades variadas.


Além dos usuários da estação do Metro Lagoinha, tivemos como público os estudantes da E.E. Silviano Brandão do Município de Belo Horizonte.


Durante a programação foi distribuído material educativo orientando o descarte consciente do óleo de cozinha.


Além de nossa avaliação positiva do evento temos depoimentos como os de:

Araci dos Santos
Bairro: União/BH
"Bonito, muito bom, acho que deveria sempre haver eventos como esse. Alegra o povo. Sem água não poderíamos viver."

José Júlio
Bairro: Fernão Dias/BH
"Ótimo, bom para conscientizar as pessoas. A água é um líquido precioso."

Lêda Batista Silva
Bairro: São Gabriel/BH
"Temos que preservar, parei para olhar, eu gostei."

Abaixo temos visto de cima o percurso do cortejo:

E para aqueles que não tiveram a oportunidade de presenciar nossas apresentações, fiquem sabendo que em breve teremos em nossa escola contação de histórias com o Grupo Teatro Copasa, apresentação do Programa Educação Pelo Tambor e o cortejo do Boi Tatá.
Aguardem!

Abaixo segue o link do blog do artista plástico Geraldo Magela, que postou fotografias do evento e também os matérias necessários para a confecção da cobra-d'água.




quinta-feira, 15 de março de 2012

Programa Mais Educação na Revista Presença Pedagógica

Nossa escola é destaque na Revista Presença Pedagógica - Edição Janeiro/Fevereiro de 2012 nº 103.

Mike Andrada Meireles, aluno da E. M. Professora Ana Guedes Vieira, Contagem, MG.
Foto: Sergio Falci
Para quem não conhece a revista, abaixo segue algumas informações sobre a mesma.

A revista Presença Pedagógica, da Editora Dimensão, publica textos que apresentam multiplicidade de concepções pedagógicas e que ampliam o universo de referências culturais dos leitores. 

Estimula o debate sobre os desafios da educação no mundo contemporâneo e promove a interlocução entre a Universidade e a Educação Básica. 

Possui Conselho Editorial formado por educadores e pesquisadores de universidades de diversas regiões do Brasil. 

O primeiro exemplar começou a circular em janeiro de 1995 e, em seu primeiro ano, teve como editor o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), Neidson Rodrigues.

Por dez anos a revista foi editada por Graça Paulino, também professora da FaE/UFMG. Desde de 2006 a editora-geral da revista é a jornalista Rosangela Guerra.

Publicada bimestralmente em Belo Horizonte/MG, pela Editora Dimensão, a revista circula em todo o Brasil e é referência para profissionais da Educação Básica (pedagogos, professores e bibliotecários), professores e alunos das Faculdades de Educação. 

Através do blog que  é o nosso principal meio de expor os acontecimentos da escola, nos foi proposto pela Revista uma reportagem onde o principal assuntou seria o Tempo Integral que envolve o Programa Mais Educação.

O papel da nossa escola foi mostrar aos leitores da Presença Pedagógica como a ampliação do tempo escolar leva a um melhor rendimento na aprendizagem do aluno. Além disso, a reportagem traz a opinião de professores especialistas no assunto.

Não se esqueçam de comprar um exemplar da revista, pois a mesma está recheada de ótimos artigos.

Agradecemos a nossa querida coordenadora Wanessa de Souza, pela ótima gestão; a jornalista Marita Andrade; ao fotografo Sergio Falci e toda a equipe da Revista Presença Pedagógica por ter nos dado esta oportunidade.

Abaixo segue o link da revista:

quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08 DE MARÇO
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Homenagem do Programa Mais Educação
 da Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira.




Para todas as mulheres que fazem o nosso dia-a-dia ter um pouco mais de leveza, de perfume, de beleza e sensibilidade. Pois a mulher, apesar de forte e competente, precisa ser elogiada em suas virtudes, amparada em suas fraquezas, auxiliada em suas dúvidas, protegida quando ameaçada e principalmente ser amada por todos aqueles que lhes são queridos.