quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Fotografia no Mais Educação

Não existe jornalismo sem fotografia. A fotografia é uma evidencia de que realmente o fato aconteceu. Não poderia deixar de ensinar aos alunos do Mais Educação noções básicas de fotografia! Já que a oficina que trabalho é o Jornalismo.


Quando você vê as fotografias do Mais Educação fica curioso para saber como fazemos estes efeitos visuais? Nesta postagem vou explicar um pouco sobre a técnica usada para estes efeitos quase perfeitos!


Vanessa (frente) e Juliane (atrás)
Nada de montagens complicadas no Photoshop e nem de construções gigantes no meio do deserto, o segredo dessas imagens é muito mais simples e se chama perspectiva forçada, uma técnica que usa a distância relativa dos objetos para criar efeitos incríveis.


Você pode fazer uma fotografia com perspectiva forçada de basicamente qualquer objeto, mas isso fica muito mais divertido quando você está com os seus amigos. Existem vários tipos de ilusão de ótica que podem ser feitos com essa técnica.


Nicole (centro), Amanda e Caique (fundo)
Esse é o mais comum dos tipos, no qual alguém parece ser gigante e o outro cabe na sua mão ou sussurra algo no seu ouvido. Para fazer uma imagem assim você precisa de no mínimo duas pessoas e um local aberto relativamente grande. A pessoa que for se tornar um gigante deve ficar mais próxima da câmera e a outra pessoa deve se afastar bastante.


Gustavo (frente) e Breno (atrás)

Isso pode ser feito de várias formas, mas o mais recomendado é fazer em uma subida, para que seja possível fazer um efeito de que alguém está sendo pendurado no ar ou de que a pessoa gigante está segurando a menor nas mãos.



Amanda Maurício


Use a criatividade e forme as imagens mais inusitadas e divertidas com os seus amigos! Você pode usar mais do que duas pessoas, fazendo uma composição com pessoas de tamanhos variados ou uma cena com um gigante e um grupo de minipessoas. 


Gustavo e Robert
Se o objeto precisa ficar gigante, ele deve estar mais à frente e se ele precisa ficar menor (caso de prédios e elementos arquitetônicos, por exemplo), quem deve estar para frente é a pessoa que está interagindo com ele. Cabe ao fotógrafo enquadrar a cena e instruir a pessoa fotografada sobre como ela deve se posicionar para encaixar a sua pose com o monumento. 


Amanda Maurício
O importante para fazer fotografias com a perspectiva forçada é ter bastante criatividade para pensar no que pode ser feito, além de ter um grupo de amigos para ajudar. Não tenha medo de tentar, mesmo que no começo pareça que é algo muito difícil. 


Vanessa e João Paulo
Lembre-se sempre da distância aparente entre os objetos e pessoas e trabalhe em conjunto com aquelas que você estiver fotografando, pedindo ajuda para que elas se movam e se ajustem na melhor pose possível. Deixe a sua imaginação solta e divirta-se!


"Trabalhar fotografia com os alunos do Mais Educação desta vez foi melhor do que a primeira, os alunos já possuem um conhecimento básico sobre fotografia o que nos proporciona trabalhar com mais agilidade e metodos mais avançados. Só foi possível realizar este trabalho com a colaboração dos alunos, coordenação, direção e a ótima infraestrutura que a escola possui."


Monitor Yuri Soares
Oficina de Jornalismo

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Quem ama faz acontecer!

Há 19 anos trabalhando na E.M. Professora Ana Guedes Vieira a senhora Izaltina é exemplo de bom humor e simpatia para toda a comunidade escolar.

Após 1 ano de funcionamento D. Izaltina começou a trabalhar na escola. Naquela época as condições do bairro eram precárias e hoje em dia estamos felizes com o imenso progresso de Nova Contagem e da nossa escola.

Ela nos contou que desde aquela epoca vem animada trabalhar na nossa escola pois aqui é o seu "ganha pão" e além disso, ela gosta muito das crianças e sente-se bem trabalhando num lugar que valoriza e contribui para a educação desta comunidade.

Parabéns D. Izaltina pelo trabalho e dedicação aos estudantes, professores e funcionários da escola Ana Guedes.



Projeto: "Saber cuidar"

Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira

Programa Mais Educação


Projeto: "Saber cuidar"

"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."
(Antoine de Saint-Exupéry)

Apresentação do projeto:

Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.

Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar , enfim, a sociedade.

Objetivos:

Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;

Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;

Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;

Estabelecer uma relação com a sociedade e desenvolver laços afetivos;

Conviver com os colegas de modo que a colaboração e o respeito estejam presentes durante as atividades.

Conhecer seus antepassados;

Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;

Coletar dados por meio de pesquisas e observações;

Ler diferentes tipos de textos;

Produzir textos;

Realizar atividades diárias de higiene;

Entender o papel da escovação dentária;

Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;

Dramatizar histórias através do teatro;


Atividades:

- Confecção do Livro da vida

- Quem sou eu?

- Onde eu moro?

- Onde eu estudo?

- Árvore genealógica

- Auto-retrato

- Atividades relacionadas aos cuidados com o corpo através de poemas

Eventos relacionados ao projeto:

Dramatização de peças teatrais e dia da beleza na escola.

Instrumentos de Avaliação:

Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana das atividades do Programa Mais Educação.

Projeto desenvolvido com base na obra: “Saber Cuidar” de Leonardo Boff

Oficina: Teatro – Monitora: Marli

Coordenadora: professora Wanessa


SABER CUIDAR

Olá pessoal,

O livro "Saber Cuidar" de Leonardo Boff esta sendo trabalhado na Oficina de Teatro do Programa Mais Educação pela monitora Marli através do projeto "Saber Cuidar".


O livro faz um convite à reflexão sobre o cuidado e a compaixão. Leva a um despertar do homem para uma reflexão crítica sobre os problemas do mundo, onde a falta de atitudes de cuidado são os sintomas dos maiores problemas da humanidade. A degradação ambiental do planeta, as relações entre as pessoas e a falta de conhecimento de si mesmo, leva a falência da Terra.

A monitora Marli fez uma releitura de algumas passagens do livro e trouxe para os estudantes temas para reflexão.

Entre os temas que estamos trabalhando destacam-se o cuidado consigo mesmo (questão do cuidado com o corpo, higiene e saúde), o cuidado com o outro (relações sociais e afetividade) e também o cuidado com o meio ambiente que já está sendo trabalhado através de projetos da nossa escola, como o Eco-Recreio.

Nessa perspectiva organizamos uma oficina sobre cuidados com o corpo - higiene & saúde onde refletimos sobre a higiene bucal e corporal. Os estudantes tiveram a oportunidade de olhar para o outro e para si mesmos e também de cuidar do visual.

Arrumamos nossos cabelos e usamos acessórios para ficar mais bonitos.

Esta é a Marli na companhia da FALUCA (Turma do Contagito!)




As meninas com maquiagem e laços!

Os meninos passaram creme e hidrataram os cabelos e usaram viseiras coloridas!






Como é bom saber cuidar da gente e dos outros!!!



A oficina foi um sucesso e você é nosso convidado para dar uma espiadinha..... acompanhe através das fotos!!!!!






quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Horta Escolar

Olá amigos, tudo bem?

A Oficina de Horta Escolar da E.M. Professora Ana Guedes Vieira continua a todo vapor com suas atividades e, hoje por volta de 10:30 ficamos felizes com a chegada de uma chuva, já que há mnais de 90 dias vivemos uma época de tempo seco na nossa região.



Bem, aproveitando a oportunidade convidamos o Sr. Onofre e a Dona Maria (monitores da Horta) para nos contar o que podemos plantar em cada epoca do ano:

Prestem atenção amiguinhos:
Em uma horta podem ser plantadas diferentes tipos de hortaliças. Como exemplo citamos alguns, agrupando-os pela parte comestível mais utilizada:

Raízes: Cenoura, rabanete, batata doce
Bulbos: alho, cebola, beterraba

Folhas: Alface, almeirão, chicória, couve, espinafre, repolho


Frutos: Berinjela, tomate, pepino, pimentão, jiló, quiabo, abóbora, feijão-vagem


Flores: Couve-flor, brócolis


Ervas: hortelã, manjericão, alecrim, mostarda, orégano, cebolinha, salsa, coentro


Cada hortaliça possui características próprias quanto ao ciclo de vida, época preferencial de plantio, necessidade de água, exigências nutricionais. Por exemplo, na época das chuvas muitas vezes temos problemas com encharcamento do solo, dificultando colheita de raízes e bulbos.


Existem bons calendários de plantio à disposição em livros de horticultura. Citaremos rapidamente um calendário de plantio:



O ano todo abobrinha, acelga, agrião, alface, almeirão, berinjela, beterraba, cebolinhas, cenoura, chicória, couve manteiga, espinafre, feijão-vagem, jiló, milho, mostarda, pepino, rabanete, rúcula e salsa.

Janeiro semear alface, agrião, aipo, couve, rabanete, almeirão, nabo, beterraba, rúcula, chicória, espinafre, batata-doce, salsa e coentro em locais com clima ameno e chuvas leves. Em clima quente semear as culturas de ano todo.

Fevereiro semear rabanete e alface, transplantar o que foi semeado em sementeira.

Março semear direto no canteiro cenoura, almeirão, salsa, alho, e nas sementeiras alface, chicória, espinafre, salsão, couve-flor, brócolis e repolho. Deve-se estar atento para seleção de variedades uma vez que as culturas semeadas nesta época se desenvolverão em clima de inverno.


Abril semear direto no canteiro agrião, almeirão, beterraba, nabo, salsa, alho, rúcula, chicória, salsão, semear na sementeira , chicória, salsão, couve-flor, brócolis e repolho de inverno, e espinafre.



Maio semear nos canteiros rabanete, cenoura, almeirão, nabo, beterraba, rúcula, salsa, chicória, salsão, espinafre, couve-flor, brócolis, e repolho de inverno. Semear em sementeira alface.

Junho Plantio direto no canteiro de almeirão, cenoura, nabo, beterraba, rúcula, alho. Na sementeira chicória, agrião, couve-flor, brócolis e repolho de inverno.


Julho Semear nos canteiros almeirão, rúcula, alho. Na sementeira semeia-se alface, rabanete, chicória, beterraba.


Agosto Começa-se a selecionar variedades de verão para as que podem ser plantadas o ano todo, de acordo com o clima local. Em sementeira plantar jiló, berinjela, pimenta, pimentão, tomate


Setembro semear alface, rabanete, cenoura, couve-flor, brócolis. Continua plantio de jiló, berinjela, pimenta, pimentão, tomate e ainda abobrinha, feijão de vagem, pepino, maxixe, salsa e coentro.


Outubro semear cenoura, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, tomate, berinjela, jiló, abobrinha, feijão de vagem, pepino, maxixe, mandioquinha, salsa, batata-doce, coentro.


Novembro semear alface, rabanete, cenoura, brócolis, repolho, couve-flor, batata-doce, coentro.
Dezembro semear abobrinha, feijão de vagem, pepino, cenoura e repolho.

Nossa HORTA ESCOLAR recebe o apoio técnico da EMATER-MG através do engenheiro agrônomo Humberto e da CSANA.










Obrigado amigos!!!!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mostra Literária

A Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira participa entre os dias 13 e 15 de setembro da V Mostra Literária de Contagem, no SESC LACES (STAND 17) com o trabalho "AFRO ANA" das turmas do 3º ano do 1º ciclo.



A Mostra contará com diversas atividades para educadores e estudantes, com objetivo oferecer momentos de reflexão e descontração através de bate papo e leitura.

O público visitante poderá participar de diversas oficinas, tais como: jogos, cantigas de rodas, contação de histórias, prática de leitura, origami, desenho, ilustração, teatro, literatura, grafite, música e reciclagem. Também haverá palestras, contação de histórias, bate papo com autor, roda de conversa, espetáculo teatral, apresentação musical e artística.

Devido ao sucesso do ultimo ano, a V edição da Mostra Literária traz de volta o projeto "Livros de mão em mão", que consiste na troca de livros literários entre os participantes do evento. Haverá um estande onde os estudantes, educadores e demais convidados poderão trocar uma obra literária (em bom estado) por outra trazida por participantes do evento que já realizaram suas trocas.

Os participantes da V Mostra Literária poderão visitar a feira de livros que será organizada no local do evento. A feira possibilitará aos visitantes um contato direto com obras de literatura mundial, que inclusive poderão ser adquiridas. Além da feira de livros, o ônibus biblioteca do Sesc Laces, estará estacionado, para visitação e recreação.


Acesse toda a programação clicando AQUI

Teatro Girassol

Apresentação do teatro Girassol na feira de cultura da escola municipal Professora Ana Guedes. Turma do 1º ciclo. Organização e direção da professora Pollyana.

Teatro Turma do Contagito

Teatro Turma do Contagito

Professora Pollyana Campos - Turno da Tarde

sábado, 10 de setembro de 2011

NO "Ana Guedes" tem cultura? Tem sim senhor!

FEIRA DE CULTURA - SETEMBRO / 2011

Você é nosso convidado especial!!!


Embarque nessa viagem... é só dar "Play" e assistir ao video:



Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Escola, participação e cidadania

A educação para a cidadania constitui, no nosso tempo, um desafio e um compromisso para todos os responsáveis na formação de crianças e jovens.

Na nossa escola vários projetos trabalham a educação para a cidadania, buscando a formação de cidadãos livres, conscientes, democráticos e participativos, em que cada cidadão se reconhece como um agente de transformação na sociedade.

Segundo Pedro Demo, 2002, p. 34 "É isto que se espera da cidadania moderna, um cidadão sempre alerta e bem informado, critico, criativo, capaz de avaliar suas condições sociais, econômicas, dimensionar sua participação histórica, reconstruir suas práticas participar decisivamente da sociedade e da economia."

Sendo assim, foi com imensa alegria que presenciamos nesta quinta-feira, dia 8 de setembro de 2011 a ação coletiva e voluntária dos estudantes Walerson, Jamile, Pietro, Camila e Sérgio, do 3º ano do 3º ciclo (Turma 332) sala 04 que ajudaram o nosso funcionário Sr. Sebastião a reformar as carteiras quebradas, que se amontoavam nos fundos da escola.

A maioria dessas carteiras foram depredadas pelos próprios estudantes e, estamos felizes em observar uma mudança de postura e atitude dos mesmos.

A semente foi plantada e hoje vimos que ela está germinando... esperamos colher muitos frutos ainda.

Parabéns a todos da escola Ana Guedes que contribuem para a construção de uma escola e de uma sociedade cada dia melhor!!!

Bibliografia: DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro- RJ. 2002. P. 33-35








quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A pátria

A Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira participou da Caminhada Cívica com o tema:"Contagem Centenária: pela diversidade do seu povo, torna-se grande", no dia 04 de setembro de 2011.

Participamos com aproximadamente 30 estudantes caracterizados de acordo com o tema da Ala 1: Contagem Origens: Escravião, Tropeiros, Economia Agropastoril e seus produtos.


Além dos estudantes contamos com a presença dos professores, que prestigiaram este evento que ocorreu na Av. João César de Oliveira e contou com a presença de várias escolas da rede municipal.

Além do desfile das escolas houve um desfile militar, em homenagem a Semana da Pátria.


Fomos prestigiados com a presença da Mara (SEDUC - MEIO AMBIENTE) que cumprimentou nossos estudantes que levaram para o desfile produtos da HORTA ESCOLAR.








A E.M. Professora Ana Guedes representou Contagem Origens: Escravião, Tropeiros, Economia Agropastoril e seus produtos.

Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!

Criança! não verás nenhum país como este!
Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!
A Natureza, aqui, perpetuamente em festa,
É um seio de mãe a transbordar carinhos.
Vê que vida há no chão! vê que vida há nos ninhos,
Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!
Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!
Vê que grande extensão de matas,
onde imperaFecunda e luminosa,
a eterna primavera!
.
Boa terra! jamais negou a quem trabalha
O pão que mata a fome, o teto que agasalha...
.
Quem com o seu suor a fecunda e umedece,
Vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece!
.
Criança! não verás país nenhum como este:
Imita na grandeza a terra em que nasceste!
.
Olavo Bilac






p