domingo, 28 de agosto de 2011

Aprendendo um pouco mais sobre FOLCLORE

Olá queridos estudantes, pais, professores, comunidade escolar e visitantes,

Vamos conhecer mais um pouco sobre o FOLCLORE?

Resgate da cultura popular.
Conheça um pouco sobre os personagens do folclore.



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=35u4Va1tROk&feature=related


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Folclore

O mês de agosto, aqui no Brasil, é dedicado ao folclore, que significa “conhecimento de um povo”. O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.

Com o Projeto Folclore que está sendo desenvolvido na oficina de Acompanhamento Escolar e Letramento com a monitora Heloísa estamos trabalhando várias atividades voltadas para esta temática: lendas, parlendas, trava-línguas, músicas, personagens folclóricos regionais e nacionais com a finalidade de levar o conhecimento da nossa cultura para as crianças.

Assista o video e aprenda um pouco mais sobre o folclore:



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ZluM7jTUP5o


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

BELGO BEKAERT LEVA A CORTE PORTUGUESA PARA CONTAGEM

Olá pessoal,

Abaixo convite super carinhoso que recebemos e achamos tão bacana que resolvemos dividir com vocês:

Estão todos convidados lembrando que a entrada é gratuita!

A companhia Catibrum une humor, ironia e teatro de bonecos no espetáculo “Dom João e a Invenção do Brasil”, com entrada gratuita.

No dia 29 de agosto (segunda-feira), às 19h, a Praça Marília de Dirceu, em Contagem (MG), será palco para o espetáculo “Dom João e a Invenção do Brasil”, da companhia mineira Catibrum Teatro de Bonecos. A iniciativa, que integra as comemorações de 100 anos da cidade de Contagem, será realizada pela Belgo Bekaert Arames, com apoio da Fundação ArcelorMittal Brasil e da Prefeitura Municipal. A entrada é gratuita.

A peça é baseada na obra “D. João Carioca”, do cartunista João Spacca e da antropóloga Lilia Moritz Schwarcz. Com bonecos gigantes e técnica inovadora de manipulação de títeres, a montagem conta as aventuras da Corte Portuguesa, tendo como início o dilema vivido por Dom João em 1807: romper com seus velhos aliados ingleses ou enfrentar Napoleão Bonaparte – um dos maiores gênios militares que o mundo conhecera.


Sob intensa pressão, Dom João toma uma decisão sem precedentes na história mundial: mudar a Corte para o Brasil. A bordo de navios organizados às pressas, estava muito mais do que uma nobreza apavorada, mas o próprio Estado, que deixou órfã toda uma nação. E como resultado, a provinciana cidade do Rio de Janeiro transformou-se na capital tropical de um decadente reino europeu.

Os episódios apresentados na montagem não retratam apenas a fuga em massa da nobreza portuguesa, mas, principalmente, a “Invenção do Brasil” e as artimanhas com as quais foram criadas as instituições, a cultura e a política do país, que sobrevivem até os dias atuais. A trilha sonora, executada pela musicista e DJ Luciana Gomes, é de época, e remete ao período da chegada da coroa ao Brasil. A direção é de Lelo Silva.

Catibrum Teatro de Bonecos
Fundada em 1991 por Adriana Focas e Lelo Silva, com a proposta de pesquisar e divulgar o teatro de formas animadas, a companhia completa 20 anos em 2011. Com montagens originais, oficinas e exposições, o Catibrum realiza turnês pelo país, além de participar dos principais festivais do gênero. A companhia também é responsável pela realização do Festival Internacional de Teatro de Bonecos, evento anual que acontece desde 2000 em Belo Horizonte.

DOM JOÃO E A INVENÇÃO DO BRASIL
Grupo: Catibrum Teatro de Bonecos
Data: 29/08/2011 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Praça Marília de Dirceu, Bairro Inconfidentes – Contagem (MG)
Acesso gratuito
Indicação etária: a partir de 14 anos
Informações: (31) 3352-5357

Ficha técnica
Grupo: Catibrum Teatro de Bonecos
Adaptação e direção: Lelo Silva
Colaboração na dramaturgia: Carl Schumacher
Projetos dos bonecos: Eduardo Santos
Criação dos mecanismos dos títeres: Tim Santos, Admar Fernandes e Eduardo Santos
Confecção dos títeres: Eduardo Santos, Daniel Juliano, Luiza Bastos, Lelo Silva, Verbena Cartaxo, Patrícia Lanari e Admar Fernandes
Adereços: Verbena Cartaxo, Júlia D’Almeida, Lelo Silva e Tim Santos
Cenotécnica: Tim Santos
Figurinos: Regina Gontijo
Projeto e confecção dos coletes de manipulação: Tim Santos
Produção: Adriana Focas / Jaqueline Cunha Melo
Elenco: Amaury Borges, Patrícia Lanari, Admar Fernandes, Tim Santos, Daniela Peruci e Eduardo Santos
Trilha sonora executada ao vivo: DJ Black Josie (Luciana Gomes)







quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ações para a Sustentabilidade






Amigos,


Olha que bacana as eco bolsas confeccionadas pelos estudantes do 3º ano do 2º ciclo (turno da tarde) sob orientação da profesora Jacqueline.









Viva a sustentabilidade!


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

História do dia dos pais

Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...

Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.

Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.

O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.

Muitos países têm datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.

Autor desconhecido







Fonte: http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/pai.htm

Imagens: Google

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Projeto Harmonia!





Os estudantes da Escola Municipal Professora Ana Guedes que participam do PROJETO HARMONIA (flauta Doce) apresentaram-se no dia 15 de julho nas chaminés do Itaú Power Center, em Contagem.


Foi feita uma homenagem à cidade de Contagem que completa 100 anos de sua emancipação este ano através do Projeto Re"viver" Contagem 100 anos.

Dentre várias musicas que foram apresentadas pelos estudantes o Hino de Contagem foi muito aplaudido e emocionou os presentes.

Parabenizamos à maestrina Daniela pelo maravilhoso trabalho e agradecemos aos estudantes e a comunidade que prestigiou o evento.


Visto por muitos como um "brinquedo", a flauta doce é um instrumento com grandes possibilidades para a educação musical desde que bem direcionado, observando-se a qualidade do instrumento e a forma de execução conforme literatura e indicações de especialistas no assunto.

Apresentando vasto e específico repertório, a flauta doce é uma bela e interessante proposta para quem deseja realizar atividades musicais não só com crianças e iniciantes, mas também possibilitando o aprimoramento técnico e a prática em grupo.













terça-feira, 2 de agosto de 2011

"Contagem Centenária: pela diversidade do seu povo, tornasse grande".




Informamos que no dia 04/09/2011 a Prefeitura de Contagem realizará a Caminhada Cívica com o tema:



"Contagem Centenária: pela diversidade do seu povo, tornasse grande".




O evento terá início às 8h com concentração na Praça Paulo Pinheiro Chagas e desfile pela avenida João César de Oliveira Eldorado.



Os temas das alas são os seguintes:



1 – Contagem Origens: Escravião, Tropeiros, Economia Agropastoril e seus produtos.
2 – Contagem Patrimônio Cultural: Os Bens Tombados.
3 – Contagem Mostra sua Arte: Música, Grafite, Teatro e Criações.
4 – Contagem Etnias: Ciganos, Arturos, Ciriacos e Imigrantes.
5 – Contagem Industrial: A Industrialização e o Operariado.
6 - Contagem Meio Ambiente: Vargem das Flores, Bacias, Parques e Praças.
7 - Contagem e a Turma do Contagito: Educação Patrimonial.
8 – Contagem e Cultura Popular: Feiras, Artesanato, Folia de Reis e Congado.
9 – Contagem Saúde: o Programa Saúde na Escola, Vacinação e outros programas da saúde.
10- Contagem Esporte: Olimpíada Estudantil




A escola Ana Guedes irá participar da Ala 1 " Contagem Origens: Escravião, Tropeiros, Economia Agropastoril e seus produtos".




Todos estão convidados e contamos com a participação de todos!!!






100 anos de Contagem

Os estudantes da E.M. Professora Ana Guedes Vieira parabenizam a nossa cidade pelos seus 100 anos de emancipação!!!!






Contagem completa no dia 30 de agosto 100 anos de sua emancipação e a comemoração do aniversário da cidade possibilita uma reflexão sobre sua história e a identidade que vem sendo construída pelo seu povo.

A comemoração do centenário de uma cidade é sempre um marco, uma linha divisória no tempo entre o passado e o futuro. Momento propício para avaliar sua história, reconhecer seus progressos e dificuldades e possibilidade de construir o futuro de forma coletiva e democrática.


Fotos: Programa Mais Educação Escola Ana Guedes

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Volta às aulas!



Olá queridos estudantes, pais e colegas da Escola Ana Guedes, tudo bem?

As férias acabaram! Mas isso não é motivo para ficar triste, pois muitas novidades e alegrias esperam por você bem aqui no Programa Mais Educação da escola Ana Guedes.

Vamos começar o semestre com energia e determinação!

Deixe os materiais organizados, o uniforme separado, durma bem, tome um café da manhã reforçado, e venha reencontrar os colegas, fazer novas amizades, conhecer ou rever os professores e monitores e aprender muito mais!!!!!

Venha SER FELIZ com a gente!!!!!!!!!!!!




Construindo o nosso futuro agora..........


... unidos e de mãos dadas!





VIVA A EDUCAÇÃO!!!!


Postado pela professora Wanessa