quarta-feira, 30 de março de 2011

Se eu fosse uma Árvore....



CONTAGEM 25 DE MARÇO DE 2011


QUERIDOS AMIGOS,


IMAGINE QUE VOCÊS SÃO UMA ÁRVORE E QUE ESTÃO EM UMA LINDA E GRANDE FLORESTA ,EU JÁ IMAGINEI , VEJA A SEGUIR O QUE EU IMAGINEI :


SE EU FOSSE UMA ÁRVORE DE ANTIGAMENTE EU VIVERIA FELIZ , POIS EU VIVERIA COM AS OUTRAS ÁRVORES , COM MEUS AMIGOS ESQUILOS E OS OUTROS BICHINHOS DA FLORESTA. AH! EU VIVERIA PERTO DE UMA LINDA PRAIA, EU TAMBÉM IRIA TER A COMPANHIA DE MEUS AMIGOS SIRIS E MEUS AMIGOS CARANGUEJOS.


MAS SE FOSSE UMA ÁRVOREDOS TEMPOS DE HOJE EU VEVIRIA MUITO, MAS MUITO TRISTE , POIS EU ESTARIA VENDO MINHAS AMIGAS ÁRVORES SENDO CORTADAS , VENDO AS BICHINHAS MEUS QUERIDOS AMIGOS MORRENDO POR CAUSA DA POLUIÇÃO E POR FALTA DE GÁS OXIGÊNIO.


MEUS AMIGOS VAMOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?


AUTORA: CAMILA C. DOS S. A MELOCINI


DIGITAÇÃO: REPÓRTER JORNAL "DESCOLADO" ANA CLARA S.SILVESTRE


(TEXTO PRODUZIDO DURANTE ATIVIDADE NA OFICINA DE TEATRO COM A MONITORA MARLI DOROTÉIA)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Novas tecnologias na escola

(…) Devemos construir um discurso sobre a nova função da escola na sociedade tecnológica e criar práticas novas (Jacquinot, 1995)”.

No mês de março a oficina de"Rádio Escolar" e "Jornal Escolar" estão trabalhando com manipulação e registro de imagens. É uma proposta que contempla a produção escrita e a mídia visual e oral.


As práticas pedagógicas que utilizam as tecnologias de forma planejada permitem que o estudante desenvolva autonomia, acesso à informação de qualidade, desenvolvimento de competências de análise e reflexão, organização do pensamento, trabalho simultâneo com vários participantes em diversos espaços físicos, registro de sons, imagens/vídeos, produção de informação jornalistica e debates sobre as questões da comunidade em que estão inseridos.





Abaixo fotos do trabalho desenvolvido no dia 18 de março com os estudantes do Programa Mais Educação da nossa escola dentro dessa proposta.

Enfim, a integração das novas tecnologias junto aos processos de aprendizagem na escola "Ana Guedes" vem constituindo um fator de inovação pedagógica, proporcionando novas possibilidades de trabalho através das atividades do Programa Mais Educação.



Quer saber mais sobre nossa proposta de trabalhar com as mídias na EMPAGV e nosso material de pesquisa?

Pra começar que tal ler uma publicação do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, de autoria de Jacquinot, que utilizamos como fonte de reflexão sobre o trabalho com "mídias".
Se interessou, clique AQUI

Trabalhando com imagens no Programa Mais Educação!



Monitores do Mais Educação que trabalham com mídias: Cláudio (Rádio Escolar) e André (Jornal Escolar)

segunda-feira, 21 de março de 2011

A gente estuda, a gente é feliz no "Mais Educação do Ana Guedes"

Muito se tem dito a respeito do letramento nos últimos anos, mas, afinal, o que é letramento?

Na nossa concepção "letrar" é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do estudante. Sendo assim, o letramento tem como objeto de reflexão, de ensino, ou de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita.

Nesta perspectiva procuramos auxilair os estudantes da EMPAGV com a Oficina de Acompanhamento Escolar - Letramento do Programa Mais Educação monitorada na nossa escola pela Lorraine.

A Oficina de Acompanhamento Escolar/Letramento procura auxiliar os estudantes a superar suas dificuldades também contemplando atividades embasadas em processos de aprendizagem da leitura, escrita, alfabetização e letramento; bem como da construção de conceitos matemáticos através da ludicidade: jogos, brincadeiras, ou seja, de uma maneira criativa e prazerosa.

Na foto: A monitora Lorraine com o estudante Lázaro

Quer saber mais sobre Letramento e nossa perpectiva de trabalho no Programa Mais Educação leia o artigo "Letramento e alfabetização: as muitas facetas" de Magda Soares, no Scielo clicando AQUI

quinta-feira, 17 de março de 2011

Escola de Pais

No sábado, dia 12 de março foi realizado na E. M. Professora Ana Guedes Vieira, em Nova Contagem, o primeiro encontro da ESCOLA DE PAIS, em que foram convidados os pais e/ou responsáveis dos estudantes, professores e funcionários para uma reunião com o Conselho Tutelar de Nova Contagem.

O objetivo desta reunião foi informar e debater junto a comunidade escolar as características e atribuições do Conselho Tutelar. De acordo com as Conselheiras que compareceram a nossa escola o CONSELHO TUTELAR é um órgão que tem a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e o potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência.

De acordo com o ECA Art. 131 - “O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não-jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei”.

O Conselheiro Tutelar, que é eleito pela comunidade, tem várias atribuições e uma das principais é zelar pelo reconhecimento e cumprimento dos direitos e deveres da criança e do adolescente no Direito brasileiro.

No debate junto a comunidade todos concordaram que as famílias tem a obrigação de zelar pelo bem estar de seus filhos e de acompanhar sua vida escolar. Também foi tema do debate o fato de que na atualidade, com a maioria dos pais trabalhando fora é mais difícil um acompanhamento efetivo dos filhos, mas, é necessário que os pais se esforcem para acompanhá-los e orientá-los diariamente sobre seus direitos e deveres na sociedade.

Quer saber mais? Clique AQUI e leia o Estatuto da Criança e do Adolescente

As atribuições específicas do Conselho Tutelar estão relacionadas no Estatuto da Criança e do Adolescente ( art. 95 e 136 ) clique AQUI para saber mais.

O Conselho Tutelar de Nova Contagem esteve representado na EMPAGV pelas conselheiras:

Marileusa Costa Mendes Souza
Lucélia Oliveira da Silva Santos

Agradecemos a presença das mesmas que tanto contribuiram para o sucesso do primeiro encontro da "Escola de Pais"

Serão 10 encontros da Escola de Pais e os pais e/ou responsáveis pelos estudantes que comparecerem a pelo menos 80% dos encontros receberão certificado da EMPAGV

Vejam as fotos desse encontro:


As Conselheiras Tutelares de Nova Contagem falando com a comunidade

escolar na escola "Ana Guedes"




quarta-feira, 16 de março de 2011

Acróstico Mais Educação!

Mais do que apenas reforço escolar e

Amigos, o projeto nos ajuda a conhecer o mundo a nossa volta

Isso é muito importante para nosso aprendizado

Só quem tem interesse nas atividades consegue aprender.



Educação é essencial para que tenhamos um futuro bom

De muitas alegrias e

Um trabalho decente para vivermos tranquilos

Crianças querem um futuro melhor em que possam

Acreditar no estudo e em um futuro digno. E está é a preocupa_

Ção da família, pois no mundo de hoje
A violência está muito grande e garantir

O bem estar dos seus filhos é algo muito difícil.



Acróstico escrito pelo estudante Luíz Alberto Campos Ferreira, do

"Mais Educação da Escola Ana Guedes"

Trabalho realizado durante a Oficina de Vídeo, em 2010, com a monitora Marli


Este é o Luiz Alberto, estudante do 2º ano do 3º ciclo no turno da Manhã.

Parabéns Luiz pelo seu maravilhoso trabalho!!!

domingo, 13 de março de 2011

Fanfarra... Você sabia?

Fanfarra (do francês fanfare) é um tipo de banda musical, inicialmente composto por instrumentos de sopro de metal - ao qual foram sendo incorporados outros - com estilo marcial e para exibição pública.

Nas fotos ensaio da FANFARRA da Escola Municipal Ana Guedes Vieira, que acontece às sextas-feiras no horário entre 11:30 e 12:30.

Quarenta estudantes participam da nossa FANFARRA, regida pelo Maestro DANIEL e tem a oportunidade de "aprender" através da arte musical, estreitando o contato e o interesse com a cultura de uma forma geral.



Fonte: Wikpédia

Fotos: Equipe Descolado / Programa + Educação E.M. Professora Ana Guedes Vieira

sexta-feira, 11 de março de 2011

Nossa Horta produz!

A oficina de Horta Escolar tem como foco principal integrar diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos monitores do Programa Mais Educação e estudantes. O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender. Alguns produtos produzidos na horta da nossa escola. Destaque na foto para a abóbora. De alto valor nutritivo, a abóbora contém grande quantidade de vitamina A, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento.
E o milho verde? Colhemos muito milho verde no final do ano passado e inicio deste. O milho é grande fonte de energia por conter alto teor de carboidratos, além de possuir quantidades consideráveis de vitaminas B1 e E e sais minerais.

A vitamina B1 (tiamina) ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardíaco. A vitamina E apresenta propriedades antioxidantes sendo, por isso, utilizada na conservação de alimentos. Ela combate a degeneração muscular, atua no crescimento e protege o sistema reprodutor, aumentando a potência sexual.É ainda rico em Fósforo (necessário ao cérebro).


Seu período de safra vai de dezembro a abril. A Articuladora Comunitária / Coordenadora do Programa Mais Educação Wanessa Souza e o monitor da Oficina de Horta Escolar Onofre Ramos.



O chapéu de palha é o símbolo da nossa Horta, pois os estudantes usam o mesmo para se proteger do sol durante as atividades desta oficina.


Os estudantes da EMAGV na Horta com os monitores Onofre e Maria. Parabéns turminha... vocês são vencedores!

Fonte: http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/aboboraorientacao.htm Fotos: Equipe Descolado / Programa + Educação Ana Guedes

quarta-feira, 9 de março de 2011

Festa da Colheita na Horta Escolar


No final do ano passado comemoramos o sucesso da oficina Horta Escolar com uma bela festa em que foi servido um delicioso chá de funcho com mandioca.



A mandioca da nossa Horta estava uma beleza... muito saborosa e os estudantes adoraram.

MANDIOCA – Raiz com alto valor energético, a mandioca possui sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas do Complexo B e é muito utilizada na culinária brasileira, principalmente sua farinha, que dá origem à tapioca, alimento de origem indígena, também muito conhecido na nossa culinária.



Dependendo da região do País, a mandioca é conhecida por outros nomes. Macaxeira, aipim, castelinha e macamba são os mais comuns. A região Nordeste é a que mais produz a raiz, sendo responsável por quase 40% da produção nacional, segundo dados do IBGE de 2008. A mandioca é de fácil adaptação e está entre os nove primeiros produtos agrícolas do Brasil e o sexto em valor de produção.




FUNCHO - É rico em fibra, vitaminas, proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Abre o apetite, é estimulante e digestivo.



Os estudantes do Ana Guedes adoram chá de funcho, e adoraram saber das propriedades nutricionais dessa planta,que é tão abundante na nossa HORTA ESCOLAR.

Muitos estudantes levaram mudas para plantar FUNCHO em casa e poder apreciar o chá junto a suas famílias.



sexta-feira, 4 de março de 2011

Bastidores!

Os estudantes do Programa Mais Educação, que participam das oficinas de Rádio e Jornal Escolar se prepararam para receber a visita da Prefeita Marilia Campos na E.M. Professora Ana Guedes Vieira.

Entre os preparativos foram testados os equipamentos de som e video da Rádio Escolar e os estudantes também ouviram atentos as instruções do monitor Cláudio sobre as técnicas de filmagem e fotografia.



Os estudantes Kayque Andrew e Lucas Batista testando os equipamentos de som na Rádio Escolar.


O monitor Cláudio dando instruções sobre técnicas de filmagem aos estudantes na quadra da escola.

Recordação: A coordenadora do Núcleo de Educação Ângela, o secretário de Educação Lindomar Diamantino, as estudantes da EMPAGV Layane e Brenda, a prefeita Marília Campos e a diretora da escola Sandra Corgozinho (foto: Equipe Descolado/ + Educação "Ana Guedes")


Na hora "H" o trabalho saiu PERFEITO!!! Essa equipe da Rádio escolar é FERA!

A prefeita visitou a Rádio Escolar e ficou FELIZ com o trabalho dos estudantes do "Ana Guedes"
Parabéns Mais Educação!!!!!!

Postado por Equipe Jornal Descolado

Fotos: Equipe Descolado/ + Educação "Ana Guedes"