segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fazendo ARTE na escola!

"Precisamos levar a arte que hoje está circunscrita a um mundo socialmente limitado a se expandir, tornando-se patrimônio da maioria e elevando o nível de qualidade de vida da população."
Ana Mae Barbosa (1991: 6)


O estudante Lázaro Ribeiro Lima, de 9 anos, frequenta o Programa Mais Educação na EMPAGV desde o ano passado e é considerado um excelente estudante pelos professores, funcionários e colegas da escola.

Durante uma aula com o professor Alexandre, que ministra aulas de ARTE o estudante teve a oportunidade de conhecer o artista ViK Muniz, que é um artista plástico brasileiro radicado em Nova York, que faz experimentos com novas mídias e materiais. Em seus trabalhos faz uso de técnicas diversas e emprega, com frequência, materiais inusitados como açúcar, chocolate líquido, doce de leite, catchup, gel para cabelo, lixo e poeira, entre outros. Em algumas de suas séries, o produto final é a fotografia da obra, devido à perecibilidade dos materiais empregados.

Encantado com o trabalho do artista brasileiro Lázaro criou espontaneamente uma obra de arte usando folhas de árvores inspirada no trabalho de Vik Muniz numa área nos fundos da escola.

O "lugar": local da obra do pequeno artista....

De acordo com Lázaro é apenas o começo, pois ele teve muitas inspirações ao conhecer um pouco do trabalho de Muniz. Ele pretende conhecer cada vez mais sua obra e já se considera um fã do artista.

Parabéns Lázaro... você é motivo de orgulho para nossa escola e para o Programa Mais Educação.

E agora, com vocês, a obra do nosso artista mirim Lázaro:

Este é o Lázaro fazendo pose junto a sua obra!




Para conhecer um pouco sobre Vik Muniz clique aqui

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Volta às aulas!

Foi com grande entusismo que os estudantes e toda comunidade escolar da E.M. Professora Ana Guedes Vieira receberam a prefeita Marilia Campos,no dia 11 de fevereiro.

A prefeita veio acompanhada do secretário de Educação Lindomar Diamantino e foi recepcionada no portão da escola pelos estudantes Tuany e Bruno Ferreira, que também frequentam as atividades do Programa Mais Educação.




Os estudantes do "Ana Guedes" recepcionaram a prefeita com muito carinho e houve uma bela apresentação da Fanfarra neste dia.

A prefeita foi conduzida pela diretora, Sandra Corgozinho, a algumas salas de aula e também para conhecer a horta escolar. Marília Campos foi presenteada com uma cesta com verduras e legumes produzidos na escola.

Durante as visitas às salas de aula, a prefeita além de desejar boas-vindas, garantiu aos estudantes que estará sempre investindo na infraestrutura da escola. "Vamos trazer mais investimentos para que vocês tenham cada vez mais uma boa educação".






Quer saber mais, clique AQUI

Fonte e fotos: Portal da Prefeitura de Contagem

Em breve mais noticias..... aguardem!!!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Agradecimento Papai Noel dos Correios

Esta é uma postagem especial, de agradecimento a todas as pessoas que participaram da Campanha Papai Noel dos Correios em 2010 e, especialmente, àqueles que leram e enviaram presentes para os estudantes da EMPAGV.



Desde dezembro do ano passado vivemos uma experiência emocionante na nossa escola a cada presente que chega e é entregue aos estudantes. Entre sorrisos, olhos brilhando de felicidade e gritinhos de alegria nossas crianças abrem seus presentes e revivemos o espirito natalino e renovamos a nossa fé.

A funcionária da EMPAGV Vilma, que está entregando os presentes diz que muitas crianças se emocionam tanto quando recebem o presente que chegam a chorar, até mesmo duvidando que o presente é pra elas mesmo:"As crianças se sentem valorizadas e importantes com esta campanha e também estimuladas a estudar mais, ler e escrever direitinho pra caprichar na cartinha no final do ano",diz Vilma.




Ainda no mês de fevereiro muitas crianças estão retirando seus presentes aqui na escola, como o estudante Marcelo, de 9 anos que ganhou uma bola e uma camisa do Milan. Junto com seu colega Lázaro ele chegou para mostrar seu presente para os professores e disse: "O Papai Noel dos Correios era verdade, ele trouxe um presente pra mim!"

Na foto: O estudante Marcelo com a camisa do Milan e a bola que ganhou do Papai Noel junto ao amiguinho Lázaro.

Obviamente, dar um presente não resolve o problema da desigualdade social e da falta de oportunidades no nosso país, mas, acreditamos que realizar um sonho e responder à cartinha das crianças com palavras de incentivo e carinho pode sim, fazer a diferença, servindo de incentivo para a criança correr atrás dos seus sonhos.

Sendo assim, o nosso muito obrigado aos CORREIOS de Belo Horizonte e Contagem e também o nosso AGRADECIMENTO a você, brasileiro ou brasileira, que tornou-se um PAPAI NOEL ano passado, fazendo uma criança FELIZ!!!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A Rádio Escolar do "Ana Guedes" no Programa Rádio Vivo, com José Lino


Convidamos a todos para ouvir a Rádio Itatiaia amanhã, dia 17 de fevereiro o Programa Rádio Vivo, às 11:00.

A Rádio Escolar da E.M. Professora Ana Guedes Vieira foi convidada para participar do programa Rádio Vivo, apresentado por José Lino, nesta quinta-feira.

Não perca esta oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho realizado no Programa Mais Educação na escola "Ana Guedes"

Sintonize a Rádio Itatiaia através da frequência 610 AM ou 95,7 FM .

Contamos com a sua audiência!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Extra! Extra! Jornal Escolar no "Ana Guedes"

Criança pode escrever notícias da escola, do bairro, da cidade e do mundo? Pode publicar o que escreve? Pode ter opinião? Pode analisar o que os jornais publicam?

No Programa Mais Educação da EMPAGV a resposta dessas perguntas é “SIM”.



Em 2010 os estudantes da Oficina Rádio Escolar, com incentivo da Direção da escola e juntamente com a Professora Wanessa (Coord. Mais Educação) e o monitor Cláudio criaram o Jornal Descolado, que já está na sua 2ª edição. A proposta de criar um jornal agradou tanto aos estudantes e a toda comunidade escolar que este ano sentimos necessidade de ter uma oficina que trabalhasse esse tema de forma mais especifica.

Sendo assim, este ano trabalhamos com a Oficina Jornal Escolar que tem o objetivo de estimular a visão crítica dos nossos estudantes e também aprimorar suas habilidades de pesquisa, leitura, escrita, interpretação, fotografia contribuindo também para o seu reconhecimento como cidadãos ativos e transformadores da sua realidade.

Também pretendemos favorecer a interação do estudante com a sua realidade social, e vemos o jornal como uma das fontes para atingir este objetivo. Trabalhar com o jornal escolar coloca o estudante na vivência e reflexão da atualidade, tornando-o um ser ativo e, conseqüentemente, participativo da realidade social.

Em breve, mais notícias sobre o nosso "Jornal Escolar"!

Postado por Professora Wanessa

Articuladora Social e Coordenadora do Programa Mais Educação

Imagem: Google

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Teatro na escola!

Outra novidade deste ano no PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA EMAGV é a oficina de TEATRO, que pertence ao macrocampo Cultura e Arte.



O teatro na escola, de acordo com os PCNS de Arte (2001), tem o intuito de que o aluno desenvolva um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, um melhor desempenho na verbalização, uma melhor capacidade para responder às situações emergentes e uma maior capacidade de organização de domínio de tempo.

O teatro no ensino fundamental estimula o crescimento integral da criança, tanto no plano individual quanto no plano coletivo. No plano individual haveria “o desenvolvimento das capacidades expressivas e artísticas da criança”. Já o plano coletivo promoveria “exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão de como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de sua autonomia como resultado do poder agir e pensar sem coerção” (2001, p.84).

Acreditamos que o Teatro na Escola tem uma importância fundamental na educação, pois permite ao estudante várias possibilidades de aprendizados, por exemplo: a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros.



Pretendemos desenvolver também nessa oficina atividades de produção de texto, em que os estudantes poderão encenar peças tetrais escritas por eles próprios. Também desenvolveremos atividades voltadas para a criação de fantasias e outros objetos.

O trabalho na Oficina de Teatro será desenvolvido pela monitora Marli.

Bibliografia: Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Volume 6./ Ministério da Educação. 3.ed. Brasília: A Secretaria, 2001.

Imagem: Google


Postado por Professora Wanessa (Articuladora Comunitária e coord. do Programa Mais Educação)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Novidade: oficina de Capoeira


Uma das grandes novidades do Programa Mais Educação da E.M. Professora Ana Guedes em 2011 é a Oficina de Capoeira, que pertence ao Macrocampo Cultura e Arte.



Os estudantes do Programa Mais Educação já começaram a pesquisar sobre a Capoeira e prepararam este texto que fará você mergulhar de cabeça na cultura afro-brasileira.

Um pouco de História

A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.

No nosso Brasil...

Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.

Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta, por isso os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos das danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Nasceu assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

Naquela época, a prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas e sua função era a manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.

Até a década de 30 a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.

Existem três estilos que diferenciam a Capoeira nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira de angola. Suas principais características são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia.

Existe também o estilo regional que caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas.

O outro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos e é o mais praticado na atualidade.

Abaixo algumas fotos de um trabalho realizado em 2008 pelo GESP HISTÓRIA DA ÁFRICA com o apoio do professor Daniel Reis (Educação Fisíca).





Os nossos estudantes valorizam a cultura afro-brasileira e, por este motivo, estão muito felizes com a nova Oficina.

O trabalho na oficina de Capoeira será desenvolvido pelo monitor Cristiano.

VIVA A CAPOEIRA!!!!!!!!!!!!


Bibliografia e pesquisa Equipe Jornal Descolado

http://educacao.uol.com.br/folclore/ult1687u22.jhtm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira


Imagem:

www.capoeira.com

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MENSAGEM DE BOAS VINDAS

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".

Fernando Pessoa


Hoje iniciamos o ano letivo de 2011 e aproveitamos para dar as boas vindas e um bom retorno a todos: estudantes, pais, professores e demais funcionários para que com vibração e alegria iniciemos nossas atividades no Programa Mais Educação.

Este ano serão ofertadas as oficinas de Acompanhamento Pedagógico, Horta Escolar, Rádio Escolar, Capoeira, Teatro e Jornal Escolar.

Desejamos que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso este ano. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.

Contamos com a colaboração de todos!

Wanessa
Articuladora Comunitária / Coord. do Programa Mais Educação