terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Natal é mais feliz no Programa Mais Educação da nossa escola!



No dia 13 de dezembro de 2010 o almoço dos estudantes do Programa Mais Educação da escola ANA GUEDES teve um sabor especial.

Fomos presenteados com a visita do PAPAI NOEL que desfilou pela escola e entregou lembrancinhas para os estudantes durante o almoço nesta segunda-feira.

As lembrancinhas foram compradas com a renda arrecadada em um bazar realizado pelas monitoras do Programa Mais Educação em novembro, com roupas, sapatos e acessórios doados pela comunidade escolar.

Além de um almoço especial tivemos festival de sorvete. Todos se divertiram bastante! vejam as fotos:







Agradecimento especial ao professor Daniel (Educação Física), o nosso Papai Noel, as educadoras do Mais Educação Marli, Lorraine e Samara que ajudaram no Bazar e a toda comunidade escolar que contribuiu de alguma forma para a realização deste evento, em especial as professoras Eunice, Carmem, Sandra e a pedagoga Aline.

O nosso agradecimento também a D. Joilda, que, carinhosamente fez o sorvete para os estudantes.







Postado por Professora Wanessa

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

HORTA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO

Partindo do princípio que a conscientização ambiental depende da compreensão do funcionamento da própria vida – humana, animal e vegetal a Horta Escolar da E.M. Professora Ana Guedes Vieira propõe um trabalho voltado para a pesquisa em grupo (coletivo) e para a construção do conhecimento pelo estudante, na perspectiva da integração de conteúdos, passando de uma percepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento e o reconhecimento do estudante como sujeito sócio-cultural ativo, transformador da realidade individual e coletiva da sua comunidade.





Nesta perspectiva a horta é usada como recurso pedagógico sendo um projeto ideal para estimular nos estudantes a experiência do pensamento sistêmico e os princípios da ecologia-vida em ação.

Além disso, a horta também oferece um ambiente de aprendizagem riquíssimo, em formas e texturas, em cores e odores – elementos fundamentais para o pleno desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

As atividades desenvolvidas na horta escolar trazem benefícios para o desenvolvimento dos estudantes e é uma das melhores formas de torná-los mais sensíveis à dinâmica da vida, conscientes ambientalmente, e portanto mais preparadas pela construção de uma comunidade sustentável.





E.M. Professora Ana Guedes Vieira - Nova Contagem - Contagem – Minas Gerais

Direção: Sandra, Elaine e Emerson

Programa Mais Educação coordenado pela Professora Wanessa

Educadores Comunitários da Oficina de Horta Escolar: Onofre & Maria

Nossa horta tem o apoio da Emater, da Coord. de Segurança

Alimentar de Contagem e do Programa Educando com a Horta Escolar.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Educomunicação no Mais Educação: Rádio, foto e vídeo no "Ana Guedes"

Dentro da proposta do Programa Mais Educação, desde 2009 trabalhamos com a Oficina de Rádio Escolar, que é utilizada como ferramenta pedagógica incentivando a prática da escrita e da oralidade entre os alunos e a formação de um bom gosto musical.



A rádio é um eficiente instrumento de veiculação de ideias, socialização, interação de informações, divulgação de talentos e aprendizagem.
Essa mídia ajuda a fortalecer as relações estudante/professor e família/comunidade, podendo ser aproveitada para a elevação da auto estima através de atividades diferenciadas, que estimulem o estudante a pesquisar sobre diferentes assuntos de interesse individual ou social, no âmbito escolar, comunitário, nacional e mundial.

A Rádio Escolar ajuda os estudantes a perceberem a importância de obter informação de qualidade, desenvolvendo a criticidade e a argumentação e ampliando seus conhecimentos sobre conteúdos abordados em sala de aula.

Durante o ano de 2010 a oficina de Rádio Escolar trabalhou juntamente com as oficinas de Fotografia, Vídeo e Informática e um dos principais trabalhos realizados foi a publicação do Jornal Descolado, em edições bimestrais que que tem o objetivo de divulgar as ações educativas da nossa escola.



O Jornal Descolado tem sido o espaço de comunicação entre nossos estudantes, professores, funcionários e toda a comunidade escolar.

Objetivos gerais da Oficina de Rádio Escolar:Estimular a pesquisa, a produção escrita, a oralidade, a criatividade e a socialização das informações ampliando o universo de conhecimentos.



Objetivos específicos:
. Melhorar a qualidade da comunicação nas ações educativas dentro do ambiente escolar;
. Desenvolver nos estudantes o gosto por estar na escola e o desejo de aprender,
. Levar o estudante a perceber os diferentes espaços possíveis para atuação na rádio;
. Desenvolver e explorar os talentos individuais,
. Proporcionar ao estudante reconhecer-se como pesquisador, em busca do conhecimento e da informação;
. Melhorar a qualidade das relações sociais dentro do ambiente escolar, entre os estudantes, professores e gestores.

O trabalho realizado na Oficina de Rádio Escolar é orientado pelo Educador Comunitário Cláudio:



Na sala de informática o monitor Cláudio desenvolveu várias atividades com os estudantes do Programa Mais Educação na escola "Ana Guedes"

Cobertura do evento de lançamento da proposta da Escola Integral de Contagem em maio deste ano na CASA DO SABER. na foto a cobertura do discurso da Prefeita Marilia Campos e os estudantes registrando tudo por foto:




Além de trabalhar com rádio, várias mídias são exploradas nas oficinas do Programa Mais Educação, entre elas a TV e o Jornal Impresso:



Postado por Professora Wanessa (Articuladora Comunitária e Coordenadora do Programa Mais Educação no "Ana Guedes"

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Para ler...


Na Edição número 2 do "Jornal Descolado" foi publicado o poema abaixo. Confiram:

A partir de uma atividade com imagem realizada pela professora de Português Anna Angélica a estudante Tainá Teixeira Rocha, do 1º ano do 3º Ciclo, turma 134, escreveu este lindo poema.

Sinfonias de Amor

Eu caminho intensamente
Fazendo sinfonias para fazer uma melodia
Faço um buquê diferente
Pensando na gente.

A rua em que caminho
Não há ninguém, nem espinhos
Então fica mais fácil de te encontrar
Nos meus pensamentos.

Vou caminhando
Até te encontrar
E quando te encontrar
Vou pra sempre te amar.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Discutindo o Bullying na escola


Foi trabalhado na disciplina Ensino Religioso, nas turmas do 2º Ciclo, no turno da manhã pela professora Cleide Lima questões referentes ao Bullying.
Os estudantes estudaram o conceito de ao Bullying, tipos, causas, conseqüências e condenações legais. Com esse trabalho confeccionaram e expuseram cartazes por toda a escola para mobilizar toda a comunidade escolar sobre a importância de discutir esse tema.
Foi exibido o filme “Bang Bang você morreu” que conta a história de um estudante que sofre agressões verbais e físicas na sua escola diariamente, como não consegue resgatar seu nome e se impor diante dos Bullies (agressores) tenta tomar decisões drásticas, mas, graças a ajuda de um professor ele mudou sua decisão e conseguiu resolver o problema.
Os estudantes do Ana Guedes fizeram uma reflexão sobre o filme e entenderam como o Bullying pode prejudicar a vida de uma pessoa. Agora estão mais conscientes e já sabem reconhecer e se posicionar diante do bullying.
Na foto a professora Cleide com os estudantes do 3º ano do
2º Ciclo, na sala 10.

Reportagem escrita pelos estudantes do Programa Mais Educação, Oficina de Rádio Escolar e publicada no Jornal Descolado nº 2.

Foto: Oficina de Fotografia

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pintura na Escola


Nossa repórter especial na edição nº 2 do Jornal DESCOLADO, ALINE CLÁUDIA LOPES, do
3º ano do 3º Ciclo, turma 331, conversou com os pintores da Prefeitura que estão pintando nossa escola no mês de Novembro e preparou esta ótima matéria para o nosso jornal:

Neste final de ano estamos recebendo a visita dos pintores Leandro, Nivaldo e Márcio que estão pintando a escola Ana Guedes. Eles me contaram que já pintaram mais de 15 escolas e que a nossa escola é uma das melhores que eles já passaram pois os estudantes, funcionários e professores são muito atenciosos e preocupados em ajudar no que for preciso.

A nossa escola está sendo pintada de branco e verde com uma pequena faixa vermelha no meio. É importante valorizar o trabalho dos pintores e conservar a pintura, para que o ambiente escolar fique limpo e agradável.

Vamos à entrevista:

Aline – O que vocês estão achando da E.M. Professora Ana Guedes Vieira? Por quê?
Pintores – Ótima. Porque todos aqui são muito prestativos.

Aline – A escola é fácil de pintar?
Pintores – É uma escola grande. Mas é bem distribuída e boa para se trabalhar.

Aline – O que vocês acham do seu trabalho?
Pintores – Difícil, cansativo, pouco valorizado e tem que ter prática, concentração e responsabilidade para exercer a profissão de pintor.

Aline - Precisa de alguma experiência para trabalhar como pintor?
Pintores – Sim, porque temos que medir, marcar, riscar e estudar bem o prédio e o ambiente para fazermos um bom trabalho.

Aline – Vocês pintam só liso ou outras formas?
Pintores – Sabemos fazer textura e desenhos e um pouco de grafite também.

Qual a cor que vocês mais gostam de pintar?
Leandro – Verde Musgo Nivaldo – Azul claro Márcio – Amarelo

Muito obrigada aos pintores pela entrevista e pelo ótimo trabalho.

Por Aline Cláudia, repórter Descolado

FOTOS: Oficina de Fotografia do Programa Mais Educação

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PSE – Programa saúde na escola


Avaliar e promover as condições de saúde, bem como educar e prevenir, são as principais ações que serão desenvolvidas nas escolas através do Programa Saúde da Escola (PSE). Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, ele está dentro do Programa Escola Integral de Contagem.

O Saúde na Escola visa a construção e ampliação de políticas públicas integradas de saúde no ambiente escolar, para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes. Inicialmente serão contempladas dez escolas municipais, atendendo cerca de 12 mil alunos e o Ana Guedes é uma delas.

O intuito é que os profissionais da educação e da saúde trabalhem integrados para realizar ações de promoção a saúde, além de atividades de prevenção, identificação e tratamento de doenças. Caso seja identificado algum problema de saúde, os estudantes serão encaminhados para a rede municipal de saúde.

Na E.M. Professora Ana Guedes Vieira no turno da manhã e da tarde já está sendo realizada a triagem oftalmológica dos estudantes pelas professoras Carmem Elisa, Maria Auxiliadora, Wanessa e pela supervisora Janete, que participaram de uma formação oferecida pela prefeitura de Contagem.

As crianças que apresentarem problemas na visão serão encaminhadas para consulta oftalmológica e, caso necessário, ganharão também óculos.

Reportagem: Jornal Descolado nº 2 (realizado pelos estudantes do Programa Mais Educação)