segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Nossa escola na Mostra Ambiental: depoimentos dos estudantes

Em Junho deste ano o Programa Mais Educação convidou a Professora de biologia Claudia para desenvolver um projeto sobre um minhocário. A nossa intenção com esse minhocário é recolher húmus (fezes de minhoca) para usar como adubo natural na nossa Horta.

Para montar o minhocário contamos com alunos do Programa Mais Educação das 6°, 7° e 8° série, como Lorraine Stefany (321), Ingrid Miranda (321), Mirian Alves (321), Allyka Vieira (332), Bruno Ferreira, Alexander Junior, João Carlos (334) e André Almeida (334).

Para nos apresentarmos na 5º Mostra Ambiental no Sesc Laces, tivemos que estudar tudo sobre minhocas, como por exemplo, você sabia que a minhoca é hermafrodita? Isso significa que a minhoca tem o dois sexos, mas apesar de ser hermafrodita ela precisa de outra minhoca para se reproduzir, como disse a professora Claudia: “Uma minhoca só não faz minhoquinha”. Além disso também descobrimos várias outras coisas sobre minhocas,e enfim nos dias 9 e 10 de Junho de 2010 o Programa Mais Educação levou o projeto do minhocário, o projeto de irrigação com garrafa PET entre outros para a 5° Mostra Ambiental no Sesc – Laces representando a nossa escola.

Logo que chegamos nós dividimos em grupos para visitarmos as barracas das escola, eu fiquei com a monitora Ana Claudia.

Nome: Yuri Miranda Soares



Depois que visitamos as barracas de artesanato, fomos para barraca da escola onde estava o minhocarío, estávamos escutando as explicações dos nossos colegas Yuri, e Alica sobre a produção de humos na garrafa e depois fomos ao 2ºandar do sesc e observamos alguns materiais recicláveis muito bonitos.
Depois fomos bricar no projeto Chúa, lanchamos e brincamos em alguns aparelhos de fazer ginástica e fizemos pinturas no rosto e brincamos de bola.
Fui um dia muito bom, adoramos visitar a mostra ambiental.

Nome: Andresa Rocha Barbosa



No Sesc Laces aconteceu a Mostra Ambiental de Contagem em que as escolas tiveram a oportunidade de expor vários trabalhos.

Nossa escola participou com o trabalho “Na horta do Ana Guedes nada se perde tudo se transforma".

Na Mostra vimos varias oficinas de reciclagem e música. O que eu mais gostei foi o Projeto Chúa, da Copasa, e também participamos da oficina de tambor, onde tivemos a oportunidade de confeccionar o nosso próprio tambor.


Nome: Bruno Ferreira Marques

domingo, 26 de setembro de 2010

Estudantes da nossa escola assistem ao espetáculo : “O Pequeno Príncipe” no Sesc Laces



Mais célebre das obras de Antoine de Saint-Exupéry, "O Pequeno Príncipe" já resultou em centenas de adaptações. Deu origem a livros, filmes e peças de teatro.
Foi com imensa alegria e entusiasmo que os estudantes do “Ana Guedes” prestigiaram junto com outras escolas da rede municipal uma versão coreografada pela cia. Cisne Negro no dia 25/09, no Ginásio Poliesportivo do Sesc Laces.
A história do menino que abandona seu planeta em busca de amigos é apresentada numa perspectiva ambiental. No Brasil o Pequeno Príncipe encontrará um príncipe negro, guardião das florestas, e o enredo do espetáculo ganha tons de lenda sobre a sustentabilidade do planeta.




Nossos estudantes, preocupados com a temática ambiental já haviam lido o livro e adoraram essa adaptação que conta com a participação de um príncipe brasileiro. O estudante Jhonatan, 14 anos, do 2º ano do 2º ciclo disse que o espetáculo foi muito educativo. Segundo o garoto “O pequeno príncipe desembarca na Terra, onde conhece um príncipe afro que, aos poucos, revela a destruição do planeta. Gostei muito da parte em que as rosas desabrocham na primavera. Valeu a pena assistir ao espetáculo e voltamos pra escola mais empolgados para estudar sobre o meio ambiente”

Dica de leitura:

Obra: “O Pequeno Príncipe”

Título: O pequeno príncipe aquarelas do autor

Autor: Antoine De Saint-Exupery

Editora: Agir

Assunto: Literatura Juvenil

Idioma: Português

Edição: 47

Número de Páginas: 98